Black Star Line, busca pela independência econômica

Pelas condições tecnológicas da época a aviação ainda estava se aprimorando e não constituía um meio de transporte eficaz, com isso a navegação marítima continuava possuindo grande importância para interligar os povos, seja com transportes de pessoas, como para realização de  comércio. Atento a esse detalhe em 1919 Marcus Garvey utilizando a UNIA cria a Black Star Line uma empresa de navios a vapor. Na visão de Garvey, era imprescindível criar e desenvolver uma empresa neste setor para consolidar a busca pela autosuficiência econômica. A Black Star Line iria transportar desde pessoas á matérias-primas e produtos manufaturados feitos a partir de empresas negras na América do Norte, Caribe e África, tornando-se um elemento central na construção de uma economia global que atenderia o desenvolvimento econômico.


"Eles disseram que o negro não tinha iniciativa, que ele não era um homem de negócios, mas um operário, que ele não tinha o cérebro para projetar uma corporação, de possuir e gerir os navios, que ele não tinha conhecimento de navegação, portanto, a proposição era impossível. Oh! Homens de pouca fé. O Eterno que aconteceu." Marcus Garvey, sobre o lançamento da Black Star Line


Uma corporação fundada, dirigida pela comunidade negra em beneficio da própria comunidade negra era algo extramente visionário e ousado pelos padrões racistas da época. Para dar vida a Black Star Line, Garvey utilizou a organização da UNIA estabelecendo algo simples para captar recursos para e empresa.  As ações da Black Star Line inicialmente eram vendidas a 5 dólares, isso possibilitava que até negros que viviam com um nível de renda pequeno pudessem contribuir para o empreendimento. Entre 1919 e 1920, a UNIA arrecadou uma quantia de US$ 800.000 tendo capital suficiente para adquiriu o primeiro navio, o Yarmouth, uma embarcação de 30 anos de idade que havia sido utilizada pela última vez na Primeira Guerra Mundial como um cargueiro. Em seguida foram comprados o navio SS Shadyside que foi utilizado para passeios de verão e excursões e o Kanawha um pequeno iate destinado para o transporte inter-ilhas nas Índias Ocidentais e após ser comprado foi rebatizada de SS Antonio Maceo.


A partir de então tudo indicava um caminho glorioso e o alcance de uma era de prosperidade que iria modificar a vida de milhões de pessoas. A Black Star Line uma iniciativa significativa em prol do empoderamento econômico negro que poderia ser seguida por pela criação de outros empreendimentos em diversas áreas, uma prova da capacidade e determinação do Povo Negro em ser decisiva para salvar-se de um destino findado em pobreza, miséria.

O que era para ser um êxito, aos poucos foi transformando-se em uma perda devido a alguns fatores. Ainda não existia uma base econômica fortemente organizada dentro da comunidade negra, isso fazia com que a Black Star Line estivesse em um patamar maior da realidade em que estava inserida. Nos Estados Unidos principal país onde a UNIA tinha representação e onde a Black Star Line operava a comunidade africano-descendente ainda não possuía maturidade econômica. A pobreza generalizada vinda desde a escravidão era um fator de imenso desfavorecimento. Como não houve reparação pelos séculos de trabalho escravo fez com que a comunidade negra não possuísse capital para investir em seu próprio crescimento. As atividades econômicas em que negros estavam envolvidos era de agricultura familiar em pequenas propriedades no sul e comércio de pequeno porte e profissionais liberais na região norte.  A comunidade negra não era proprietária de grandes empreendimentos de manufaturas nem dispunha de massivo controle sobre atividade agrícola e industrial de grande produção.

No Caribe a situação ainda era mais desfavorável. Os países caribenhos tinham uma estrutura econômica ainda formalmente explorada pelas antigas metrópoles europeias. As elites políticas racistas impossibilitavam a mobilidade das massas negras. Tudo isso dificultava a realização dos negócios previstos para serem feitos pela Black Star Line. Ainda faltava aos  responsáveis pela administração da corporação a experiência e habilidade em gestão empresarial, havia também casos de corrupção e desvio de recursos e de sabotagem interna. A Black Star Line não teve a lucratividade suficiente para manter-se, iniciando uma falência.

O tiro fatal contra a Black Star Line foi executado pelo FBI (Federal Bureau of Investigation). Em 1922 agentes do FBI, sobre a chefia de J. Edgar Hoover prendem Marcus Garvey e diretores da companhia sob a alegação de fraude postal. Garvey e os demais integrantes detidos eram acusados de utilizaram o serviço de correio para continuar a vender ações da empresa, sabendo deliberadamente que a mesma estava em vias de concordata.

Garvey foi a júri ainda em 1922 como era jamaicano e não possui cidadania norte-americana foi julgado e sentenciado a ser deportado para a ilha caribenha e proibido de regressar aos Estados Unidos. Acima de tudo sua expulsão atendida um trabalho de enfraquecimento da UNIA, algo que realmente ocorreu. Após sua partida a UNIA em solo norte-americano entrou em fase de declínio, disputas internas de poder, infiltração de espiões pelo FBI, foram minando a influência da organização. A Black Star Line foi liquidada em 1922. 







Kassan 15/08/2014

Nenhum comentário: