Rápido apontamento sobre o Movimento Nação Mestiça


Eles não se identificam como afro-descendentes e também não se marcam como euro-descendentes. Então que eles tome as devidas liberdades para se auto-definirem. Não compartilho simpatia em relação à Nação Mestiça e seu plataforma ''mulatista''. Para mim e a básica lógica do 'dividir para conquistar', isso por que não existe procedência em se fazer uma luta segmentada contra discriminação racial. Por que racismo age sobre mecanismos que prejudicam a coletividade. E tolice pensar nessa forma: a luta dos negros contra o racismo, a luta dos mestiços contra o racismo, a luta dos indígenas contra o racismo. Sendo racismo poderosamente pernicioso então existe a necessidade de uma luta comum e em conjunto e não uma luta em partes separadas.

E preciso ponderar que esse processo de semi-fusão racial-étnica não foi erguido sobre circunstâncias harmoniosas ou pacíficas como tão apregoa Gilberto Freyre e seus discípulos contemporâneos Ali Kamel e Demétrio Magnoli.

Não se pode apagar a violentíssima história de abusos e exploração que demarcaram limite e impôs a hierarquização de classes sociais e consequentemente das relações inter-raciais. Pessoas brancas têm sido as mais beneficiadas desde os primórdios do período colonial até os dias atuais com a estrutura cultural, política é econômica firmada no Brasil.


Endereço: Nação Mestiça.


Kassan 15/01/2012

Nenhum comentário: