Fred Hampton: Um Lutador da  Libertação negra
Fred Hampton é um herói na luta pela libertação Negra. Ele deve ser lembrado e seu exemplo deve ser seguido por todas as pessoas que defendem a revolução contra o capitalismo é o racismo. 




Quem foi Fred Hampton? 
Fred Hampton nasceu em 30 de Augusto de 1948 em Chicago, Illinois e cresceu nas proximidades Maywood. Enquanto adolescente se envolveram na Associação Nacional para Progresso de Pessoas de Cor conhecida pela sigla em inglês (NAACP) entidade esta surgida em 1909 é que lutava pelos direitos civis da população negra. Fred Hampton tinha uma grande capacidade de liderança o fez rapidamente comandar campanhas para melhorar os serviços sociais na comunidade negra. Quando o Partido Pantera Negra se estabeleceu em Illinois no ano de 1968, Hampton aderiu de maneira entusiasmada. 
Fred Hampton foi o comandante do Partido Pantera Negra na cidade de Chigado ele era um dos líderes mais dinâmicos da organização militante que foi fundada em 1966 com o objetivo de conduzir uma luta emancipatória da comunidade negra.

Em 4 dedezembro de 1969 Fred Hampton foi assassinado a enquanto dormia em sua casa por uma unidade tática da polícia do Condado de Cook, o assassinato de Hampton e era parte do plano do FBI para neutralizar o crescente movimento revolucionário negro que tinha no Partido Pantera Negra a principal referência.

Apesar da sua tenra idade, Fred Hampton fez enormes contribuições para o movimento de libertação negra nos EUA. Seu exemplo ainda brilha e inspira as pessoas que lutam por um mundo melhor. 




(corpo de Fred Hampton )
O revolucionário Fred Hampton
O trabalho comunitário liderado por Hampton em Chicago foi um dos maiores e mais bem sucedidos capítulos da história dos Panteras Negras tanta notoriedade o transformou em alvo para o FBI. Fred Hampton teve uma incrivél atuação durante o período em que articulou as ações dos Panteras Negras até a data de seu assassinado. Ele organizou comícios,passeatas, é palestras a onde explicava a ideologia dos Panteras Negras também criou uma rede para prover a alimentação gratuita as crianças foi o responsavél por criar uma clínica que prestou serviços de assistência médica para os mais pobres Fred Hampton instigou a comunidade a supervisionar as atividades, da polícia defendo incluvise o direito dos negros a portarem armas de fogo para proteção outra fator que se destacou em Hampton foi sua habilidade em estabelecer alianças com outras organizações políticas revolucionárias como por exemplo os Boinas Marrons um grupo formado por imigrantes é descendentes de porto-riquenos é que agiam aos moldes dos Panteras Negras. 


(Hampton era um orador eloqüente)
Hampton foi incisivo quando afirmava que Partido Pantera Negra deveria ser um instrumento para elevar a consciência política do povo negro trabalhador para Fred Hampton a libertação dos negros seria apenas possivél através da destruição do sistema capitalista e a implementação do socialismo. Ele dizia que as pessoas aprendem através da observação e participação, desse modo os programas sociais criados pelos Panteras foram modelados para mostrar às pessoas, na prática o que é socialismo. Ele sintentizou bem claro quando afirmou em sua frase "todo o poder ao povo" deixando fixa a idéia que a mudança é feita pelas massas populares e que o objetivo da luta sempre será ganhar o poder real possibilitando transformação socioeconômica necessária.

 
(Fred Hampton formidavél combatente ) 
Libertação negra, internacionalismo proletário é Socialismo 

Os Panteras Negras formam apontados na época pelo diretor geral do FBI J. Edgar Hoover como a "maior ameaça a segurança interna dos EUA " por que motivos os Partido Pantera Negra dispertava tanto temor nas autoridades ? Porque eles foram bem sucedidos em organizar um grande número de negros para lutar pela mudança revolucionária. Com uma visão socialista internacionalista os Panteras foram capazes de se identificar com as lutas revolucionárias de outros povos do mundo eles admiravam os movimentos de libertação do Terceiro Mundo especialmente os movimentos independentistas Africanos que combatiam o colonianismo é o imperialismo também nutriam um profundo apoio aos camponeses Vietnamitas que derrotavam as tropas Norte-americanas usando táticas de guerra de guerrilha assimilaram o pensamento de intelectuais combativos como Che Guevara,Frantz Fanon, Ho Chin Min, Mao Tse Tung é aplicavam esses mesmos pensamentos a realidade em que viviam potencializado ainda mais a força de atuação da organização. O Partido Pantera Negra lançou programas e campanhas em um âmbito de contribuir para formação de uma classe trabalhadora negra politizada é consciente comprometida em destruir o supremacismo branco que se mantinha através do regime capitalista. Seguindo os passos de Malcolm X, que confirmou o direito à auto-defesa os Panteras Negras utilizaram esse direito para gerir a resistência armada nos guetos. 


(Panteras convocavam a comunidade a marchar)
"Você vai ter que dizer que eu sou o proletariado,sou o povo. Eu não sou o porco (policial). Você tem que fazer uma distinção". Fred Hampton


REVOLUÇÃO DENTRO DAS PRISÕES 
Hampton como sendo um dos principais ideólogos da idéia de que os negros deveriam se organizar em todos os ambientes acabou influenciando os Panteras Negras a adotarem uma postura de extrema lucidez o partido passou a defender a necessidade de se criar um movimento organizacional para os negros que se encontravam em situação de detenção nos presídios, devido ao alto índice de negros presos compreendeu-se que dentro das prisões havia uma enorme possibilidade de recrutar novos integrantes dessa maneira foi feito um intenso trabalho para se alcançar essa meta. Muitos do Panteras antes de se tornarem membros do partido ja haviam sido presos e conheciam muito bem a opressão que os negros enfrentavam no sistema carcerário liderado pelo militante George Jackson que absurdamente foi condenado a cumprir pena de 1 ano a prisão perpetua por roubar 70 dólares de um posto de gasolina foi fundada a Black Guerrilla Family. 


(disciplina desenvolvia militantes preparados para lutar)

Discurso ''Há Poder Popular'' Hampton, afirmou
"Temos de encarar alguns fatos. Que as massas estão em situação de penúria, as massas pertencem classe a trabalhadora e quando eu falo em relação as massas, estou falando da massas compostas por Negros proletários, Brancos proletários, Latinos proletários é Asiáticos proletários também. Temos de enfrentar o fato de que algumas pessoas dizem que a melhor forma de se lutar contra o fogo é usando o próprio fogo, mas eu digo que a melhor maneira de se lutar contra o fogo é usando água. Dessa forma: “Nós não lutamos contra o racismo com racismo. Nós lutamos contra o racismo com solidariedade. Nós não lutamos contra o capitalismo explorador com o capitalismo negro. Nós lutamos contra o capitalismo com o socialismo. Nós lutamos contra o imperialismo com o internacionalismo proletário”. 


Como líder do Partido Pantera Negra, Hampton se dedicou a construir um vigoroso movimento radical de libertação que consegui-se envolver as massas negras esta era a orientação básica. Historicamente, o movimento de libertação negra teve um papel fundamental na propulsão de mudanças nos Estados Unidos como por exemplo na queda das leis segregacionistas conhecidas pelo nome de Jim Crow laws. Os Panteras Negras definitivamente desempenham um papel, inspirador para formação de outros grupos revolucionários representantes da minorias o Movimento Indígena Americano moderno absorveu muito dos conceitos lançados pelos Panteras. Embora baseado na construção do movimento de libertação negra, ao mesmo tempo Hampton enfatizava a classe trabalhadora. Esta conclusão foi motivo de muita controversa, pois algumas outras organizações criticaram o Panteras Negra devido ao fato que em muitas ocasiões ele haviam formado alianças com organizações compostas por brancos o que seria contrário a mentalidade de que apenas os negros deveriam ser os protagonistas de sua libertação. 





Fred Hampton: Organizar e envolver as massas
Qualquer programa desenvolvido na comunidade deve ser analisado pelo povo dessa mesma comunidade. Deve ser analisado para ver se ele atende as necessidades reais dessa comunidade. Qualquer programa é um avanço para se produzir a Revolução. Nós dizemos que a distribuição de almoços para crianças é uma pratica socialista, ela ensina as pessoas que basicamente a mudança e feita pela ação direta. certa vez uma mulher disse: "Não sei se gosto de comunismo, e não sei se gosto socialismo. Mas sei que o almoço fornecido para crianças Programa alimenta meus filhos'' 

Fred Hampton tinha uma grande capacidade de ligar a luta diária voltadas as necessidades imediatas, com os planos de se transformar toda a sociedade por meio de uma revolução insurrecional. Ele foi capaz de pôr em prática e ajudar as pessoas a compreender que somente lutando de maneira organizada e que se pode melhorar as condições de vida. Sua capacidade de associar a luta cotidiana com uma pespectiva revolucionária era um de seus maiores talentos.
 



Fred Hampton morto, por esta a serviço do Povo é da revolução

O assassinato do Fred Hampton serviu para demonstrar o carater reacionário da classe dominante Estadunidense, o governo não hesitou em utilizar o uso da eliminação física para barrar as atividades revolucionária de Hampton. 



(porcos carregam o corpo de Fred Hampton ) 

Assassinato cruel 
O Departamento de Polícia de Chicago consegui colocar um informante que se infiltrou entre os Panteras. Este mesmo elemento infiltrado dopou Hampton na noite a onde ele foi assassinado por ocasião a esposa de Fred Hampton estava grávida.O FBI teve um especial interesse em Fred Hampton o próprio FBI abriu um processo contra Hampton em 1968 até o ano de sua morte, Fred Hampton seria réu em mais de 12 processos judiciais. O assassinato de Fred Hampton em 1969 com certeza fez parte da política de extermínio levada a cabo pelo governo federal dos EUA isso ocorreu com outros líderes negros tais como Malcolm-x, Martin Luther King que também foram morto a mando do governo. 





( Fred Hampton ativista destacado é perseguido furiosamente) 

O legado revolucionário 
Temos que recordar e celebrar Fred Hampton precisamos valorizar seus feitos para a luta revolucionária. seu brutal assassinado serve para nós mostrar que não podemos acreditar na sensatez pacífica da classe dominante. Apesar do curto tempo de vida a contribuição do revolucionário Fred Hampton foi enorme a morte física desse revolucionário não apagou seu legado seus sonhos continuam a viver, através de seu filho o militante é presidente do P.O.C.C. (comité dos Prisioneiros Conscientes). Organização dedicada a defender a população carcerária negra Fred Hampton Jr nascido em 1970 é que devido a trágica morte do pai nunca teve a oportunidade de conheçe-lo vivo. 




(Fred Hampton Jr seguindo os passos do pai revolucionário) 























































































































































































Nenhum comentário: