Racismo em Estocolmo!

Em Estocolmo, capital da Suécia e realizado desde 1998 o "Festival do Orgulho", organizado pela comunidade homossexual para celebrar a diversidade sexual e combater o preconceito e a discriminação.


O festival costuma ocorrer entre final de julho ou início de agosto de cada ano. A edição desse ano do festival começou em agosto e registrou um flagrante completamente de mau gosto, algo de natureza discriminatória racista. Alguns presentes no festival decidiram se fantasiar ou se pintar de preto (conforme aparecem nas fotos). Longe de representar uma brincadeira “despretensiosa”, isso mostra o pensamento racista contido no imaginário europeu, quando se trata de reproduzir imagens de pessoas africanas/negras. Um festival que supostamente advoga pelo direito a defesa da diversidade revela um espaço aberto para demonstração de racismo. Evidencia que homossexuais brancos são tão racistas quanto héteros.Todos alimentam essa doença ideólogica. 


Não custa nada relembrar o episódio ocorrido em 2012 quando a então ministra da cultura sueca Lena Liljeroth, apareceu cortando um bolo que retratava o corpo de uma mulher africana nua. Suécia país elogiado por seu elevado índice de desenvolvimento humano, pela qualidade cultural de seu povo, não esta isento de compartilhar um pesadíssimo ódio racial.

Essa satirização racista sobre o comportamento e corpos de pessoas negras, lembra  o humor “Blackface”, quando atores brancos nos Estados Unidos pintavam os rostos de pretos e faziam cenas grotescas baseadas estereótipos de pessoas negras.  

Fique registrado nosso total repúdio contra todas essas hediondas manifestações racistas que ridicularizam nossa raça. Quando um Africano/Negro e agredido, ofendido, discriminado em função de ódio racial, seja em qualquer parte do mundo, está se cometendo um crime contra todos nós. 






Kassan 21/08/2013

Nenhum comentário: