Nascimento de Malcolm X

Existiram ao longo do tempo uma categoria de indivíduos que são essencialmente grandes vultos característicos do período em que vivem, conseguem se destacar, serem especiais naquilo que fazem. Exatamente essa categoria de indivíduos são fundamentalmente importantes para a história. Mas também existiram outra categoria de indivíduos, são aqueles que deram suas vidas na luta por mudanças nos períodos em que viveram, há esses indivíduos devemos eternizar.  

Nesse 19 de maio com toda honradez que a memória dos justos possui, podemos classificar nessa categoria de indivíduos imortais, de contribuição inestimável, o nome de Malcolm X a história. Seu valor impagável excede as demarcações de distância, tempo.


Sobre Malcolm X se pode questionar de onde provém tamanha importância, e por quê?
Resumindo todas as perguntas sobre Malcolm X, pode se afirmar: ele foi o mais importante líder da comunidade negra dos Estados Unidos do século XX!


E o Rev. Martin Luther King? Sobre os dois não se trata de uma competição de popularidade, mas sim de conceito, de impacto ideológico. Atualmente Martin Luther King e reverenciado como o grande líder do movimento pelos direitos civis, um homem a qual e dada uma série de honrarias de Estado, data de nascimento como feriado nacional, até estátuas públicas.  Malcolm X, percorreu o caminho inverso, não se tornou o ídolo adorado pelas massas como um “pop star”.

E qual fato seria o responsável por esse tratamento diferenciado entre os dois líderes? Martin Luther King foi e continua sendo uma figura mais fácil de administrar, ao falar de Luther King sempre imagem advém à imagem da figura conciliadora, ordeira, pacífica, “limpa” de ódio, portanto reunidos essas características o torna mais suscetível a ser eleito como formato mais adequado de liderança negra pelo sistema dominante. Em contraposição Malcolm X por sua radicalidade em suas posições não pode ser absorvido pelo sistema. Seu caráter direto não permite contornos de significados de suas palavras, claro existem as tentativas descabidas em exibir uma imagem domesticada de Malcolm X, todas essas mesmas tentativas se frustram quando se pesquisa a fundo sobre sua trajetória de vida.

Qual motivo leva Malcolm X a ser o líder negro mais importante, pelo espólio que deixou para as massas. Sua inimizade impetuosa que o fez denunciar a estrutura de poder por completo, o coloca em nível maior de inimigo da supremacia branca. Nada de aceitar pequenas concessões (migalhas), que não reparam nem sequer 1 terço dos danos da escravidão, acompanhada pelo capitalismo. Malcolm X em nenhuma fase de sua vida seja ela enquanto membro da Nação do Islã ou após a sua saída, nunca teve apego que igualdade, justiça e acima de tudo liberdade, pudesse ser possível de ser obtida simplesmente pela via da institucionalidade do mesmo Estado que foi o responsável anteriormente por impor a segregação de toda acessibilidade ao bem-estar, desenvolvimento e progresso a comunidade negra. A libertação somente seria obra direta dos próprios oprimidos, não algo que fosse a ser alcançado por ajuda de intermediários oportunistas, ou por confiança cega e simples em tribunais, parlamentos ou em políticos democratas ou republicanos. Nisso reside à importância histórica, permitiu que se formasse um prisma autêntico e libertador para os negros oprimidos. Impossível  não ser uma referência mundial! 


Da infância ao tumulo, lá sempre esteve a enfrentar o câncer do racismo e suas manifestações violentas. Registrado em 19 de maio em um mundo impiedoso, governado por uma lógica opressiva, declaradamente avessa a qualquer igualitarismo, Malcolm X soube ser o fator diferencial, uma luz em meios a treva.

Há de havermos de honrá-lo sempre!


S.KASSAN 19/05/2013 

Nenhum comentário: