22 de Agosto data do assassinato de Huey Newton.



20 anos da morte do revolucionário.









Suicídio revolucionário é a autobiografia de Huey Newton é também uma espécie de testamento político do Partido Pantera Negra. O titulo refere-se ao empenho dos Panteras Negras em sua luta contra o assédio policial e a opressão a qual eram submetido os negros Norte-americanos nas comunidades a onde viviam. Huey Newton desenvolveu o conceito de suicídio revolucionário após estudar a obra do sociológo Francês Émile Durkheim entenda-se que o suicídio é provocado não apenas por fatores íntimos as circunstâncias exteriores também são responsavéis por essa prática.

Dessa forma os Panteras Negras foram decididos a resistir, mantendo-se perfeitamente ciente das conseqüências de desafiar a polícia, o racismo e o Estado norte-americano. Daí, a sua estratégia foi ao mesmo tempo revolucionária e suicída no entanto como salienta Huey Newton :

O conceito revolucionário de suicídio não é derrotista ou fatalista. Pelo contrário, ele transmite uma consciência da realidade, em combinação com a possibilidade de esperança porque na realidade o revolucionário deve sempre estar preparado para lutar até a morte.


Início:

O futuro compromisso revolucionário de Huey Newton foi ganhando forma durante a infância e adolescência períodos esses a onde o racismo foi destruindo sua auto-estima. Huey Percy Newton nasceu o mais novo de sete filhos em Monroe, Louisiana em 1942, ele menciona que uma das suas primeiras memórias de sua infância foi de famílias negras extremamente pobres que não podiam comprar brinquedos para as crianças, buscando melhores condições de vida a família de Newton se muda para Califórnia.


Quando criança Huey Newton foi para escola, acreditando que isso iria fornecer para ele o passaporte para a realização do ''sonho americano''. Em vez disso, o que encontrou foi poucas referências de negros nos livros história, é um ensino de péssima qualidade que em nada oferecia para um bom aprendizado tudo isso serviu para que se reforçe em Huey Newton sentimentos de humilhação e inferioridade.


Consequentemente, Newton teve pouco entusiasmo pela educação formal e logo encontrou-se com inúmeros confrontos com os professores. Ele foi suspenso da escola em numerosas ocasiões, e encontrou-se nas ruas, onde se envolveu com a criminalidade proxenetismo pequenos roubos é vandalismo.


Extraordinário embora isso possa parecer, os anos em que Huey Newton passou em meio as ruas é o crime serviram como um grande aprendizado para a formação de sua futura identidade revolucionária pois dessa forma o Huey pode desenvolver sua avaliação crítica é política de sua própria situação é dos demais negros que se encontravam em uma posição de marginalidade em relação a sociedade norte-americana esse fato não foi exclusivo de Huey Newton na biografia de outros líderes negros como George Jackson, Malcolm-X também e possivél constatar como a vida nas ruas ajudou a formatar um pensamento revolucionário. Apesar das condições adversas Huey Newton consegue se formar em Direito.


Antecedentes:

Em primeiro lugar é preciso analisar os EUA nos anos de 1960 a onde Malcolm- X estava a rivalizar com Martin Luther King o posto de maior líder negro, desde 1953 Malcolm-x era ministro da Nação do Islã uma organização muçulmana não-ortodoxa criada nos anos de 1930 é liderada por Elijah Muhammad um pregador que combinava ensinamentos de uma doutrina islâmica com nacionalismo negro.




Apesar de se contrapor ao racismo a Nação do Islã se mostrou bastante conversadora é pouco atuante durante o chamado o movimento pelos direitos civis a Nação do Islã defendia que apenas os negros convertido a religião Islâmica tinha condições de se libertar do domínio racista exercido pelos brancos, a Nação do Islã foi uma organização pioneira quando defendeu o direito a auto-determinação da comunidade negra e o separatismo racial.


Posteriomente em 1964 Malcolm-X abandonaria a Nação do Islã e se tornaria um Muçulmano Sunita mudando o seu nome para El-Hajj Malik El-Shabazz além de modificar o nome o seu discurso também se transformou ao invés de compartilhar de idéias separatistas seus pensamentos de voltaram para concepções de um nacionalismo negro de inspiração socialista, anti-capitalista. Um fato que se destacou na pregação de Malcolm-x foi sua defesa incondicional do direito a resistência armada para população negra, para Malcolm-X havia a necessidade de informar os negros sobre a possibilidade de combaterem o racismo por todos meios possíveis.


Apesar de sua retórica inventivando os negros a lutarem de maneira frontal contra o racismo Malcolm-x não viveu o bastante para ver o resultado de suas idéias pois seria assassinado em 21 de fevereiro de 1965 no bairro do Harlem.O Partido Pantera Negra foi uma organização que recebeu, uma fundamental influência do pensamento de Malcolm-x o próprio Huey Newton confirmava que os Panteras Negras agiam dentro do espírito de luta de Malcolm-X.


Criação do Partido:

Em 1966 na cidade Californiana de Okland, Huey Newton se reúne com seu amigo é líder estudantil Bobby Seale junto com um pequeno grupo de outros ativistas, é forma o Partido Pantera Negra, o nome veio porque na natureza a pantera negra é um animal defensivo, mais que luta ferozmente quando e atacada. Os objetivos ao criar o partido era promover dentro da comunidade negra um movimento de defesa contra as ações violentas praticadas pela polícia Huey Newton foi nomeado Ministro da defesa é Bobby Seale ficou como presidente.


A partir disso sobre o amparo legal da legislação da Califórnia, que permitia aos indivíduos o direito a portar armas de fogo em público, os militantes do Partido passaram a acompanhar as atividades policiais é intervindo quando necessário. Dai vem o nome completo da organização que era Partido Pantera Negra para auto-defesa.


Devido aos crescentes confrontos envolvendo o Partido Pantera Negra é a polícia a Assémbleia do Estado da Califórnia decidiu votar a revogação da que lei que garantia o direito ao porte de armas em público,em retalhação em 2 de maio 1967 trinta Panteras Negras armados marcharam até a Assémbleia Califórniana realizando um protesto que ficaria marcado pela interverência violenta das forças políciais que obdecia ordens diretas do governador do Estado e futuro presidente dos Estados Unidos Ronald Reagan.


Em pouco tempo o partido experimentou um crescimento espetacular nos primeiros anos após sua formação. Até o verão de 1968 os Panteras Negras já haviam recrutados em suas fileiras mais de mil integrantes e também teriam conseguido vender mais de 100.000 exemplares do jornal oficial. O sucesso foi tamanho que o diretor do FBI J.Edgar Hoover afirmou que o Partido Pantera Negra era a principal ameaça interna a segurança nacional essa preocupação fez o FBI intensificar as atividades do chamado COINTELPRO (Programa de Contra-Inteligência) que tinha como meta investigar, espionar, e neutralizar as atividades dos Panteras Negras.


Através da presença revolucionária, criadas pelos Panteras não fica difícil entender a atração que os negros sentiram pela organização. No entando Huey Newton destacou claramente que não havia muito mais para os líderes dos Panteras do que a sua extraordinária valentia é as intenções idealistas.


Mesmo assim os Panteras conseguiram ir desenvolvendo seus projetos políticos Huey Newton estava convencido que de que os negros Norte-americanos nunca iriam destruir o racismo automaticamente sem destruir o capitalismo em suas palavras Huey Newton argumentava que:

Não seria possivél destruir o racismo sem limpar a sua base econômica sustentada na exploração excessiva dos trabalhadores negros por capitalistas brancos.


Outro fator de fundamental importância para o partido foi o lançamento do programa que foi concebido em dez pontos principais e serviu como um manifesto das necessidades políticas é sociais imediatas da comunidade negra. O programa se baseada na defesa da auto-determinação da população negra, no estabelecimento de um bom sistema de ensino, moradia, emprego, assistência médica, fim da brutalidade policial, insenção do serviço militar obrigatório, direito a formação de júris compostos por negros para julgarem outros negros entre outras questões de importância primária.


Huey Newton descreveu o programa como um pacote que ajudaria a aumentar o apoio do partido dentro da comunidade é assim ganhar força suficiente para realizar a revolução contra o racismo é o capitalismo.

Consequentemente, os Panteras Negras gozavam de uma ascensão meteórica que influenciou a consciência de milhares de pessoas. Mas a sua história de êxito foi fugaz um fator que contribui com a queda dos Panteras Negras foram as drogas especialmente a cocaína que passou a ser distribuída é consumidas em grandes quantidades nas regiões a onde o partido agia.




No entanto, o desaparecimento das Panteras também correu de algumas deficiências na própria estratégia política adotada. Por exemplo o seu principal objetivo, a auto-defesa armada nas comunidades, embora corajoso não poderia em última análise ser capaz de confrontar um inimigo que possuia mais recursos no caso o Estado Norte-americano.



Enfrentando o sistema:


A repressão aos principais líderes dos Panteras provocou um enorme desgaste para o partido pois durante o tempo em que permaneciam presos ou sobre a custódia do Estado esses mesmos líderes não puderam dar prosseguimento, as atividades da organização. Em 28 de outubro de 1967 Huey Newton foi preso é acusado de matar um policial em um tiroteio em 1968 é julgado é condenado a 15 anos de prisão mais o Tribunal anularia a sentença, no ano de 1970 após uma intensa campanha de pedido de libertação comandada por Eldridge Cleaver ministro da informação do Partido.


Apesar dos obstáculo os Partido tinha um objetivo de desenvolver uma estratégia a onde haveria o incentivo para se educar jovens negros, contribuindo para formação de novas lideranças. Huey Newton admite que o partido era lento para reconhecer a importância de formar ideologicamente os seus membros e diz que: "alguns dos nossos líderes camaradas faltava a ideologia global necessária para analisar eventos e fenômenos, de forma dinâmica e criativa".


O desentendimento entre os comandantes também contribuiu para o desmantelamento do Partido. Huey Newton entraria em graves conflitos com Eldridge Cleaver, motivados por disputas de poder segundo algumas afirmações, a briga entres os dois líderes foi articulada pelo FBI como medida para desestabilizar a unidade do Partido.


Os próprios Panteras Negras se definiam como socialistas, alguns pensadores revolucionários tinha notória influência no movimento: Frantz Fanon intelectual anti-colonialista autor de diversas obras que abordavam os efeitos do racismo nas relações de dominação social é também fazia uma enérgica defesa do uso da violência revoluciónaria como meio de libertação, Frantz Fanon se envolveu como o luta de independência da Argélia nos anos 1960. Mao Tsé Tung líder máximo da revolução comunista Chinesa que influenciou teoricamente os Panteras através de seu escrito doutrinário conhecido pelo nome de '' LIVRO VERMELHO'' através dele os Pantera Negras puderam desenvolver noções de disciplina necessárias para processo de luta revolucionária. Ernesto Che Guevara um dos principais expoentes da revolução cubana exerceu grande prestígio devido a sua teorização da guerra de guerrilha, outro líder a inspirar os Panteras Negras foi o Patrice Lumumba Líder independentista Congolês.

Viagem até a China:

Em 1971 Huey Newton viajou até a China a onde foi recebido com honras de chefe de Estado pelo próprio Mao Tsé-Tung, suas impressões pelo regime Chinês foram tamanha que ele dedica um dos capítulos finais do livro ''Suicídio Revolucionário'' para descrever seus sentimentos sobre sua visita. Para o Pantera durante o tempo em que esteve na China ele conseguiu ter uma libertação psicológica que o fez se sentir em ''casa''. Huey Newton afirmou:


Tudo que eu vi na China demonstraram que a república Popular é um território que foi libertado por um governo socialista. O caminho estava aberto para as pessoas ganharem a liberdade é de determinar seus próprios destino. declarou : Foi uma experiência incrível ser testemunha de uma revolução que acontece em um tempo rápido. Ver uma sociedade sem classes em funcionamento é inesquecível.




Por meio da esquematização de uma teoria de adaptação Huey Newton tentou assimilar as experiências revolucionárias que vira na China ao processo de luta que os Panteras Negras desenvolviam na América. Um conceito chave, claramente influenciado por essas experiência foi a crença de que os negros formavam uma colônia dentro dos Estados Unidos oprimida por uma força externa.


Tanto que o décimo e último ponto do programa do partido afirmava :'' Nós queremos terra, pão, moradia, educação, roupas, justiça e paz. E como nosso objetivo político principal, um plebiscito supervisionado pelas Nações-Unidas a ser realizado em toda a colônia negra no qual só serão permitidos aos negros vítimas do projeto colonial, participar, com a finalidade de determinar a vontade do povo negro a respeito de seu destino nacional.''

Caminho para libertação:

As principais forças que seriam mobilizadas para desafiar as autoridades e obrigar a ONU (Organização das Nações Unidas) a realizar este plebiscito era os chamados ''irmãos do bloco'' que seria o Lumpemproletariado formado por homens jovens desempregados que viviam em condições de forte precariedade social é econômica.


Ha uma série de problemas com esta visão. Na realidade os ''irmãos do bloco'' não tinha a disciplina necessária é consciência política suficiente para transformar esse plano em realidade eles não tinham a mesma organização que possuiam os trabalhadores de sindicatos por exemplo.




Outro fato que também foi motivo de erro por parte dos Panteras foi a avaliação em relação a ONU eles se equivocaram em sua avaliação sobre as Nações Unidas. Qualquer análise seria sobre este organismo internacional mostra que a organização foi na melhor das hipóteses, impotente diante das agressivas políticas externas praticadas pelas potências mundiais. Frequentemente os 5 membros permanetes do conselho de segurança Grã-Bretanha, França, China, e URSS e os Estados Unidos simplesmente ignoraram a ONU ou a usaram para encobrir suas manobras imperialistas.


Um exemplo claro disso foi a partir dos anos de 1960 no Congo que após se tornar independente da Bélgica passou a ter um governo de inspiração comunista sob o comando de Patrice Lumumba temendo uma expansão da influência soviética na região agentes ligados ao serviço secreto Norte-americano patrocinaram a captura e execução de Patrice Lumumba e a instalação do governo militar comandado pelo general Mobutu um fiél aliado de Washington, um detalhe que marca toda essa,operação de intervenção foi o respando passivo das chamadas ''Forças'' de paz da ONU que estavam locadas naquele país justamente com a missão de ajudar o governo de Lumumba a establizar aquela nação.

Parcerias :

Os Panteras Negras fizeram dar o reconhecimento formal para a necessidade de ação unificada da classe trabalhadora. Eles declararam abertamente:


O Partido Pantera Negra defende a fraternidade revolucionária com todos os povos que lutam contra as forças do imperialismo, capitalismo, racismo é fascismo. A nossa apoio é prorrogada para as pessoas que estão lutando contra os males em nosso país e no estrangeiro. ''Nós não combatemos o racismo com racismo. Nós combatemos o racismo com solidariedade. Nós não combatemos o capitalismo explorador com o capitalismo negro. Nós combatemos o capitalismo com o socialismo. Nós combatemos o imperialismo com o internacionalismo proletário".

O Panteras Negras também haviam se preparados para trabalhar com organizações de esquerda formadas por brancos comunistas. Exemplo disso foi uma aliança como Partido da Paz e Liberdade é com os Jovens Patriotas as alianças foram, construídas como forma de se opor a guerra do vietnã é para combater a extrema direita.


Stokely Carmichael um experiente militante é presidente de honra do partido foi contrário a política de alianças, com radicais brancos Carmichael argumentava que quando os Panteras Negras formassem uma união com brancos, perderiam a mobilidade de ação é a independência ideológica tornando se submissos aos interesses é as diretrizes dessas organizações outro fato que ele também apresentava como argumento era que as organizações que os Panteras realizam coalizões não tinha muito poder é influência dentro da comunidade branca.


Dessa forma o resultado dessas parcerias não ajudariam em nada a luta revolucionária negra apesar da resistência de Stokely Carmichael que abandonou o partido por discordar dessa conduta, os Panteras Negras continuaram com essa tática de buscar aliados. Além de atuarem em algumas ocasiões com organizações comunistas o Partido Pantera Negra cultivou uma estreita relação com movimentos políticos representantes de outras minorias étnicas como os Hispânicos, o Partido se associou ao grupo ''Boinas Marrons'' formado por imigrantes é descendentes de Porto-riquenhos nessa situação o Partido Pantera Negra já constituia na mais ativa organização anti-capitalista dos EUA.


Exílio é morte:

Em 1977 Huey Newton foi acusado de matar uma prostituta de 17 anos chamada Kathleen Smith é para que não fosse preso é condenado fugiu e partiu para exílio em Cuba a onde ficaria 3 anos, trabalhando como professor após ter a acusação de homicídio removida Huey Newton volta para os Estados Unidos. Mais a situação que encontra ao retornar é desoladora a partir dos anos 1980 o partido em decorrência da repressão policial, disputas internas, dissidências e prisões, estava drasticamente desmantelado é suas atividades interrompidas é mesmo que muitos de seus membros originais ainda tivessem permanecidos na militância radical por meio de outras organizações como o Black Liberation Army (Exército de librertação negra).


Os negros dos EUA não contavam mais com uma organização representativa que tivesse uma retórica fortemente atrativa dentro da própria comunidade negra. Faltamente Huey Newton se tornaria usuário de cocaína tornando-se um profundo depende da droga é acabaria se envolvendo com tráfico, isso ajudaria a acabar com sua credibilidade que ele havia construido nos tempos em que foi o ministro da defesa dos Panteras Negras. Em 22 de agosto de 1989, Newton foi mortalmente baleado no bairro de Acorn em Oakland por um traficante de nome Tyrone Robinson, que pertencia ao grupo Black Guerrilla Family fundado por George Jackson.



Robinson foi condenado pelo assassinato em agosto de 1991 e condenado a 32 anos de reclusão. tristemente Huey Newton morreia na mesma rua a onde anos antes juntos com seus companheiros de partido ele havia marchado conclamando os negros a se unirem é lutarem pela revolução antes de morrer ele brandou para seu assassino :

''você pode matar o meu corpo, mais não pode matar a minha alma. Minha alma viverá para sempre!''

Legado:

Analisando a trajetória de Huey Newton podemos perceber quais foram os erros estratégicos e políticos que os Panteras Negras cometeram e que foram em partes responsavéis por sua queda algo que os próprio Huey Newton como sendo o líder mais representativo do Partido Pantera Negra reconheçeu em palavras quando disse afirmou : ''Éramos vistos como um grupo militar fora da comunidade e muito radical para ser parte dela. Nós nos víamos como a vanguarda revolucionária e não entendemos plenamente que apenas o povo que pode criar a revolução. E por isto o povo não seguiu nossa mão para apanhar as armas e realizar a mudança necessária''.




A importância de Huey Newton é tão sentida que alguns cantores o homenagiam em suas músicas Tupac Shakur, Public Enemy, Andre Nickatina, Flobots, Dead Prez citam orgulhosamente os feitos do revolucionário. Em 2001 o diretor Spike Lee dirigiu um filme sobre a vida do Pantera Negra intitulado ''A Huey P. Newton Story''.





Huey Newton forever revolutionary!


(Autoria do texto Kassan)
Todas as Mulheres Negras, de todos os Homens Negros
Rainha-Mãe-Filha da África
Irmã de minha alma
Noiva Negra da Minha Paixão
Meu Amor Eterno

Eu te saúdo, minha Rainha, não com a lamúria servil de um Escravo submisso à qual já te acostumaste, nem com a nova voz, as súplicas oleosas da lustrosa Burguesia Negra, nem com os gritos cruéis do grosseiro Escravo Livre – mas com minha própria voz, a voz do Homem Negro. E embora te saúde de outra maneira, minha saudação não é nova, mas tão velha quanto o Sol, a Lua e as Estrelas. E, ao invés de marcar um novo princípio, significa apenas a minha Volta.

Eu regressei dos mortos. E te falo neste momento do Aqui e Agora. Eu estava morto há quatrocentos anos. Durante quatrocentos anos tu tens sido uma mulher solitária, despojada do teu homem, uma mulher sem homem. Durante quatrocentos anos não fui nem teu homem nem meu próprio homem. O homem branco ficou entre nós, sobre nós, à nossa volta. O homem branco foi o teu homem e o meu homem.

Não te esqueças desta verdade, minha Rainha, pois mesmo que ela tenha incendiado a medula de nossos ossos e diluído nosso sangue, precisamos trazê-la à superfície da mente, ao domínio do conhecimento, fixando nosso olhar sobre ela como uma serpente enroscada nas barras do cercado de brincar de um bebê, ou como as flores frescas sobre o túmulo de uma mãe. Ela deve ser pesada e compreendida no coração, pois o salto da bota do homem branco é o nosso ponto de partida, nosso ponto de Decisão e Volta – o pivô salpicado de sangue do nosso futuro. (Mas eu te pediria para lembrar que, antes que pudéssemos sair da escravidão, tivemos de ser derrubados do nosso trono.)
Do outro lado do abismo estéril da masculinidade negada, de quatro centenas de anos sem minhas Bolas, vemo-nos hoje face a face, minha Rainha. Sinto uma profunda e horrível ferida, a dor da humilhação do guerreiro vencido. A vergonha do corredor exímio que tropeça na partida. Não tenho justificações.

Não posso suportar olhar os teus olhos. Tu não sabes (e certamente deve ter percebido gora: quatrocentos anos!) que durante quatrocentos anos fui incapaz de olhar diretamente os teus olhos? Estremeço por dentro sempre que me olhas. Posso sentir... no brilho dos teus olhos, de um lugar escondido bem lá no fundo, um segredo que guardas há muito tempo. Esta é a simples verdade. Não que eu me sentisse justificado, em tais circunstâncias, em tomar tais liberdades contigo, mas quero que saibas que eu tinha medo de olhar nos teus olhos porque sabia que ali encontraria refletida a Denúncia impiedosa da minha impotência e o irresistível desafio de reaver minha masculinidade conquistada.

Minha Rainha, é difícil para mim dizer-te o que hoje sinto no coração por ti – o que está no coração de todos os meus irmãos negros e de todas as tuas irmãs negras. E tenho medo de fracassar, a não ser que venhas a mim, sintonize-te em mim com a antena do teu amor, o amor sagrado em grau extremo que tu não me pudeste dar porque eu, estando morto, não mereceria recebê-lo; aquele amor de negro, perfeito e radical, com o qual nossos pais floresceram.

Deixa-me beber da fonte do rio do teu amor, deixa as cordas da força do teu amor amarrarem minha alma e cicatrizar as feridas da minha Castração, deixa meu exílio convexo terminar sua Odisséia assombrada na tua essência côncava, que recebe aquilo que pode dar. Flor da África, somente através do poder libertador do teu novo amor é que a minha masculinidade poderá ser resgatada. Pois é nos teus olhos, diante de ti, que minha necessidade deve ser justificada. Só, só, só tu e somente tu podes condenar-me ou deixar-me em liberdade.

Convence-te, Irmã Negra, que o passado não é um panorama proibido, algo para o qual não ousamos olhar com medo de sermos, como a esposa de Loth, transformados em estátuas de sal. Pelo contrário, o passado é um espelho onisciente: contemplamo-lo e nele vemos refletidos nós próprios e todos os outros – o que fomos, o que somos hoje, como ficamos desta maneira e o que estamos nos tornando. Negar-se a olhar para o Espelho do Antes, meu coração, é recusar contemplar a face do Agora.


Eu vivi a sétima vida do gato, encarei Satã e virei as costas a Deus, jantei no chiqueiro dos Porcos, e desci ao ponto mais profundo do Buraco, entrando no Covil e apanhando minhas Bolas de entre os dentes de um leão a rugir!
Beleza Negra, em silêncio impotente eu ouvi, como se fora uma sinfonia de lamentações, os teus gritos de socorro, os apelos angustiados e cheios de pavor que ainda ecoam em todo o Universo e por toda a mente, um milhão de gritos dispersos através dos anos de dor que se fundiram num único som de sofrimento para assombrar e sangrar a alma, um som incandescente para queimar o cérebro e ascender o estopim do pensamento, um som de presas e dentes para comer o coração, um som de fogo se alastrando, um som de gelo que queima, um som de chamas que devoram, um som ardente, um som de fogo para derreter o aço das minhas Bolas. Um som de Fogo Azul, um som Melancólico, um som de morte, um som da minha mulher em pranto, um som do sofrimento da minha mulher,

O SOM DA MINHA MULHER CHAMANDO-ME, CHAMANDO-ME, EU OUVI O TEU GRITO DE SOCORRO, OUVO AQUELE SOM AFLITO MAS ABEIXEI A CABEÇA E NÃO DEI ATENÇÃO, OUVI O CHORO DA MINHA MULHER, OUVI O GRITO DA MINHA MULHER, OUVIU-A MINHA MULHER IMPLORAR A PIEDADE DA BESTA POR MIM, OUVI-A IMPLORAR POR MIM, OUVI MINHA MULHER IMPLORAR A PIEDADE DA BESTA POR MIM, OUVI MINHA MULHER MORRER, OUVI O SOM DA TUA MORTE, UM SOM DE ESTALIDO, UM SOM QUEBRADO, UM SOM QUE SOAVA O FINAL, O ÚLTIMO SOM, O DERRADEIRO SOM, O SOM DA MORTE, EU, EU OUVI, EU O OUÇO TODOS OS DIAS, EU O OUÇO AGORA... EU TE OUÇO AGORA...

EU TE OUÇO AGORA... EU TE OUÇO... Eu te ouvi então... o grito veio como um raio fulminante deixando um risco nas minhas costas negras. Num estupor covarde, com o coração palpitando e os joelhos tremendo, vi o chicote da morte do Escravizador cortar zunindo o ar e morder com dentes de fogo a sua carne delicada, a carne negra e macia das Mães Africanas, forçando a Vida a sair prematuramente do seu útero dilacerado e ultrajado, o útero sagrado que originou o primeiro homem, o útero que incubou a Etiópia, povoou a Núbia e deu à luz os Faraós do Egito, o útero que pintou de preto o Congo e originou o Zulu, o útero de Méris, o útero do Nilo, do Níger, o útero de Songhay, do Mali, de Gana, o útero que senti o poder de Chaka antes de ele ter visto o Sul, o útero Sagrado, o útero que conheceu a forma futura de Jomo Kenyatta, o útero dos Maus-Maus, o útero dos Negros, o útero que nutriu Toussaint L’Ouverture, que aqueceu Nat Turner, Gabriel Prosser e Denmark Vesey, o útero negro que se entregou em lágrimas àquela corrente anônima e interminável da Nata da África, a Nata Negra da Terra, aquela corrente anônima e interminável que com fortes gemidos caiu no esquecimento do grande abismo, o útero que recebeu, alimentou e sustentou firme a semente e devolveu Sojourner Truth, a Irmã Tubman, Rosa Parks, Bird e Richard Wright, e suas outras obras de arte que usaram e usam nomes tais como Marcus Garvey, DuBois, Kwane Nkrumah, Paul Robeson, Malcolm X e Robert Williams, e aquele que tu suportaste com sofrimento e que se chamou Elijah Muhammad, mas, acima de tudo, todos aqueles anônimos que eles te arrancaram do útero numa inundação de sangue de assassinatos que se espalhou e se infiltrou na lama. E Patrice Lumumba, Emmet Till e Mack Parker.

Oh, Minha Alma! Tornei-me um covarde lamuriento, um desgraçado medroso, um bajulador vil, com o meu desejo de oposição petrificada diante do temor cósmico do Senhor dos Escravos. Ao invés de instigar os Escravos à rebelião com uma oratória eloqüente, suavizei suas feridas e cantei com eloqüência o Blues. Ao invés de atirar minha vida cheia de desprezo na cara do meu Algoz, derramei o nosso precioso sangue! Quando Nat Turner procurou libertar-me do meu temor, esse mesmo Temor entregou-o ao Carniceiro – um monumento martirizado à minha Emasculação. Meu espírito era sem vontade; e minha carne, fraca. Ah, eterna ignomínia!

Eu, o Eunuco Negro, despojado de minhas Bolas, caminhei pela terra com a mente trancada num Frigorífico. Eu mataria um homem ou uma mulher negra mais rápido do que esmagaria uma mosca, enquanto colheria para o homem branco milhares de quilos de algodão por dia. Qual o lucro dos esforços cegos e exaltados dos (Culpados!). Eunucos Negros (Justiceiros!) que escondem suas feridas e menosprezam a verdade para mitigar sua culpabilidade através do pálido sofisma de postular uma Democracia Universal de Covardes, assinalando que na história ninguém pode esconder-se, que, se não numa época, então certamente em outra, o salto de ferro do Conquistador esmagou na lama as Bolas de Todos?

Memórias do ontem não mitigarão as torrentes de sangue que vertem hoje dos meus culhões. Sim, a História lembra um texto escarlate, com seus rabiscos e pontinhos impressos em vermelho com sangue humano. Mais exércitos do que os mostrados nos livros fincaram bandeiras em solo estrangeiro deixando a Castração no seu rastro. Mas nenhum escravo deve morrer de morte natural. Existe um ponto onde a Cautela termina e a Covardia principia. Enfiem-me uma bala no cérebro com a arma do opressor numa noite de sítio. Por que há dança e cantoria nos Bairros Escravos? Um Escravo que morre por causas naturais não pode se comparar a duas moscas mortas na Escala da Eternidade.

Ao invés de ser pranteado, merece piedade. 
A mulher negra, sem perguntar como, diz apenas que sobrevivemos à nossa marcha e trabalhamos forçados através do Vale da Escravidão, do Sofrimento e da Morte – ali, naquele Vale escondido bem abaixo de nós por uma névoa que se esvai. Ah, que visões, sons e sofrimentos estão por trás daquela névoa! E pensávamos que a dura escalada daquele vale cruel levava a algum lugar agradável, verde, pacífico e ensolarado! Mas aqui tudo é selva, uma região selvagem e bravia que transborda em ruínas.

Mas coloca tua coroa, Minha Rainha, e construiremos uma Nova Cidade sobre estas ruínas.

(Eldridge Cleaver, em Alma no Exílio)


Kassan 15/10/2010 


Fred Hampton: Um Lutador da  Libertação negra
Fred Hampton é um herói na luta pela libertação Negra. Ele deve ser lembrado e seu exemplo deve ser seguido por todas as pessoas que defendem a revolução contra o capitalismo é o racismo. 




Quem foi Fred Hampton? 
Fred Hampton nasceu em 30 de Augusto de 1948 em Chicago, Illinois e cresceu nas proximidades Maywood. Enquanto adolescente se envolveram na Associação Nacional para Progresso de Pessoas de Cor conhecida pela sigla em inglês (NAACP) entidade esta surgida em 1909 é que lutava pelos direitos civis da população negra. Fred Hampton tinha uma grande capacidade de liderança o fez rapidamente comandar campanhas para melhorar os serviços sociais na comunidade negra. Quando o Partido Pantera Negra se estabeleceu em Illinois no ano de 1968, Hampton aderiu de maneira entusiasmada. 
Fred Hampton foi o comandante do Partido Pantera Negra na cidade de Chigado ele era um dos líderes mais dinâmicos da organização militante que foi fundada em 1966 com o objetivo de conduzir uma luta emancipatória da comunidade negra.

Em 4 dedezembro de 1969 Fred Hampton foi assassinado a enquanto dormia em sua casa por uma unidade tática da polícia do Condado de Cook, o assassinato de Hampton e era parte do plano do FBI para neutralizar o crescente movimento revolucionário negro que tinha no Partido Pantera Negra a principal referência.

Apesar da sua tenra idade, Fred Hampton fez enormes contribuições para o movimento de libertação negra nos EUA. Seu exemplo ainda brilha e inspira as pessoas que lutam por um mundo melhor. 




(corpo de Fred Hampton )
O revolucionário Fred Hampton
O trabalho comunitário liderado por Hampton em Chicago foi um dos maiores e mais bem sucedidos capítulos da história dos Panteras Negras tanta notoriedade o transformou em alvo para o FBI. Fred Hampton teve uma incrivél atuação durante o período em que articulou as ações dos Panteras Negras até a data de seu assassinado. Ele organizou comícios,passeatas, é palestras a onde explicava a ideologia dos Panteras Negras também criou uma rede para prover a alimentação gratuita as crianças foi o responsavél por criar uma clínica que prestou serviços de assistência médica para os mais pobres Fred Hampton instigou a comunidade a supervisionar as atividades, da polícia defendo incluvise o direito dos negros a portarem armas de fogo para proteção outra fator que se destacou em Hampton foi sua habilidade em estabelecer alianças com outras organizações políticas revolucionárias como por exemplo os Boinas Marrons um grupo formado por imigrantes é descendentes de porto-riquenos é que agiam aos moldes dos Panteras Negras. 


(Hampton era um orador eloqüente)
Hampton foi incisivo quando afirmava que Partido Pantera Negra deveria ser um instrumento para elevar a consciência política do povo negro trabalhador para Fred Hampton a libertação dos negros seria apenas possivél através da destruição do sistema capitalista e a implementação do socialismo. Ele dizia que as pessoas aprendem através da observação e participação, desse modo os programas sociais criados pelos Panteras foram modelados para mostrar às pessoas, na prática o que é socialismo. Ele sintentizou bem claro quando afirmou em sua frase "todo o poder ao povo" deixando fixa a idéia que a mudança é feita pelas massas populares e que o objetivo da luta sempre será ganhar o poder real possibilitando transformação socioeconômica necessária.

 
(Fred Hampton formidavél combatente ) 
Libertação negra, internacionalismo proletário é Socialismo 

Os Panteras Negras formam apontados na época pelo diretor geral do FBI J. Edgar Hoover como a "maior ameaça a segurança interna dos EUA " por que motivos os Partido Pantera Negra dispertava tanto temor nas autoridades ? Porque eles foram bem sucedidos em organizar um grande número de negros para lutar pela mudança revolucionária. Com uma visão socialista internacionalista os Panteras foram capazes de se identificar com as lutas revolucionárias de outros povos do mundo eles admiravam os movimentos de libertação do Terceiro Mundo especialmente os movimentos independentistas Africanos que combatiam o colonianismo é o imperialismo também nutriam um profundo apoio aos camponeses Vietnamitas que derrotavam as tropas Norte-americanas usando táticas de guerra de guerrilha assimilaram o pensamento de intelectuais combativos como Che Guevara,Frantz Fanon, Ho Chin Min, Mao Tse Tung é aplicavam esses mesmos pensamentos a realidade em que viviam potencializado ainda mais a força de atuação da organização. O Partido Pantera Negra lançou programas e campanhas em um âmbito de contribuir para formação de uma classe trabalhadora negra politizada é consciente comprometida em destruir o supremacismo branco que se mantinha através do regime capitalista. Seguindo os passos de Malcolm X, que confirmou o direito à auto-defesa os Panteras Negras utilizaram esse direito para gerir a resistência armada nos guetos. 


(Panteras convocavam a comunidade a marchar)
"Você vai ter que dizer que eu sou o proletariado,sou o povo. Eu não sou o porco (policial). Você tem que fazer uma distinção". Fred Hampton


REVOLUÇÃO DENTRO DAS PRISÕES 
Hampton como sendo um dos principais ideólogos da idéia de que os negros deveriam se organizar em todos os ambientes acabou influenciando os Panteras Negras a adotarem uma postura de extrema lucidez o partido passou a defender a necessidade de se criar um movimento organizacional para os negros que se encontravam em situação de detenção nos presídios, devido ao alto índice de negros presos compreendeu-se que dentro das prisões havia uma enorme possibilidade de recrutar novos integrantes dessa maneira foi feito um intenso trabalho para se alcançar essa meta. Muitos do Panteras antes de se tornarem membros do partido ja haviam sido presos e conheciam muito bem a opressão que os negros enfrentavam no sistema carcerário liderado pelo militante George Jackson que absurdamente foi condenado a cumprir pena de 1 ano a prisão perpetua por roubar 70 dólares de um posto de gasolina foi fundada a Black Guerrilla Family. 


(disciplina desenvolvia militantes preparados para lutar)

Discurso ''Há Poder Popular'' Hampton, afirmou
"Temos de encarar alguns fatos. Que as massas estão em situação de penúria, as massas pertencem classe a trabalhadora e quando eu falo em relação as massas, estou falando da massas compostas por Negros proletários, Brancos proletários, Latinos proletários é Asiáticos proletários também. Temos de enfrentar o fato de que algumas pessoas dizem que a melhor forma de se lutar contra o fogo é usando o próprio fogo, mas eu digo que a melhor maneira de se lutar contra o fogo é usando água. Dessa forma: “Nós não lutamos contra o racismo com racismo. Nós lutamos contra o racismo com solidariedade. Nós não lutamos contra o capitalismo explorador com o capitalismo negro. Nós lutamos contra o capitalismo com o socialismo. Nós lutamos contra o imperialismo com o internacionalismo proletário”. 


Como líder do Partido Pantera Negra, Hampton se dedicou a construir um vigoroso movimento radical de libertação que consegui-se envolver as massas negras esta era a orientação básica. Historicamente, o movimento de libertação negra teve um papel fundamental na propulsão de mudanças nos Estados Unidos como por exemplo na queda das leis segregacionistas conhecidas pelo nome de Jim Crow laws. Os Panteras Negras definitivamente desempenham um papel, inspirador para formação de outros grupos revolucionários representantes da minorias o Movimento Indígena Americano moderno absorveu muito dos conceitos lançados pelos Panteras. Embora baseado na construção do movimento de libertação negra, ao mesmo tempo Hampton enfatizava a classe trabalhadora. Esta conclusão foi motivo de muita controversa, pois algumas outras organizações criticaram o Panteras Negra devido ao fato que em muitas ocasiões ele haviam formado alianças com organizações compostas por brancos o que seria contrário a mentalidade de que apenas os negros deveriam ser os protagonistas de sua libertação. 





Fred Hampton: Organizar e envolver as massas
Qualquer programa desenvolvido na comunidade deve ser analisado pelo povo dessa mesma comunidade. Deve ser analisado para ver se ele atende as necessidades reais dessa comunidade. Qualquer programa é um avanço para se produzir a Revolução. Nós dizemos que a distribuição de almoços para crianças é uma pratica socialista, ela ensina as pessoas que basicamente a mudança e feita pela ação direta. certa vez uma mulher disse: "Não sei se gosto de comunismo, e não sei se gosto socialismo. Mas sei que o almoço fornecido para crianças Programa alimenta meus filhos'' 

Fred Hampton tinha uma grande capacidade de ligar a luta diária voltadas as necessidades imediatas, com os planos de se transformar toda a sociedade por meio de uma revolução insurrecional. Ele foi capaz de pôr em prática e ajudar as pessoas a compreender que somente lutando de maneira organizada e que se pode melhorar as condições de vida. Sua capacidade de associar a luta cotidiana com uma pespectiva revolucionária era um de seus maiores talentos.
 



Fred Hampton morto, por esta a serviço do Povo é da revolução

O assassinato do Fred Hampton serviu para demonstrar o carater reacionário da classe dominante Estadunidense, o governo não hesitou em utilizar o uso da eliminação física para barrar as atividades revolucionária de Hampton. 



(porcos carregam o corpo de Fred Hampton ) 

Assassinato cruel 
O Departamento de Polícia de Chicago consegui colocar um informante que se infiltrou entre os Panteras. Este mesmo elemento infiltrado dopou Hampton na noite a onde ele foi assassinado por ocasião a esposa de Fred Hampton estava grávida.O FBI teve um especial interesse em Fred Hampton o próprio FBI abriu um processo contra Hampton em 1968 até o ano de sua morte, Fred Hampton seria réu em mais de 12 processos judiciais. O assassinato de Fred Hampton em 1969 com certeza fez parte da política de extermínio levada a cabo pelo governo federal dos EUA isso ocorreu com outros líderes negros tais como Malcolm-x, Martin Luther King que também foram morto a mando do governo. 





( Fred Hampton ativista destacado é perseguido furiosamente) 

O legado revolucionário 
Temos que recordar e celebrar Fred Hampton precisamos valorizar seus feitos para a luta revolucionária. seu brutal assassinado serve para nós mostrar que não podemos acreditar na sensatez pacífica da classe dominante. Apesar do curto tempo de vida a contribuição do revolucionário Fred Hampton foi enorme a morte física desse revolucionário não apagou seu legado seus sonhos continuam a viver, através de seu filho o militante é presidente do P.O.C.C. (comité dos Prisioneiros Conscientes). Organização dedicada a defender a população carcerária negra Fred Hampton Jr nascido em 1970 é que devido a trágica morte do pai nunca teve a oportunidade de conheçe-lo vivo. 




(Fred Hampton Jr seguindo os passos do pai revolucionário) 























































































































































































Ujamaa : base para socialismo Africano





(Julius Nyerere)



Ujamaa foi o conceito usado por Julius Nyerere para o promover desenvolvimento social e econômico da Tanzânia país que se tornou independente do colonialismo Britânico em 1961. Em 1967, Nyerere então como líder maior da Tanzânia publica o projeto intitulado Declaração Arusha, expondo os objetivos da Ujamaa Nyerere salientou a necessidade de criar um modelo de desenvolvimento que ergue-se a base do socialismo Africano. Ujamaa provém do idioma swahili e significa algo como "família". Através da Ujamaa a tanzânia conseguiria estabelecer um caminho para o crescimento econômico, é desenvolvimento social o que faria da nação tanzaniana uma referência para todo continente Africano. A Ujamaa foi aplicada em um modelo de gestão político-econômica definida por três pontos fundamentais:


(Declaração Arusha)



1° A criação de um sistema de partido único sob a liderança do Chama Cha Mapinduzi (CCM), a fim de ajudar a solidificar a coesão política da Tanzânia é evitar disputas desestabilizadoras.



(bandeira Chama Cha Mapinduzi)



2° A institucionalização da política, económica e social para promoção da igualdade criação de assembléias populares para participação da classe trabalhadora além de nacionalizar setores chave da economia.





(programa econômico)




3° A formatação da auto-suficiência por meio da transformação de hábitos é costumes culturais. Para Nyerere seria necessário implementar mudanças de comportamento para se alcançar a implantação do socialismo Africano.





(bandeira tanzânia)