Glória! 17 de Agosto Nascimento do Eterno Marcus Mosiah Garvey! 

Antes pouco se falava dele por falta de conhecimento, atualmente muito se fala dele por falta de conhecimento. Essas são algumas das contradições sobre uma das figuras de central importância da História Negra Mundial.


Certo e que sem a presença de Marcus Garvey o movimento do Nacionalismo Negro, não teria se massificado. Há Consciência Negra de cultura, identidade, honra, orgulho e valor não teriam evoluído da mesma forma. Sem Garvey os objetivos do Pan-africanismo não seriam conhecidos entre as massas afrikanas.


Marcus Mosiah Garvey, nascido na Jamaica em 17 de agosto de 1887, pode se resumido como um grande visionário, mais também um homem de práticas e ações. Preconizou a autodeterminação como caminho para liberdade. A onde os próprios negros seriam capazes de serem os agentes e protagonistas de suas próprias conquistas, de suas próprias realizações enquanto povo. Uma comunidade racial unida capaz de gerenciar sua economia, sua política e defender seus interesses e fazer prevalecer seus objetivos. Marcus Mosiah Garvey foi o fundador e líder máximo da UNIA (Universal Negro Improvement Association) organização de âmbito internacional, que reuniu milhares de pessoas, prestando valiosos ensinamentos para elevação espiritual, física, mental da Raça Afrikana. A UNIA foi responsável por potencializar o pensamento nacionalista negro, principalmente através da “Declaração dos Direitos dos Povos Negros do Mundo” um documento que reunia todas as exigências de direitos para os Povos de cor Negra no mundo inteiro.


A bandeira da UNIA, se tornou há bandeira para representar o Pan-africanismo. Nas inconfundíveis cores: Vermelho – Verde – Preto.

Vermelho: E a cor do sangue vertido pelos nossos ancestrais, causado pelos horrores da escravidão. E sobre o martírio de homens e mulheres, crianças e idosos. Uma forma de lembrar sempre da dolorosa história pela qual sofreram. Em respeito a todo esse sangue derramado, devemos sempre honrar os antepassados.

Verde: Dá significado a terra África, continente Mãe com sua extensa natureza, responsável pelo abrigo a vida de milhares de formas de vida. Um povo somente e livre quando detém o controle da terra em que vive, quando há soberania plena para exercer seu desenvolvimento em todas as áreas e aspectos. Liberdade ao povo também se materializa pelo seu domínio dos meios e recursos que permitem e garantem sua existência coletiva. Valorizar as raízes, o local a onde a história se iniciou. Lugar a onde tudo teve origem.

Preto: Representa o ideal de unicidade étnica, não uma idéia racista/racialista. O Pan-africanismo somente poderá se desenvolver mediante ao estreitamente dos laços de coletividade, fraternidade, solidariedade. União e indispensável no progresso e triunfo dos povos africanos e também da afro-diáspora. Dessa união deverá surgir de relações humanas baseadas no livre e comum desenvolvimento de toda comunidade agregada, portanto excluindo que exista uma estrutura que sirva a beneficio e vantagem de uma minoria em oposto a uma maioria.


Marcus Garvey advogou até o fim de sua vida liberdade para toda África em relação ao colonialismo das potências européias, pregou “África para os africanos”, e sonhou com um retorno triunfante dos filhos afrikanos no Ocidente opressor para o colo da Terra-Mãe. Muitos ditos militantes negros adoram e adulam sem a menor crítica ídolos marxistas, brancos e europeus é poucos sabem da história da luta titânica de homens como o Grande Marcus Garvey. O próprio Garvey declarou havia se pronunciado sobre a importância de termos em alta conta, nossos próprios heróis. Abaixo:


Marcus Garvey - Fundamentalismo Africano
06 de junho de 1925

"Homens companheiros da raça negra, saudação:

Chega o tempo do Preto de esquecer o elenco expresso por de trás dele de culto a heróis e adoração a outras raças, para começar imediatamente, a criar e emular heróis de sua autoria.

Nós devemos canonizar nossos próprios santos, criar nossos próprios mártires, e elevar a posições de fama e honrar os homens e mulheres pretos que fizeram suas contribuições distintas para a nossa história racial."



Feliz Aniversário Marcus Mosiah Garvey!
Viva o Pan-Africanismo!
Independência Real para Mãe Afrika!
Liberdade Para Raça Afrikana!




Kassan 17/08/2013 

Nenhum comentário: