Figura da Revolução Pan-Africana Mundial.

Em ocorrência dos 101 anos do aniversário de nascimento de Kwame Nkrumah relembremos seu Legado como um modelo de como organizar de forma Pan-africanista revolucionária, a libertação da África da opressão e de nós mesmos, fazendo com que o passo final para a verdadeira liberdade seja dado decididamente. Não só podemos ter acesso aos detalhes de sua prática, como também nos podemos estudá-la através do registro de suas idéias pelos muitos livros é panfletos teóricos escritos pelo próprio Nkrumah. Sendo uma definição de estratégia clara para a aprendizagem e ação. Veja um breve resumo das principais contribuições de Kwame Nkrumah:

Identidade africana:

Quando ao horário de meia-noite bateu em 05 de março de 1957 e então chamada Costa do Ouro mantida em situação sobre a base de um regime colonial se tornou Gana, Nkrumah declarou: "Nós vamos ver que nós criamos a nossa própria personalidade Africana e identidade". Nkrumah disse que ele estava mais inspirado pelas mensagens de Marcus Garvey, como "África para os africanos, em casa e no estrangeiro. Nkrumah continuou a dizer: todas as pessoas de ascendência Africana se vivem na América do Norte ou América do Sul, Caribe, ou em qualquer parte do mundo são africanas e pertencem à nação Africana como um todo.

Nkrumahism: Uma ideologia baseada na cultura Africana:

Sabemos que a sociedade tradicional Africana foi fundada em princípios do igualitarismo. Em seu funcionamento real, no entanto, tinha várias lacunas. Seu impulso humanista, no entanto, é algo que continua a exortar-nos para nossa reconstrução de uma África socialista.

Nosso Objetivo:

Pan-africanismo é a libertação total da África e da unificação sob o socialismo científico. A libertação total e unificação da África sob um Governo todo Africano Socialista deve ser o objetivo primordial de todos os revolucionários negros em todo o mundo. É um objetivo que, quando alcançado, trará a satisfação das aspirações dos africanos e pessoas de ascendência Africana em toda parte. Vai no avanço mesmo tempo, o triunfo da revolução socialista internacional.

Construir um partido de massas Pan-Africano política:

A formação de um partido político que liga todos os territórios libertados e os partidos lutando sob uma ideologia comum vai facilitar o caminho para a unidade continental eventualmente ao mesmo tempo ajudar muito o processo da guerra popular Africana de libertação. Para auxiliar no processo de sua formação, um Comitê Africano de Concertação Política (ACPC em inglês) deve ser criado para atuar como uma ligação entre todas as partes que reconhecem a necessidade urgente de realização de uma luta organizada e unificada contra o colonialismo é o neocolonialismo. Esta comissão seria criada no nível dos Comitês Central dos partidos do governo e dos partidos que lutam, e que constituem a sua consciência política integrada.

O importante papel das mulheres Africanas:

A liberdade e o desenvolvimento da mulher Africana são indispensáveis para a liberdade e emancipação do povo Africano. O grau de consciência revolucionária de um país pode ser medido pela maturidade política de suas mulheres. E na qualidade de organização política. As mulheres em Accra se fazem presentes em grandes quantidades Achimota¹ se tornando graduadas! As mulheres... Devem participar plenamente nos trabalhos de educação e organização política.

Luta de classes e Neo-Colonialismo:

Uma classe é nada mais do que a soma total de indivíduos unidos por determinados interesses, que como uma classe que tentam preservar e proteger. A Revolução Africana é parte integrante da revolução socialista mundial, e assim como a luta de classes é fundamental para os processos revolucionário mundial assim também é fundamental para ser a luta dos trabalhadores e camponeses na África. A essência do Neocolonialismo é o estado, em teoria independente... Mas, na realidade o seu sistema econômico e assim, sua política de político é dirigido de fora.

África deve unir

A independência de nossa [Gana] tem sentido se não está ligado com a libertação total do continente Africano. O conceito de unidade Africano abraça as necessidades fundamentais e características da civilização Africana e ideologia ao mesmo tempo, satisfaz todas as condições necessárias para um avanço econômico acelerado e tecnológico.

1° Política externa e diplomacia... Precisamos de um processo de socialização política que nos permite falar a uma só voz no mundo.

2° Planejamento continental comuns de desenvolvimento econômico e industrial, construção de um mercado comum em uma África toda unida que traria as condições materiais que precisamos para melhorar nossa qualidade de vida coletiva na economia global.

Moeda comum em uma zona monetária e um banco central de emissão, que oriente a economia da África e colocá-la fora do alcance do controle estrangeiro para ser capaz de implementar a uma economia social.

Sistema de defesa comum um sobre-tudo (terra, mar e ar) Comando de Defesa para a África" é necessário para defender a economia social, criaremos.

Palavras de Kwame Nkrumah: Eu acredito fortemente e sinceramente que com a sabedoria enraizada e dignidade, o respeito inato para vidas humanas, a humanidade intensa que é a nossa herança, a raça Africana, unida sob um governo federal, não surgem apenas como um outro mundo para bloco em riqueza e força, mas como uma grande potência cuja grandeza é indestrutível porque ela é construída não sobre a inveja, medo e desconfiança, nem as custa dos outros, mas fundada na esperança, confiança, amizade e direcionado para o bem de todos da humanidade.

A necessidade de socialismo

Baseado em um princípio simples: de cada um segundo sua capacidade, a cada um segundo suas necessidades. O socialismo na África introduz uma nova síntese social em que a tecnologia moderna é reconciliada com os valores humanos, em que a sociedade técnica avançada é realizada sem os malefícios sociais e cismas profundos da sociedade industrial capitalista Devemos medir nosso progresso pela melhoria da saúde do nosso povo, pelo número de crianças na escola, e pela qualidade da sua educação; pela disponibilidade de água e eletricidade nas nossas cidades e aldeias, e pela felicidade que o nosso povo em ser capaz de gerir seus próprios assuntos. O bem-estar do nosso povo é o nosso orgulho, e é por isso que o meu governo vai pedir para ser julgado.

Industrializar a África

O essencial da máquina industrial, a única que pode quebrar o círculo vicioso da pobreza da África, só pode ser construída em uma base grande o suficiente para fazer uma descolagem real, como previsto em uma escala continental.

Solidariedade internacional

Fortalecimento da solidariedade afro-asiática. Organização sobre o espírito proposto pela conferência de Bandung já está em andamento. Para isso, devemos buscar a adesão de forma cada vez mais formal de nossos irmãos latino-americanos. Temos apoio do crescente setor socialista do mundo.

Israel Sionista

Acordos de Casablanca, em janeiro de 1961 (assinado por Kwame Nkrumah como o Presidente do Gana) condenou Israel como um instrumento a serviço do imperialismo e neo-colonialismo, não só no Oriente Médio, mas também na África e na Ásia.

O Povo em Gana relembra carinhosamente e com muito respeito de seu maior líder.

















O governo de Kwame Nkrumah foi derrubado em 1966 através de um golpe cometido por militares apoiados pelo Reino Unido é Estados Unidos. Conforme alguns documentos da época revelados atestam a participação de elementos ligados ao serviço de inteligência norte-americano a CIA nos preparativos de planejamento e execução do golpe. No momento do golpe Nkrumah estava em visita oficial a Hanói capital da República Democrática do Vietnam também conhecido pelo Vietnam do Norte que tinha como seu grande líder Ho Chi Minh. A deposição do regime comandado por Kwame Nkrumah foi um dos duros golpes proferidos pela contrarrevolução africana encabeçada pelo neocolonialismo.



Nota:

¹ Escola de Achimota fundada em 1920 por Sir Frederick Gordon Guggisberg então na época governador da colônia da Costa do Ouro. O objetivo com a criação da instituição de ensino era formar quadros para uma elite que pudesse manter as relações de cooperação com o imperialismo. Mas em Achimota ingressam inúmeros estudantes com pensamentos anticolonialistas. O próprio Kwame Nkrumah foi um aluno da Achimota assim como demais alguns outros lideres africanos também receberam educação em Achimota como, por exemplo, Robert Mugabe. Com o advento da declaração de independência e criação de Gana os objetivos da Achimota foram alterados para funcionarem de acordo com os interesses do novo regime. Mas a meta de formar quadros capacitados permaneceu como função da instituição. Os alunos de ambos os sexos que estudam na Achimota são conhecidos pelo nome de ‘’AKORA’’.

Kassan 21/09/2011



Nenhum comentário: