Até tu John??


''Woman Is the Nigger of the World"
''Mulher e o crioulo do mundo''


Vejamos que John Lennon '''desejou'' expressar com a música, criar um paralelo entre opressão feminina e opressão racial. Mais não acho correto a comparação de ''opressões'', há certas particularidades provocadas pelo desenvolvimento de experiências históricas que exigem tratamentos diferente de análise e abordagem.

Sim, as mulheres sofrem com o machismo, misoginia patriarcal. Mais as Mulheres Pretas têm o acréscimo do racismo nessa carga opressiva, o que intensifica a situação. Mulheres Brancas foram postas como ''Santas'', enquanto as Mulheres Pretas foram colocadas como ''Coisas''. O feminismo da Mulher Branca e a luta por sua integração na sociedade, forçando ao Homem Branco a ceder um pouco de seu poder nas relações sociais. E o Homem Branco compartilha um pouco de seu poder á sua congênere como eixo de manutenção da Supremacia Branca. Não e raro vermos mulheres brancas ''bem-sucedidas'', as ditas mulheres independentes.

Há luta da Mulher Preta não tem como ser contra o Homem Preto. Não há como a Mulher Preta, tentar extrair compartilhamento de poder do Homem Preto, pois o Homem Preto não o detém em mãos, se encontra na mesma situação de opressão. Ambos estão oprimidos sobre o mesmo sistema. Por outro lado o Homem Branco, nunca compartilhará poder para a Mulher Preta, tão pouco para o Homem Preto. Sem comparar opressões, o sofrimento das Mulheres Pretas e dos Homens Pretos têm sido maior.





Kassan 23/08/2013 


Nenhum comentário: