Há 20 anos Lélia Gonzalez, intelectual e uma das mais importantes militantes do Movimento Negro fazia a transição deste mundo para se juntar aos nossos ancestrais.

Filha de um ferroviário negro e de uma empregada doméstica indígena, Lélia Gonzalez nasceu em Belo Horizonte - MG, em 1º de fevereiro de 1935. Na condição de antropóloga e professora foi responsável por publicar inúmeros artigos, ensaios e livros que inovaram a base de análise sobre a temática racial. Lélia também fez parte integrante do grupo de ativistas que fundaram o MNU - Movimento Negro Unificado que reorganizou a luta política e reivindicativa da população negra, após um período de hiato forçado pela ditadura.

Sua importância deve ser valorizada e mantida de forma significativa, pois através da combinação de sua obra acadêmica e seu ativismo criou um panorama de maior reconhecimento sobre a influência da ideologia do embranquecimento nas relações sociais, seu protagonismo intelectual também abraçou a causa feminina, expondo como a mulher negra tornou-se historicamente um gênero duplamente oprimido no tecido social por sofrer com a discriminação exercida pelo racismo e pelo sexismo.

Nobre e incansável guerreira de nosso povo! 

Máximo respeito, viva memória e luta de Lélia Gonzalez!  






Kassan 10/07/2014

Nenhum comentário: