Nelson Mandela não foi o único!

Mesmo pelo pesar da notícia o Madiba está morto. Há mídia mundial, trata logo de exaltar características que consideram magníficas em Nelson Mandela, seu caráter reconciliador não revanchista, um apologista da universal da paz. São atributos sempre ressaltados em todas as matérias a respeito de Mandela.

Para esses jornalistas o fim do apartheid se deve exclusivamente como uma desfecho bem negociado entre Nelson Mandela é Frederik de Klerk. Ignorando o sangue africano vertido na luta armada empregada.


O que muito a mídia ignora são os outros combatentes que tombaram lutando contra o apartheid. Um dos principais militantes ''esquecidos'' foi Robert Sobukwe, fundador e líder de uma das principais organizações a oferecer resistência ao regime boer o Congresso Pan-africanista de Azania (PAC), inicialmente conhecido por Congresso Pan-africanista.

O PAC recorreu a métodos de luta armada, criando uma organização guerrilheira apêndice o Exército Popular de Libertação de Azania (APLA). Muitos integrantes do PAC foram presos é executados. Robert Sobukwe que coincidentemente nasceu em um 5 de dezembro, foi preso, torturado e morreu nas masmorras do apartheid em 1978. O PAC sobreviveu a repressão do apartheid e ainda continua na ativa na África do Sul.






Kassan 06/12/2013

Nenhum comentário: