.

Década de 1960 Estados Unidos a maior potência capitalista da humanidade esta passando por tempos agudos. A desestabilização social chega a níveis impressionantes, conflitos estouram em todos os lugares, lançando duvidas sobre a permanência, do modelo econômico de exploração e opressão política que sempre dominou a historia Norte- americana. No plano externo os EUA começam a perceber que a guerra no Vietnã não seria vencida, mesmo com a utilização do mais mortífero arsenal, o heróico Exército Popular de Libertação Vietnamita, minou por completo os objetivos de dominação do imperialismo ianque.


No contexto interno via crescendo desde os meados dos anos 50 a mobilização negra, pelos conquistas, dos direitos civis perante a lei. Um movimento que começou com aspectos reivindicativos de caráter cívico, tendo a frente Martin Luther King , evoluiu através de Malcolm-X assumindo uma consistência revolucionária, de ruptura, completa com o sistema capitalista-racista. Mais o preço por lutarem por um país, diferente foi alto, tanto Martin Luther King, como Malcolm X tiveram suas vidas encerradas de maneira trágica. Mesmo com a morte dos principais lideres a comunidade negra não se desanimou e prosseguiu, em sua árdua luta para eliminar o poder racista.


Um legítimo representante de continuidade, desse espírito de liberdade foi a criação do Partido Pantera Negra. Possuindo uma plataforma de fácil entendimento para população negra, o Partido conseguiu penetrar dentro da comunidade, conseguindo assim alçar popularidade e prestigio ao mesmo tempo que se transformava-se em um inimigo publico do Estado norte-americano, que logo tratou, de articular medidas repressivas, para impedir o crescimento da revolução negra.

10 Pontos do programa dos Panteras Negras :










Nenhum comentário: