Ujamaa : base para socialismo Africano





(Julius Nyerere)



Ujamaa foi o conceito usado por Julius Nyerere para o promover desenvolvimento social e econômico da Tanzânia país que se tornou independente do colonialismo Britânico em 1961. Em 1967, Nyerere então como líder maior da Tanzânia publica o projeto intitulado Declaração Arusha, expondo os objetivos da Ujamaa Nyerere salientou a necessidade de criar um modelo de desenvolvimento que ergue-se a base do socialismo Africano. Ujamaa provém do idioma swahili e significa algo como "família". Através da Ujamaa a tanzânia conseguiria estabelecer um caminho para o crescimento econômico, é desenvolvimento social o que faria da nação tanzaniana uma referência para todo continente Africano. A Ujamaa foi aplicada em um modelo de gestão político-econômica definida por três pontos fundamentais:


(Declaração Arusha)



1° A criação de um sistema de partido único sob a liderança do Chama Cha Mapinduzi (CCM), a fim de ajudar a solidificar a coesão política da Tanzânia é evitar disputas desestabilizadoras.



(bandeira Chama Cha Mapinduzi)



2° A institucionalização da política, económica e social para promoção da igualdade criação de assembléias populares para participação da classe trabalhadora além de nacionalizar setores chave da economia.





(programa econômico)




3° A formatação da auto-suficiência por meio da transformação de hábitos é costumes culturais. Para Nyerere seria necessário implementar mudanças de comportamento para se alcançar a implantação do socialismo Africano.





(bandeira tanzânia)

Nenhum comentário: