.


Liberdade para Mumia Abu-Jamal


A campanha pela vida do jornalista Mumia Abu-Jamal foi reforçada no dia 20 de julho último com um ato político no Reino Unido realizada no Centro de Educação Karibu, em Brixton, Londres.


Segundo diretores do Centro Karibu, Mumia é um exemplo mundial da luta pela justiça e pelos direitos humanos.O ato, marcado por um debate, foi aberto pelo ator William Francome. O ator, que nasceu no dia da prisão de Abu-Jamal, estrelou o documentário "Na prisão, minha vida inteira", que narra o processo desde a prisão de Mumia, em um esforço para expor a verdade sobre a Justiça no USA para os ativistas negros.


VOZ DOS SEM VOZ


Abu-Jamal, conhecido como "a voz dos sem voz" por sua incansável militância e luta em defesa dos direitos dos povos, particularmente dos negros e trabalhadores dos bairros pobres no USA, foi preso na madrugada de 09 de dezembro de 1981, na Filadélfia, acusado de ter matado um policial branco. Julgado em 1982 e condenado à pena de morte. Seu processo foi marcado pelo racismo, um juiz intolerante e preconceituoso, e devido ao fato do réu não ter condições de pagar, por uma representação legal inepta.

Abu-Jamal enfrenta há quase três décadas o corredor da morte ianque. No cárcere, ele prossegue combatendo. Seus escritos semanais e comentários transmitidos pelo rádio diretamente da prisão alcançam pessoas em muitos países.

A equipe de defensores de Mumia está empenhada em processos fundamentais no Tribunal de Apelações para o Terceiro Circuito, na Filadélfia. O que está em jogo é se Mumia será executado ou se lhe será concedido um novo julgamento sobre a questão da pena de morte e a petição inicial foi submetida ao Tribunal de Apelações, em 28 de julho de 2010.

Nenhum comentário: