Amizade entre Malcolm X e Muhammad Ali

Malcolm X tornou-se uma influência decisiva para vida do então Cassius Clay. Na posição de Porta-voz da Nação do Islã (N.O.I em inglês), Malcolm foi o responsável por levar o promissor pugilista para a organização liderada por Elijah Muhammad. Cassius abandona aquilo que considerava como um nome escravo e assume o nome árabe pela qual ficaria mundialmente conhecido.

Em pouco tempo entre os dois se desenvolveu uma relação de amizade, Malcolm por ser mais velho também assumiu uma condição de mentor para lutador prestando conselhos espirituais, políticos, de comportamento. A popularidade de Muhammad Ali era uma forma da Nação do Islã também ganhar reconhecimento nacional e internacional.

Em 1963 Malcolm X se desentende com a cúpula da Nação do Islã e decide abandonar a organização e a filosofia pregada por aquele que durante anos ele  considerou como um mestre Elijah Muhammad. Malcolm adere o Islã sunita após fazer a Hajj, reformula conceitos e passa a defender outras ideias políticas. Ao assumir essa postura Malcolm X passa a ser considerado um traidor por Elijah e os muçulmanos da Nação, algo que o torna alvo de calúnias, difamações e ameaças de morte.

Nessa disputa entre Malcolm e Elijah, Muhammad Ali prefere se mantiver ao lado do chefão da Nação e rompe á amizade. Após a morte do líder da N.O.I em 1975, Muhammad Ali se converte ao sunismo e revê que cometeu um grande erro ao desfazer a amizade com Malcolm X. Em palavras próprias, Ali demonstrou o arrependimento:

''Virando as costas para Malcolm foi um dos erros que eu mais lamento em minha vida. Eu gostaria de ter sido capaz de dizer Malcolm que estava arrependido, que ele estava certo sobre muitas coisas. Mas ele foi morto antes que eu tivesse a chance. Ele era um visionário à frente de todos nós. Eu nunca poderia ter se tornado um muçulmano se não tivesse sido por Malcolm. Se eu pudesse voltar e fazer tudo de novo, eu nunca teria virado as costas para ele.'' 




Kassan 20/07/2014

Nenhum comentário: