Huey Newton o homem que carregou a flama revolucionária.


Huey Percy Newton foi um dos fundadores do Partido dos Panteras Negras em Oakland em 1966. Foi lhe conferido a pasta do Ministério da Defesa, a partir disso Huey Newton foi responsável por lançar a estratégia que moldaria as atividades do partido e que o transformaria a mais esplêndida e pulsante organização revolucionária do povo negro na America do Norte. A defesa pela autodefesa que o mesmo tão brilhantemente realizou e esquematizou em pensamentos coerentes foi sua contribuição para o movimento de libertação da comunidade negra. O Partido dos Panteras Negras reuniu uma excelente safra de militantes, muitos caíram diante a repressão como combatentes em martírio sendo presos ou assassinados, alguns outros capitularam por cômoda covardia e outros Panteras se inveteram ao caminho da traição e se entregaram as mãos do inimigo opressor colaborando-o com os mesmos para evitar o avanço da luta revolucionária.

A luta revolucionária possui suas contradições. E Huey Newton por ser um revolucionário também foi pego nessas oscilações de contradições impostas pelo processo da luta revolucionária. Pode-se definir a trajetória da vida de Huey Newton sobre períodos. Da defesa incontestável dos conceitos revolucionários como autodefesa e auto-suficiência para o rebaixamento para posições reformistas a adesão ao revisionismo chegando a entrega física a dependência química. Os erros pesaram enormemente para Huey Newton. Porém seus acertos e apontamentos são demonstrações de vigor de uma pessoa que se abnegou a pugna pela libertação da comunidade negra e da classe trabalhadora. Huey Newton não foi apenas um lutador da comunidade negra nos Estados Unidos, foi um revolucionário internacional!

Impressiono-me com Huey Newton assim como todo o Partido dos Panteras Negras pela espetacular aula de luta. Toda a crença na capacidade do próprio povo em remover os obstáculos, limites e conseguir desenvolver uma organização social que possibilite a conquista do bem-estar, liberdade e paz são um sofro de inspiração que atravessam o tempo. E isso que esta a faltar ao movimento negro! A confiança na potencialidade do povo em se levantar contra os opressores. Da certeza na possibilidade da luta direta, ao invés da busca por pequenos arranjos e ajustes dentro da estrutura do capitalismo para torná-lo mais “inclusivo”. Não! E preciso ter uma visão que supere as expectativas da normalidade do regime do capital. Avançar para além dos marcos meramente institucionais de atuação e definir a conclusão de objetivos por todos os meios necessários.

Huey Newton defini alguns avaliações a respeito do Partido dos Panteras Negras. Observem a coerência e os propósitos que motivaram o partido a seguir nas próprias palavras de Huey Newton.

Visão

A visão original do Partido dos Panteras Negras era servir as necessidades do povo negro oprimido nas comunidades e defendê-lo contra seus opressores. Quando o Partido foi iniciado nós sabíamos que essa era uma das metas de se elevar a consciência das pessoas e motivá-las a se mover mais firmemente pela sua libertação total. Também reconhecemos que vivemos em um país que se tornou um dos governos mais repressivos do mundo, repressivo nas comunidades de todo o mundo. Nós não esperávamos que um governo tão repressivo iria ficar de braços cruzados enquanto o Partido dos Panteras Negras prossegui-se á frente como o objetivo de servir ao povo. Esperávamos repressão.

A VANGUARDA

Sabíamos, como uma vanguarda revolucionária, que a repressão seria a reação dos nossos opressores, mas nós reconhecemos que a tarefa do revolucionário é difícil e sua vida é curta. Estávamos preparados, então, como estamos agora, a dar tudo no interesse do povo oprimido. Nós esperávamos que a repressão viria de forças externas que têm prendido por muito tempo nossas comunidades em sujeição. No entanto, a ideologia do materialismo dialético nos ajudará a entender que as contradições em torno do Partido criaram uma força que nos move em direção a nossos objetivos. Também esperávamos as contradições no seio do Partido, pois os opressores utilizariam infiltrados e provocadores para ajudá-los a alcançar seus fins malignos. Mesmo quando as contradições vêm de ex-membros leais do partido, vemo-los como parte do processo de desenvolvimento e não como mídia de forma negativa os opressores usá-los para interpretá-los. Acima de tudo, sabíamos que por tudo isso o Partido iria sobreviver.

APOIO DO POVO

O Partido iria sobreviver porque tinha o amor e o apoio das pessoas que viram os seus verdadeiros interesses expressos nas ações do partido. O Partido também irá sobreviver porque seria um veículo político que continuou a exprimir os interesses do povo e servir-lo como seus defensores. A importância de um veículo político estruturado tem sido sempre claro para nós. Quando fomos para Sacramento¹, fomos para o propósito de educar as pessoas na construção de uma política permanente de um veículo para servir os seus verdadeiros interesses. Em nossa comunicação com o governos Sul-vietnamita Revolucionário, apontou que eles compreenderam o que estávamos fazendo e viu-a como uma estratégia correta.

ORGANIZAÇÃO ESTRUTURADA

Eles disseram que uma "organização estruturada está relacionada com a política como uma sombra a um homem." Reconhecemos que a máquina política na América tem constantemente exigido que o povo negro a apoiá-la através de pagamento de impostos e lutando em guerras, mas que de forma consistente essa mesma máquina recusa-se a servir os interesses da comunidade negra. Um dos problemas é que a comunidade não tem uma organização estruturada ou veículo que serve as suas necessidades e representa o interesse das pessoas. Você não pode mais ter política eficaz, sem uma organização estruturada do que você pode ter um homem sem a sua sombra. Oprimido povo negro - o lumpemproletariado - não têm uma organização estruturada para representar seus interesses verdadeiros até que o Partido dos Panteras Negras surgiu de dentro da comunidade, motivada pelas necessidades e condições do povo.

O VERDADEIRO INTERESSE

Em todo o país houve coalizões de pessoas negras para formação de cáucuses negra, mas estes não têm servido o povo como veículos políticos. Eles serviram apenas como estruturas burguesas para obter candidatos negros para cargos políticos. Uma vez eleito, o maquinário utilizado para lançar essas pessoas no escritório, simplesmente deixou de existir ou se tornaram ineficazes na medida em de servirem os verdadeiros interesses do povo negro oprimido. Um veículo verdadeiramente revolucionário que irá sobreviver à repressão que encontra diária é composta de uma série de características. Primeiro de tudo, há um grupo pequeno, mas dedicado de trabalhadores que estão dispostos há dedicar seu tempo integral para os objetivos da organização. Em segundo lugar, há uma estrutura organizada distintas através das quais o quadro pode funcionar.

CONCEITOS REVOLUCIONÁRIOS

É esta combinação de estrutura e quadro dedicado que pode manter o maquinário para atender às necessidades do povo. Desta forma, uma prensa de impressão pode ser mantida para rever os acontecimentos do dia e interpretá-los de uma forma que serve o povo. Informações podem ser circuladas sobre os fenômenos diários para informar o povo de seu verdadeiro significado. Programas de serviço podem ser realizados para entregar ao povo as necessidades básicas que não são atendidas em outros lugares porque o lumpemproletariado são vítimas de opressão e exploração. Um quadro e uma estrutura, no entanto, não são o que tornam o veículo uma política revolucionária. São os conceitos revolucionários que definem a interpretar os fenômenos, e estabelecer as metas para que aja vontade no veículo na política de trabalho. Um veículo revolucionário é de fato um conceito revolucionário posto em movimento por um grupo dedicado através de uma estrutura especial organizada.

AMOR & DEDICAÇÃO

Tal veículo pode sobreviver à repressão, porque ela pode se mover da maneira necessária no momento apropriado. Ele pode ir de metro, se as condições exigirem, e pode subir novamente. Mas vai ser sempre motivado pelo amor e dedicação aos interesses das comunidades oprimidas. Por isso o povo vai garantir sua sobrevivência, pois só em que a sobrevivência é as suas necessidades atendidas. O veículo estruturado e organizado vai garantir o intemperismo do teste de contradições internas e externas. A responsabilidade de tal veículo política é clara. É para funcionar como uma máquina que serve os verdadeiros interesses do povo oprimido.

PROGRAMAS

Isso significa que ele deve estar sempre ciente das necessidades das comunidades dos oprimidos e desenvolver e executar os programas necessários para satisfazer essas necessidades. O Partido dos Panteras Negras tem feito isso através do seu básicos programa de dez pontos

UM PROCESSO

No entanto, reconhecemos que a revolução é um processo e não podemos oferecer as conclusões que as pessoas devem estar prontos para responder de forma criativa às novas condições e novos entendimentos. Por isso, temos desenvolvido nosso Programa de acesso ao café da manhã, as nossas clínicas gratuitas de saúde, o nosso vestuário e programas sapatos, e nosso ônibus para programa nas prisões, bem como os outros, respondendo às necessidades óbvias do povo negro. A resposta esmagadoramente favorável a esses programas em cada.comunidade é evidência de que eles estão servindo os verdadeiros interesses do povo.

A RESPOSTA

Servindo o verdadeiro interesse do povo também significa que o veículo político deve estar entre o povo e as forças opressivas que rapina sobre eles de tal forma que os administradores terão que dar a resposta adequada.

JUSTIFICADO

Tal articulação exige que tenhamos um órgão político que expressa os interesses do povo e a interpretar fenômenos por eles. Mais uma vez, a existência de tal veículo político só se justifica desde que ele serve os verdadeiros interesses do povo. Servir os verdadeiros interesses do povo, no entanto, não significa que o veículo é simplesmente um refletor da opinião pública, pelas opiniões das pessoas têm sido muitas vezes moldada e dirigida contra os seus verdadeiros interesses por políticos lisos e educadores de exploração.

DEMOCRACIA

Suas táticas de desvio muitas vezes levam as pessoas para becos sem saída ou em tangentes que levá-los longe de seus verdadeiros objetivos. Podemos facilmente ver isso quando nós aplicamos o conceito de democracia norte-americana para a comunidade negra.

Democracia na América (democracia burguesa) não significa nada mais do que a dominação da maioria sobre a minoria. É por isso que as pessoas negras podem votar durante todo o ano, mas se a maioria é contra nós, nós sofremos. Em seguida, os políticos e educadores tentam enganar a comunidade com afirmações como "É regra da maioria, mas os direitos da minoria são protegidos." Se de fato, participar no processo democrático na América eram do interesse da comunidade negra não haveria necessidade de um Programa de pequeno-almoço grátis, não haveria necessidade de Clínicas de Saúde Livre ou qualquer um dos outros programas que temos desenvolvido para atender às necessidades do povo. Os direitos da minoria são "protegidos" pelos padrões de um governo burguês, e qualquer coisa que não é do seu interesse não é permitido. Isto pode ser democrático para a maioria, mas para a minoria isso tem o mesmo efeito de fascismo. Quando a maioria decretou que devemos ser escravos, que eram escravos, onde foi à democracia na escravidão para nós? Quando a maioria decretou que devemos pagar impostos, lutar e morrer em guerras, e ser dada a educação inferior e racista contra os nossos interesses, nós tenho todas essas coisas. Onde está a democracia para nós em nada disso?

O MESMO PARA EUA?

Nossas crianças ainda morrem nossos jovens ainda sofrem de desnutrição, a nossa meia-idade as pessoas ainda sofrem de anemia falciforme, e os nossos idosos continuam a enfrentar a pobreza e o sofrimento insuportável porque alcançam o período de crepúsculo de suas vidas, sem nada para sustentá-los através destes tempos difíceis. Onde está a democracia de qualquer um desses para os negros? Democracia significa apenas que a maioria vai usar-nos quando eles precisam de nós e lançar-nos de lado quando eles não precisam de nós. A verdadeira compreensão do funcionamento e efeito da democracia americana para as pessoas negras irá revelar mais claramente que é exatamente o mesmo que o fascismo para nós.

PRINCÍPIOS

Nosso verdadeiro interesse e necessidades não estão sendo servidos. O veículo político do povo deve ser guiado por uma ideologia consistente, que representa nada mais do que um conjunto sistemático e organizado de princípios para analisar e interpretar fenômenos objetivos. Uma ideologia só pode ser aceita como válida, se ele oferece uma verdadeira compreensão dos fenômenos que afetam a vida das pessoas. O desenvolvimento de uma ampla variedade de verdades sobre a comunidade, seu desenvolvimento interno e das forças externas que a rodeiam levará então a uma filosofia que vai ajudar a orientar-nos em direção às metas que estão nos verdadeiros interesses do povo.

O PARTIDO DOS PANTERAS NEGRAS

O Partido dos Panteras Negras nasceu em um período de estresse, quando os negros foram se afastando da filosofia e estratégia de ação não-violenta para ações severas. Ousamos acreditar que poderíamos oferecer à comunidade um veículo político permanente que serviria os seus necessidades e defender os seus interesses. Conhecemos muitos inimigos, vimos muitos inimigos. Temos sido caluniados, seqüestrados, amordaçados, presos e assassinados. Sabemos agora, mais do que nunca, que a vontade do povo é maior do que a tecnologia e repressão daqueles que são contra os interesses do povo. Portanto, sabemos que podemos e iremos continuar a servir e educar o povo.



Nota

¹ Episódio de sacramento se refere quando Panteras Negras armados adentraram o assembléia estadual da Califórnia e expuseram sua plataforma. Isso expôs o Partido a nível nacional e internacional colocando-los sobre severa supervisão por parte dos órgãos repressivos do Estado. Na época o governador da Califórnia era Ronald Reagan.

Leiam também:

Huey Newton – Suicídio Revolucionário.

Huey Newton Pantera Negra.

Kassan 11/10/2011

Nenhum comentário: