Felicitação para independência da Jamaica! 

Terra natal de Marcus Garvey, completa em 6 de agosto 52 anos de independência nacional.  Ilha localizada no Caribe que ao longo dos séculos foi colonizada inicialmente por espanhois em seguida por ingleses. 

Jamaica é uma história de terror e resistência. Destino doloroso de milhares de africanos sequestrados de seus lares para serem escravos em plantações de cana de açucar. Mas também registra a bravura guerreira dos africanos nunca submissos ao cativeiro, que unidos guerrearam pela liberdade e ergueram os Maroons (quilombos) para viverem livre do açoite. 

Povo Africano na Jamaica teve uma Rainha ashanti, sábia e resistente, líder grandiosa Nanny. Jamaica de heróis cujo os nomes a história apagou, que teve no mártir Paul Bogle exemplo cuja a vida e morte foram dedicadas á libertação do povo. 

Jamaica que nos deu a vida nosso honorável Marcus Garvey. Terra que nos brindou com melodia e poesia do Reggae que fez Bob Marley um mensageiro do amor e da paz. Ilha de onde nascem os rastafáris que nos ensinam a não esquercermos de nossos ancestrais e sonharmos com o reino unido da África. 

Viva Jamaica! 
Terra dos bravos! 




Kassan 06/08/2014

Nenhum comentário: