Alex Haley


Alexander Murray Palmer Haley nasceu em Ithaca, 11 de agosto de 1921, faleceu em Seattle, 10 de fevereiro de 1992, mundialmente conhecido por Alex Haley foi um escritor é intelectual autêntico é consciente do período de exigências de mudanças que ocorriam na sociedade norte-americana com a população negra partindo a luta em suas reivindicações por direitos civis, políticos, sociais.  Não fazendo por menos, colocou seu talento a contribuir a essa fase importante. Atuando como jornalista, escritor foi reconhecido é premiado por seu trabalho.



Autor de uma fenomenal obra literária: ''Raízes: A Saga de uma família americana'' um romance publicado em 1976 que narra a história de Kunta Kinte, um jovem capturado na África é enviado para ser escravo nos Estados Unidos.  O livro conta os horrores a qual foram obrigados a serem submetidos os africanos durante a escravidão, desde o período de seqüestro no continente africano, passando pela tortuosa viagem nos navios negreiros até chegarem aos EUA onde eram submetidos a jornadas de trabalho forçado sem direito a nada.  O protagonista da história Kunta Kinte resiste ao extremo de suas forças físicas, mentais a todas as sevícias possíveis, negando-se a abdicar-se de sua identidade é da ligação com seu povo é cultura.



Alex Haley usou da história para afirmar ser da linhagem genealógica do clã Kinte. Essa versão foi contestada por algumas pessoas, e também foi acusado de plagiar um livro muito semelhante chamado '' O africano'' escrito por Harold Courlander é do livro ''Jubileu'' de autoria de Walker Margaret Alexander, apesar da polêmica Haley teve sua adaptada para a televisão em formato de série em 1977 que foi sucesso de audiência rendendo-lhe mais sucesso.




Dois fatos marcariam sua vida.  Malcolm X confiou a Alex Haley o direito a redigir sua autobiografia, Malcolm X contou-lhe fatos de sua trajetória de vida da fase da infância, família até o envolvimento com a criminalidade sua conversão ao islã é suas idéias políticas. Em 1965 foi publicado o livro, pouco tempo após o assassinato de Malcolm X, sendo que o próprio por relato contido na autobiografia já informa que sua vida poderia ser interceptada em circunstâncias de suas atividades militantes.


Outro fato que lhe renderia notoriedade foi em 1968 quando entrevistou para revista Playboy, o ex-integrante da Marinha norte-americana George Lincoln Rockwell, fundador é líder do Partido Nazista Americano que apenas concordou em ser entrevistado após Haley garantir não ser judeu. Apesar do clima tenso em que foi feito a entrevista tendo George Lincoln Rockwell mantendo uma arma carregada durante toda a entrevista e por proferir suas crenças racistas, Alex Haley a conduziu mantendo profissionalismo evitando entrar em conflito. Também realizou entrevistas com outras personalidades ao longo de sua fase de jornalista incluído Muhammad Ali, Jim Brown , Johnny Carson, Sammy Davis, Jr., Quincy Jones. 

Durante sua vida, Alex Haley dedicou-se a ser um homem que empregará suas letras em benefício da comunidade afro-diaspórica estadunidense. 



 "O racismo é ensinado em nossa sociedade... Não é automático. Ele é um comportamento aprendido para as pessoas com diferentes características físicas”.

- Alex Haley






Kassan 10/02/2013 

Nenhum comentário: