O poder das palavras na tradição Africana.

A secular tradição africana mantém-se através do uso da palavra. As palavras ensinam. As palavras ditas que desenvolvem valores para aplicação na vida cotidiana. As palavras na tradição africana são possuidoras de uma vasta riqueza. Se perpetuam na boca dos velhos contadores das histórias, que recriam o mundo à forma de uma criativa imaginação e arte. As palavras são herança viva dos laços com a ancestralidade. Quem detém o conhecimento de usar a palavra possui uma notoriedade importantíssima.

Através das histórias das palavras se perpetua toda a sabedoria e conhecimento criado pelas gerações passadas. A narração oral conhecida por Griot possui um aspecto em sua essência para conversação das tradições dos mitos e lendas dos povos nativos. Os contadores de história estabelecem um profundo vínculo com a comunidade, são agentes portadores dos ensinamentos e tem como missão conduzi-los para as gerações futuras. Isso faz prevalecer o conteúdo de identidade cultura, étnica e religiosa.

Há muito tempo na África, todas as comunidades tribais mantinham seus respectivos contadores de histórias. O ponto fundamental para um contador de história era possuir amplo conhecimento sobre a existência de sua comunidade isso incluía ter entendimento do legado dos ancestrais do significado da mitologia da cosmologia. O contador de história deveria ser capaz de transmitir através de suas palavras toda profundidade de sua cultura, sendo assim necessário ter o dom da oratória. Essa oralidade deveria ser convincente, límpida e aceita por toda da comunidade dos mais jovens até os mais velhos. Isso simplesmente não implicava somente no ato de lançar palavra e sim na forma de fazê-la.

Os contadores de história são peça fundamental preservação da característica cultural elementar africana.

Pan-africano Kassan 09/10/11

Nenhum comentário: