Macolm X :

Por qualquer Meio Necessário






''Por qualquer meio necessário'' obteve destaque pela primeira vez atráves do intelectual francês Jean Paul Sartre expressão essa utilizada em sua obra dramatúrgica : ''Les Mains Sales'', a onde e narrado, uma história fictícia que envolve a luta de um jovem militante com ideias revolucionárias. Sartre concluiu que a frase, pode ser definida como o uso de todo tipo de táticas para, se alcançar objetivos revindicados o que incluiria o uso da violência em circustâncias extremas.

''Eu não sei inventar mentiras: Eles foram criados em uma sociedade dividida por categorias é classes e cada um de nós herda mentiras quando nascemos. E por recusar a mentira é que vamos abolir as mentiras: Então devemos abolir também a divisão de classes sociais por qualquer meio necessário.''

(Jean Paul Sartre, Les Mains Sales)

Movimento pelos Direiros Civis e opiniões discordantes :

O termo ''Por qualquer meio necessário'' ganhou notoriedade, através de discursos é pronunciamentos feitos por Malcolm X. O líder revolucionário defendia que os negros ao lutar por seus direitos deveriam recorrer a todos metodos possivéis jamais limitando a forma de atuação.

Diferentemente de Malcolm X, Martin Luther King defendia uma militância pacifista de enfrentamento a segregação racial o pastor Batista rejeitando assim abertamente o uso da violência pois a considerava algo profundamente anti-cristão. Martin Luther King se inspirava no paficismo defendido pelo líder Indiano Mahatma Gandhi que era visto como um bom exemplo de líder que conseguiu mobilizar as massas, sem recorrer ao uso da força violenta. Para Luther King o uso da violência teria um efeito catastrófico na luta anti-racista, pois serviria para contribuir ainda mais para aumentar o odio racial favorecendo para uma maior divisão entre negros é brancos.

A opção mais sensata é correta seria agir por estrategias de desobediência civil de carater não-violento como passeatas, boicotes é greves Martin Luther King declarou que:"A violência cria mais problemas sociais do que os que resolve." seus esforços pela paz tiveram tanta repercusão que em 1964 ele foi laureado como o Premio Nobel da Paz sendo a mais jovem pessoa a conquistar esse prêmio internacional . Comprometido com ideiais de não-violência Martin Luther King foi um aspero critico da guerra do Vietnam condendando o conflito. Apesar de ser um pacifista incondicional Martin Luther King foi covardimente assassinado por em 4 de abril de 1968 no estado do Alabama.

Apoio póstumo :

Mesmo após ser morto sua ideologia pacifica continuou a ser ativa é prestigiada através da Conferência da Liderança Cristã do Sul organização fundada pelo próprio Martin luther King em 1957 que reunia igrejas é outras lideranças negras na luta pela integração racial. Desde de 1986 a data do assassinado de Martin Luther King e feriado nacional nos EUA.

Apologia a autodefesa armada :

Em contrapartida as ideias pacifistas, Malcolm X militante de formação islâmica defendia a resistência armada. Para malcolm X ,os brancos racistas sempre se utilizaram da violência para coibir a população negra. Dessa maneira seria haveria a necessidade de se preparar para lutar ''Por qualquer meio necessario'' e conquistar os objetivos revindicados de todas a formas um questionamento que ele usou foi : '' Por que neste país é legal e aceitavél que os homens brancos estejas armados até os dentes praticando atos de violência contra negros pobres? Porém quando estes mesmo negros pobres cansados de serem violentados passam a portar uma arma com o objetivo de defender suas vidas, suas famílias é suas próprias comunidades eles são considerados criminosos perigosos pelo governo?

O legado :


O conceito de ''Por qualquer meio necesssario'' sintetizou a filosofia de ação de Malcolm X e direcionou sua conduta de enfrentamento ao, racismo Norte-americano representado através dos orgãos de repressão do Estado (polícia) de grupos organizados como a Ku klux Klan (organização responsavél pelo assassinato do pai de malcolm X), na sua percepção o racismo só poderia ser combatido com violência, pois o racismo, exerce uma dominação violenta de um grupo sobre o outro. Em 21 de fevereiro de 1965 Malcolm-x é morto a tiros quando se preparava para fazer um discurso no bairro do Harlem. Porém as ideías lançados por ele acabariam resultando na estruturação do movimento BLACK POWER o intelectual é milintate Stokely Carmichael teve em Malcolm X a maior inspiração para a formatação de seu pensamento revolucionário outros que também se inspiraram diretamente no conceito de ''Por qualquer meio necessario'' foram os Panteras Negras, que defendia em seu programa político a direito a auto-defesa.




Malcolm X Por qualquer Meio Necessário :











Nenhum comentário: