Fred Hampton, revolução nunca morre!


Fred Hampton foi à principal liderança do Partido Pantera Negra, na cidade de Chicago, Estado do Illinois. Militante destacado pela energia com que promovia ideias revolucionárias é como também as colocava em prática. Teve uma vida curta, porém tempo suficiente para ser devidamente reconhecido como um mártir. Traído por alguém que considerada companheiro de partido e morto covardemente por forças policiais.

Fred Hampton foi um estrategista político capaz de estender ao Partido Pantera Negra um arco de alianças com outros grupos militantes fora da comunidade negra, igualmente oprimidos pelo establishment estadunidense, especialmente a comunidade latina. Uma face jovial de uma América negra em raiva que conscientemente se insurgia contra a opressão racista e classista. Foi ativista, orador, organizador, reunia todas as características positivas de alguém a batalhar arduamente pelo povo, tudo isso mantendo um charme carismático que magnetizava as pessoas.

O assassinato de Fred Hampton é considerado uma verdadeira declaração de guerra por parte do Estado reacionário contra os Panteras Negras e também contra todas as organizações radicais políticas existentes na época. Matá-lo foi parte da operação do COINTELPRO (Programa de Contra-inteligência), desenvolvido pelo FBI (Federal Bureau of Investigation) para exterminar, inibir e neutralizar tudo que fosse considerado perigoso a "segurança interna" dos Estados Unidos. Após a morte Hampton foi intensificado a repressão sobre os quadro do Partido Pantera Negra, levando a morte ou a prisão outras dezenas de integrantes.  

Nascido em 30 de agosto de 1948, em 4 de dezembro de 1969 foi dopado por William O'Neal, um infiltrado entre os Panteras Negras que colaborava com a polícia. Invadido o apartamento Fred Hampton sobre o efeito das drogas não teve tempo para reagir, sendo morto a tiros, juntamente com ele outro Pantera Negra, também foi executado pelos agentes da repressão Mark Clark, também estava no apartamento na hora do duplo homicídio a namorada de Hampton, Deborah Johnson (agora conhecido como Akua Njeri) estava grávida e presenciou toda a ação de extermínio. O filho do casal batizado de Fred Hampton Jr. nasceria poucos dias após a morte do pai em 29 de dezembro. Com a coordenação direta do FBI, o objetivo da polícia era muito maior, era aniquilar toda a cúpula do Partido Pantera Negra da cidade de Chicago, conforme comprova a declaração de Gregg Iorque, agente especial do FBI, envolvido na operação:

"Esperávamos cerca de vinte panteras estarem no apartamento quando a polícia invadiu o local. Apenas dois desses criolos foram mortos, Fred Hampton e Mark Clark."

Durante 21 anos seguiu uma lei própria de todo autêntico revolucionário, a lei de "Servir o povo de todo coração". 




Segue abaixo uma eloquente demonstração política de pleno amor feita pelo próprio Fred Hampton para com o povo. Uma lição histórica.

Eu nasci em uma comunidade burguesa e tive algumas das melhores coisas da vida, mas eu achei que havia mais pessoas famintas do que havia pessoas comendo, mais pessoas que não tinham roupas que tinham roupas. Então eu decidi que eu não iria parar de fazer o que estou fazendo até que todas as pessoas estivessem livres.

Nós vamos ter que fazer mais do que falar. Nós vamos ter que fazer mais do que ouvir. Nós vamos ter que fazer mais do que aprender. Nós vamos ter que começar a praticar e isso é muito difícil. Estamos vai ter que começar a ficar lá fora, com as pessoas e isso é difícil. Às vezes pensamos que somos melhores do que as pessoas, por isso evitamos um monte de trabalho duro.

Você não combater fogo com fogo. Você combater o fogo com água. Estamos racismo luta vai com solidariedade. Nós não somos o capitalismo luta vai com o capitalismo Preto. Estamos capitalismo luta vai com o socialismo. Socialismo é o povo. Se você tem medo do socialismo, você tem medo de si mesmo.

Sem educação, as pessoas vão aceitar qualquer coisa. Sem educação, o que você vai ter é neocolonialismo em vez do colonialismo como você tem agora. Sem educação, as pessoas não sabem por que elas estão fazendo o que estão fazendo, você sabe o que eu quero dizer? Você pode ter pessoas envolvidas em um movimento emocionalista, pode levá-las porque elas são pobres e elas querem alguma coisa e, em seguida, se elas não estão educadas, elas querem mais e antes que você perceba, nós temos um imperialismo Negro.


Você tem que entender que as pessoas têm de pagar o preço da paz. Se você se atreve a lutar, você se atreve a ganhar. Se você não se atrevem a lutar, então você não merece ganhar. Deixe-me dizer: paz para você, se você estiver disposto a lutar por ela.

Nada é mais importante do que parar o fascismo, porque o fascismo vai nos parar. Nós não odiamos as pessoas brancas. Odiamos o opressor, seja ele branco, preto, marrom ou amarelo. Vamos trabalhar com qualquer um, se aglutinam com qualquer pessoa que tenha revolução em sua mente. Mas qualquer um que entra em nossa comunidade e configura qualquer coisa que não atende às necessidades das massas, vou agarrá-lo pelo pescoço e bater aquele homem até a morte com um papel de Pantera Negra.

Eu vou fazer o meu trabalho e eu acredito que eu nasci para não morrer em um acidente de carro. Eu não acredito que eu vou morrer escorregando por um pedaço de gelo. Eu não acredito que eu nasci para morrer por causa de um coração mau. Eu não acredito que eu nasci para morrer de câncer de pulmão. Acredito que vou ser capaz de fazer o que eu vim fazer. Acredito que vou ser capaz de morrer voluntariamente pelo povo. Acredito que serei capaz de morrer como revolucionário na luta revolucionária internacional do proletariado. E eu espero que cada um de vocês seja capaz de viver nela. Eu penso nas lutas que estão por vir. Por que não viver para o povo? Por que não viver para a luta? Por que não morrer na luta?

Se você não vai fazer nenhum ato revolucionário, pode esquecer-se de mim. Eu não me quero em sua mente se você não está indo trabalhar para o povo. Eu não poderia estar de volta. Eu poderia estar na cadeia. Eu poderia estar em qualquer lugar. Mas você pode acreditar que as últimas palavras em meus lábios serão eu sou um revolucionário."





Kassan 04/12/2013 

Nenhum comentário: