Desavença entre Garvey e Du Bois

Através de uma explicação um tanto simplista a respeito das diferenças entre os dois líderes seria que Garvey defendia um independentismo racial, e Du Bois era partidário de um integracionismo racial.

Há diferenças também se estendem no que se refere a metodologia e formas de como a população negra deveria se libertar da opressão, Garvey acreditava e estimulava a criação de um sistema econômico, social independente para o negro, enquanto Du Bois, eventualmente solicitava a inserção do afro-americano na vida pública, social da sociedade norte-americana, posteriormente Du Bois se tornaria comunista.

Ambos os líderes, é claro, estavam interessados ​​na melhoria de vida da raça negra, mas mantinham agudas visões diferentes de como atingir seus objetivos, isso provocou uma acirrada disputa da qual não houve possibilidade de conciliação. 

Du Bois remetia a Garvey como uma ameaça significativa para o avanço de afro-americanos. Por sua vez Garvey considerava Du Bois um lacaio do homem branco, que nunca poderia entender o que ele realmente significava ser negro. Essa desavença entre os dois podem ser atribuídas aos antecedentes e experiências pela qual cada um teve no decorrer da vida.

Garvey era filho de um pedreiro na Jamaica. Sua filosofia de separatismo negro foi resultado de observações que acumulou durante várias viagens a trabalho por uma empresa multinacional que realizou entre países do Caribe, América Central. Marcus Garvey presenciou que as péssimas condições de vida em que eram submetido a população negra desses países necessitava de uma solução radical e o caminho para a mesma estava diretamente ligado a unificação racial e a constituição de uma nação independente.

Marcus Garvey sempre foi estimulado a dar importâncias da educação, foi até a Grã-Bretanha a onde pode aprimorar seus estudos, retorna a Jamaica e ao lado de apoiadores de suas ideias cria a UNIA (Universal Negro Improvement Association). Jamaica na época ainda era uma colônia inglesa, e o direito a organização política era restrita ainda mais para população negra, Garvey observa que os Estados Unidos oferecem condições melhores para o desenvolvimento do movimento nacionalista negro, ao deslocar-se para EUA, inicia planos em criar capítulos da UNIA por toda América, iniciou atividades de empreendedorismo como a criação da empresa marítima Black Star Line. Um detalhe marcante em Garvey era sua capacidade em se comunicar, tanto como orador, como escritor, tinha uma extraordinária forma de fazer sua mensagem ser compreendida até pelo negro mais pobre. Seus opositores o acusavam ser usar-ser de um populismo descarado com promessas impraticáveis.

William Edward Burghardt Du Bois abreviado para WEB Du Bois tinha um perfil cerebral. Nascido em Massachusetts em 1868 em uma comunidade em que o segregacionismo não era forte entre brancos e negros tinham uma convivência relativamente pacífica, Du Bois era um homem culto e educado, notório por ter sido o primeiro afro-americano a receber um doutorado pela Universidade de Harvard. Exerceu o cargo de professor de história, sociologia e economia na Universidade de Atlanta. Em 1903 publica o livro The Souls of Black Folk ( Alma de Gente Negra) que se tornaria uma referência na literatura e sociologia norte-americana. Suas pesquisas se tornaram um marco na teorização das relações raciais norte-americanas. 

Em 1905 WEB Du Bois participa como líder do Movimento Niagara, que preconiza a criação de uma organização para promoção dos direitos civis e eliminação de legislação de segregação racial. O movimento Niagara se opunha às políticas de alojamento e de conciliação promovidos por outros líderes afro-americanos como Booker T. Washington. O movimento Niagara extinguiu-se em 1909, no mesmo ano foi criado a Associação Nacional para o Avanço das Pessoas de Cor (NAACP) com participação de Du Bois. A organização tinha como missão declarada garantir a igualdade política, educacional, social e econômica dos direitos de todas as pessoas e para eliminar o ódio racial e a discriminação racial.  Por seu perfil acadêmico, intelectual WEB Du Bois não tinha a popularidade sobre as massas.
Os objetivos da UNIA eram contrários aos da NAACP. Tornando o conflito entre as organizações inevitável e irreconciliável.

Os partidários da UNIA eram considerados excessivamente radicais, extremistas potencialmente perigosos para a comunidade afro-americana pelo risco que poderiam conduzir a população negra a um isolamento ainda maior na sociedade. Ideias separatistas seriam contrárias ao verdadeiro progresso. Para os integrantes da UNIA a NAACP não possui legitimidade política para agir na comunidade negra em devido que a mesma aceitava a colaboração de indivíduos brancos, acusavam na de ser servil ao home branco e elitista por estar distanciada dos mais pobres.

Um fato poderia significa uma ponte de união entre ambos, isso seria o Pan-africanismo. Ambos se consideravam Pan-africanistas apesar disso não conseguiam estabelecer pontos em comum para uma possível cooperação. Em 1921 houve a realização em Londres do segundo Congresso Pan-africano. Por influência de Du Bois foi aprovado resoluções em que se apelava para luta por garantia de igualdade racial. Por esse fato Garvey acusou WEB de subserviência o acusando de ser um traidor mascarado de ativista.

Através da imprensa lançavam ataques constantes um contra o outro. WEB Du Bois comemorou a deportação de Marcus Garvey dos Estados Unidos em 1922, após o jamaicano ser acusado de prática de fraude. Sem Garvey a UNIA se enfraqueceria e abriria espaço para o crescimento da NAACP. Posteriormente Marcus Garvey acusou Du Bois de participar do complô responsável por sua expulsão dos EUA.

Marcus Garvey foi desmoralizado intencionalmente e caiu em ostracismo na Jamaica, faleceu em 1940 após sofrer seguidos derrames, sem nunca conseguiu ir até a África.  WEB Du Bois prosseguiu com seu ativismo pelas décadas seguintes a frente da NAACP, após a 2° Guerra, simpatiza com o socialismo, aproximando-se do Partido Comunista. Sofre perseguição do governo norte-americano sobre suspeita de ser subversivo. Com idade avançada decide residir em Gana colabora com o governo de Kwame Nkrumah até seu falecimento em 1963.

Referências
Marable, Manning (2005), WEB Du Bois: Black Radical Democrat
Lomotey, Kofi (2009), Encyclopedia of African American education
Philosophy and Opinions of Marcus Garvey, Or,  Africa for the Africans





Kassan 24/08/2014

Nenhum comentário: