Grande Nelson Mandela!




Há exatos 20 anos Nelson Rolihlahla Mandela, era libertado de seu cárcere. Durante agonizantes 28 anos este revolucionário da liberdade, teve seu corpo aprisionado por um dos mais abomináveis regimes racistas já existentes na face da terra. Devido a sua esperança, perseverança e resistência Mandela ser tornou um símbolo mundial na luta contra o racismo.

Nelson Mandela eterno lutador em defesa dos oprimidos, que colocou sua vida a serviço de uma missão extraordinária. Seu nome impossivelmente desaparecerá, da história pois sua incrivél, trajetória sempre ficará na mente de todos os amantes da igualdade, liberdade e da paz.

Em toda sua jornada de luta pelo bem, Nelson Mandela enfrentou, as mais terrivéis adversidades, encontrou situações de extremo perigo e ameaça, tudo isso sem jamais esmorrecer ou mostrar fraqueza frente ao inimigo racista.

Como Advogado soube defender com primazia, os interesses dos negros que exigiam emancipação. Como líder político comandou o CNA (Congresso Nacional Africano), o partido revolucionário das massas populares Sulafricanas. Como comandante conduziu, o Umkhonto we Sizwe (a Lança da Nação) o braço armado da revolução em uma heróica luta guerrilheira contra o brutal e sanguinário Apartheid. Como Africano, Mandela compreendeu a importância de se ignorar diferenças étnicas e tribais, e priorizar o combate ao verdadeiro opressor o colonizador branco Europeu responsável por impor o julgo racista e violento que negou ao povo negro o inalienável, direito a liberdade.

Em todas as fases de sua vida Nelson Mandela sempre demonstrou sua coragem inabalável, se colocando em um posição de guia, para todos aqueles que estavam dispostos a serem livres nem mesmo as grades da prisão de Robben Island conseguiram deter seus sonhos. Por todos estes motivos, Nelson Rolihlahla Mandela é e sempre será um exemplo uma fonte de inspiração e força.




Referências


Declarações :

Uma boa cabeça e um bom coração são sempre uma combinação formidável.

A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo.



Eu sonho com uma África que está em paz consigo mesma.


Eu sonho com a realização da unidade de África, onde seus líderes combinam nos seus esforços para resolver os problemas deste continente.



O bravo não é quem não sente medo, mas quem vence esse medo.

"Nosso grande medo não é o de que sejamos incapazes.
Nosso maior medo é que sejamos poderosos além da medida. É nossa luz, não nossa escuridão, que mais nos amedronta.

Nos perguntamos: "Quem sou eu para ser brilhante, atraente, talentoso e incrível?" Na verdade, quem é você para não ser tudo isso?...Bancar o pequeno não ajuda o mundo. Não há nada de brilhante em encolher-se para que as outras pessoas não se sintam inseguras em torno de você.
E à medida que deixamos nossa própria luz brilhar, inconscientemente damos às outras pessoas permissão para fazer o mesmo".

(Discurso de posse, em 1994)


Sonho com o dia em que todos levantar-se-ão e compreenderão que foram feitos para viverem como irmãos.

Nascemos para manifestar
a glória do Universo que está dentro de nós.
Não está apenas em um de nós: está em todos nós.
E conforme deixamos nossa própria luz brilhar,
inconscientemente damos às outras pessoas
permissão para fazer o mesmo.
E conforme nos libertamos do nosso medo,
nossa presença, automaticamente, libera os outros.


Nosso medo mais profundo não é que sejamos inadequados. Nosso medo mais profundo é que sejamos poderosos demais. É nossa sabedoria, não nossa ignorância, o que mais nos apavora. Perguntamo-nos: 'Quem sou eu para ser brilhante, belo, talentoso, fabuloso?' Na verdade, por que você não seria? Você é um filho de Deus. Seu medo não serve ao mundo. Não há nada de iluminado em se diminuir para que outras pessoas não se sintam inseguras perto de você. Nascemos para expressar a glória de Deus que há em nós. Ela não está em apenas alguns de nós; está em todas as pessoas. E quando deixamos que essa nossa luz brilhe, inconscientemente permitimos que outras pessoas façam o mesmo. Quando nos libertamos de nosso medo, nossa presença automaticamente liberta as outras pessoas.



BONDADE
Ninguém nasce odiando outra pessoa
pela cor de sua pele,
ou por sua origem, ou sua religião.
Para odiar, as pessoas precisam aprender,
e se elas aprendem a odiar,
podem ser ensinadas a amar,
pois o amor chega mais naturalmente
ao coração humano do que o seu oposto.
A bondade humana é uma chama que pode ser oculta,
jamais extinta.

"Democracia com fome, sem educação e saúde para a maioria, é uma concha vazia."


"A luta é minha vida."


"Cultivo minha própria liberdade carinhosamente, mas cuido ainda mais da nossa liberdade. Tantos têm morrido desde que deixei a prisão. Tantos têm sofrido pelo amor à liberdade. Devo isso às suas viúvas, aos seus órfãos, às suas mães e aos seus pais, que enlutaram e sofreram por eles."

"Deixe a liberdade reinar. O sol nunca brilha tão glorioso como diante de uma conquista humana."

Site :

A Fundação Nelson Mandela através do Centro de Memória e Diálogo contribui para a construção de uma sociedade justa, promovendo os valores, visão e trabalho de Nelson Mandela.


http://www.nelsonmandela.org/index.php


Livro :

LONG ROAD freedom (Longo Caminho para Liberdade)

Longo Caminho para a Liberdade é a sua comovente e estimulante autobiografia, um livro que merece um lugar ao lado das memórias mais prestigiadas das grandes figuras da História. Pela primeira vez, Nelson Rolihlahla Mandela conta a história extraordinária da sua vida – uma narrativa épica de luta, contrariedades, esperança renovada e triunfo final que era, até este momento, praticamente desconhecida.












Filmes:

Mandela - Luta pela Liberdade :

A história real de Nelson Mandela, no período de 20 anos que ficou preso, contada através das memórias de um guarda de prisão racista que teve sua vida completamente alterada pela convivência com o líder da África do Sul.







Invictus é um filme do gênero drama dirigido por Clint Eastwood baseado na vida de Nelson Mandela, com foco principal na Copa do Mundo de Rugby de 1995 na África do Sul. A produção com direção de Clint Eastwood traz como elenco principal Morgan Freeman (Nelson Mandela) e Matt Damon(Francois Pienaar).



Homenagens :























Nenhum comentário: