Agosto Negro, mês de Garvey e UNIA

No mês de agosto celebrasse duas datas importantes que estão interligadas: o nascimento de Marcus Mosiah Garvey, nascido na Jamaica em 17 de agosto de 1887 e o centenário da fundação da UNIA-ACL (Universal Negro Improvement Association - African Communities League) organização liderada pelo próprio Garvey.

Marcus Garvey firmou seu nome na história por sua extensa contribuição á luta pela libertação dos povos africano-negros. Um líder de feitos históricos cuja importância deve ser reconhecida, respeitada e venerada. A UNIA-ACL idealizada, fundada e liderada por Garvey foi a mais importante organização sociopolítica da diáspora africana do século XX.

Garvey-UNIA-ACL foram responsáveis diretos por modular um processo de reconstrução da consciência das massas negras, apesar dessa significativa importância na contemporaneidade existe um desconhecimento sobre a trajetória de Marcus Garvey como também da UNIA, isto se configura em um grande erro que necessita ser corrigido.

Como este blog defende acima de tudo a necessidade do conhecimento sobre a história, vamos no decorrer do mês de Agosto dedicar a manter viva a memória de grande Marcus Garvey e da grandiosa UNIA.


Kassan 02/07/2014

Nenhum comentário: