SAUDAÇÕES AO PARTIDO PANTERA NEGRA





Nesse artigo eu mostrarei os motivos que me levam a admirar de forma tão profunda Panteras Negras. Eu tinha aproximadamente 15 anos quando passei a ter conhecimento a respeito da história do Black Panther Party for Self-Defense. De início fiquei impressionado, pela postura revolucionária adotada pelos membros dessa organização política, me surpreendeu a forma como eles lutavam, os Black Panthers romperam com os limites impostos pela realidade opressiva é tiveram a coragem, determinação é ousadia de lutarem pela construção de uma nova sociedade. Os Panteras Negras foram revolucionários impestuosos, que apesar das limitações, perseguições é do curto período de ação conseguiram abalar a estrutura de poder racista existente nos Eua. O Partido Pantera Negra existiu nos Estados Unidos, mais o espólio revolucionário por ele deixado deve ser admirado, reconhecido é respeitado por todos os negros do mundo que estejam comprometidos em lutar pela transformação social. O fato de se acreditar em líderes é movimentos revolucionários do passado não demonstra, um sinal de anacronismo, é sim de compromisso. Deve sim existir uma saúdavel admiração, mais que não deve ser transformada em um culto ufanista, os Panteras não foram perfeitos e cometeram, erros é falhas mais isso não os desqualifica como genuínos revolucionários do povo. O fato é que a perspectiva de inércia criada pela Pós-modernidade deve ser ignorada, enquanto houver uma situação desagrável e contrária a liberdade e ao bem-estar é preciso lutar. Enquanto a miséria, exploração, opressão é pobreza continuarem a limitar a existência do povo negro a crença na revolução não deve ser abandonada. Por isso não é tolice a afirmação : Partido Pantera Negra é eterno!









O COMEÇO DE TUDO






Eu estudei e continuo a estudar a história marcante deixada pelos Panteras Negras, isso faz com que eu tenha por este movimento um profundo sentimento de fascinação. Absolutamente tudo que havia no Partido Pantera Negra, eu aprecio desde a ideologia de luta, ao discurso enérgico, a postura de enfrentamento ao sistema, me atrai também a estética os cabelos mantidos grandes como forma de afirmação de orgulho o vestuário que passava a idéia de unidade, apesar de não ter vivido naquela época me impressiona a idéia de negros revolucionários lutando efetivamente contra a opressão. Os Panteras Negras assim como o grande Malcolm-X foram determinantes na formação de minha mentalidade política.



































____________________________________________________________________
Até passar a conheçer o exemplo, desse partido a minha percepção de luta contra o racismo era limitada é deficiente eu não conseguia entender que o racismo era algo instriseco ao capitalismo na minha prematura é alienada avaliação eu considera o racismo em si como uma espécie de ‘‘erro’’ moral um desvio de caráter de pessoas ‘‘maldosas.’’ Acreditava em idéias inocentes do tipo ‘‘Somos todos filhos de Deus criados iguais.’’ ‘‘ Racismo é burrice.’’ Para mim o racismo poderia ser resolvido através de duas formas a primeira por meio da reeducação dos indivíduos racistas mostrando a essas pessoas que ‘‘o racismo não compensa mata a alma e envena’’ é a segunda seria feita com a integração compulsória a onde negros é brancos viveriam harmoniosamente, para mim isso seria o suficiente para eliminar o racismo e garantir a igualdade a todos seres humanos.










































__________________________________________________________


No mesmo tempo em que eu tomava conhecimento sobre os Panteras Negras eu também estudava a trajetória de Malcolm-X, Nelson Mandela, Steve Biko todos esse líderes tinha um fator ideológico que os aproximava além de combaterem o racismo, ambos os líderes também identificavam o sistema capitalista como um pilar de sustentação do racismo ‘‘capitalismo e racismo são as faces de uma mesma moeda’’ era a frase pronunciada por esses comandantes revolucionários.

Os Panteras Negras também agiam sobre essa mesma lógica de pensamento, lutar contra o racismo também significava lutar contra o capitalismo. Essa contribuição dada pelos Panteras Negras me foi arrebentadora e ajudou a definir minha oposição radical ao regime de exploração capitalista.





LÍDERES INSPIRADORES





Huey Newton (1944-1989) : Um dos fundadores da organização foi um símbolo de determinação é força e considerado por muitos como sendo o Pantera Negra mais importante. Huey foi o ministro de defesa do Partido isso fez dele o responsável por erguer a estrutura do partido dando a ele seu conteúdo combativo. Assim como todo verdadeiro revolucionário, Huey Newton foi implacavelmente reprimido, teve sua vida colocada em risco em diversos momentos, se exiliou em Cuba e por uma infelicidade das circunstâncias teve a vida arruinada pelo consumo de drogas foi assassinado em 1989 por um traficante enquanto amargava o ostracismo.







________________________________________________________


Bobby Seale (1936) : Outro fundador do partido um homem de feitos incríveis antes de se unir a Huey Newton, Bobby Seale já tinha experiência no campo do ativismo político, como já possuía instruções de militância após a criação do partido, Bobby Seale foi colocado no posto de presidente. Um dos episódios de maior revelância desse Pantera Negra, em foi durante um julgamento a onde era réu seu comportamento diante o júri foi tão agitado que o juiz mandou amarrar e vetar a boca de Bobby Seale com um pano para que ele não pertuba-se a sessão do julgamento. Apesar do fim do partido, Bobby Seale ainda continua a lutar pela comunidade negra ele inclusive chega a escrever livros com receitas de churrasco é toda renda obtidas com as vendas ele destina a projetos comunitários.





_______________________________________________________________

__
Eldridge Cleaver (1935 - 1998): Com certeza Eldridge Cleaver foi um dos Panteras Negras mais radicais, defensor intransigente da luta armada no período em que esteve no Partido foi o ministro da informação e editor do jornal oficial do partido o ‘‘ Black Panther’’ a vida de militante de Cleaver se iniciou antes da criação do Partido Pantera Negra sua jornada de luta começa ainda na prisão a onde influenciado por Malcolm-X se torna muçulmano membro da Nação do Islã, nesse mesmo tempo de cárcere escreve o livro ‘‘Soul in Ice’’ que foi um manifesto político e também sua autobiografia. Eldridge Cleaver manteve uma grande influência intelectual entre os Panteras, mais Cleaver não se manteve na trajetória revolucionária perseguido pelas autoridades teve que se exilar com sua esposa Kathele Cleaver em países como Argelia,China,Coreia do Norte, França,Vietnã, após retornar para os EUA nos anos 1980 Eldridge Cleaver da uma quinada em sua vida passa a rejeitar as idéias revolucionárias acaba se separando se sua esposa, converte-se ao Mornomismo torna-se dependente de drogas é politicamente passa a ser um ferrenho ativista do Partido Republicano, morreu em 1998 após um ataque cardíaco.




Fred Hampton (1948- 1971) : Um verdadeiro mártir do Partido Pantera Negra, revolucionário que foi covardimente morto pelo governo Norte-americano. Fred Hampton comandou brilhantemente os Panteras Negras em Ilinois. Exercendo uma carismática liderança em pouco tempo Fred Hampton se tornou referência no movimento de libertação negra, seus esforços eram tamanhos que seu nome estava no topo da lista de inimigos do Estado. Em 4 de dezembro de 1969 através de uma ação brutal uma unidade da polícia de Ilinois comandada por agentes do FBI executou Fred Hampton enquanto este dormia sem dar a ele o direito a defesa juntamente com Fred Hampton, Mark Clark outro Pantera Negra seria assassinado na mesma ação. Sua morte seria usada como forma de intimidação para outros Panteras Negras mais a morte de Hampton deve um efeito contrário, ela serviu para inspirar os militantes do partido a reforçarem o compromisso com a revolução.




George Jackson( 1941-19710) : Como esse mesmo Pantera Negra afirmou em toda a sua vida ele nunca teve um dia de paz, apenas lendo alguns parágrafos de sua biografia logo se percebe que George Jackson desde sua infância foi exposto as mais árduas situações. Aos 18 anos foi preso por roubar 70 dólares de um posto de gasolina julgado foi condenado a passar 1 ano mais esse tempo foi estendido por mais de 11 anos. Durante sua estadia na prisão George Jackson ajudaria a criar a Black Familly Guerrilla um grupo dedicado a organizar a luta dos negros no sistema carcerário. Enquanto ainda esteve preso escreveu o livro ''Soledad Brothers'' a onde expoêm suas experiências, é suas visões do efeito do racismo nas prisões, o livro foi dedicado a dois prisioneiros negros que formam mortos por guardas brancos na prisão de San Quentin. Faltando apenas um dia para ser libertado George Jackson lidera uma rebelião em San Quentin o que o levaria a ser morto a mando do Estado que temia o risco de sua liberação.

______________________________________________________




Stokely Carmichael (1941- 1998): A verdade é que Stokely Carmichael também conhecido por Kwame Ture já havia dado início a seu radicalismo revolucionário anteriormente ao surgimento dos Panteras Negras enquanto era presidente da SNCC ( Student Nonviolent Coordinating Committee), organização estudantil negra que posteriomente se fundiria aos Panteras Negras. Stokely Carmichael despontou como uma liderança empolgante que por suas idéias extremas chegaram a desagradar o Pastor Martin Luther King. Stokely foi o principal responsável por afirmar a expressão ‘‘Black Power’’ usada para definir seu pensamento agressivo de luta contra o racismo que incluiam até o uso da violência essa expressão também foi nome de seu livro, a onde ele incitava os negros a lutarem pela revolução, aceitando o convite feito por Huey Newton é Bobby Seale ele seria o presidente de honra do partido mais devido a divergência, ele abandoraria o partido principalmente por causa de sua rejeição a formação de alianças que os Panteras Negras mantinham com organizações compostas por militantes brancos. Stokely Carmichael iria para exílio na África mudaria o seu nome para Kwame Ture em homenagem a dois grandes líderes revolucionários africanos Kwame Nkrumah é Sekú Ture. Stokely Carmichael- Kwame Ture passaria a viver em Gana a onde se tornaria um dos maiores teóricos do movimento Pan-africanista. Morreu em 1998 vitimado por um cancêr na próstata.









Kathleen Cleaver (1945) : A maioria das pessoas que cita o nome de uma militante feminina do partido diz o Angela Davis ou Afenir Shakur com certeza ambas tem um destacado valor, mais eu citarei o nome Kathleen Cleaver uma linda é inteligente mulher que atrelou sua vida a libertação negra, se uniu aos Panteras depois de se convencer que o uso da luta não-violenta não tinha efeito esperado Kathleen, se casa com Eldridge Cleaver é seria sua esposa é também mãe de seu filho mais velho e o único do casal, Kathleen Cleaver viveu a seu lado de seu marido durante o exílio, ao retornar para EUA se separa de Eldridge. Cleaver. Após o regresso Kathleen Cleaver fez mestrado em História na universidade de YALE é atualmente continua a manter seu ativismo realizando conferências, palestras. Remover formatação da seleção










________________________________________________________________
Armados contra o sistema



Analisando o movimento criado pelos Panteras Negras e autodefesa outro fato que tambem me surpreendeu foi o uso de armas e o discurso em defesa ao direito a autodefesa armada, em minha ingenuidade política eu não conseguia entender os motivos que levaram os militantes do partido a utilizarem armas de fogos eu reprovava essa postura. O Partido Pantera Negra estava a seguir os passos deixado por Malcolm-X. Por meio de um estudo das condições em que se encontravam os Panteras Negras consegui perceber é entender as motivações que fizeram os Panteras, a promoverem a autodefesa armada, foi necessário manter tal prática armamentista pois as comunidades negras eram alvos constantes da brutal violência exercida pela polícia, seria inocência exigir qualquer tipo de mudança social sem estar preparado para lutar por todos meios possíveis. Na mesma carreira que aceitava o conceito de autodefesa armada entendia também melhor o significado da chamada violência revolucionária que é um legítimo instrumento usado pelos oprimidos em sua luta contra os opressores. Mais os Panteras Negras foram muito mais do que um grupo de negros munidos de armas, a verdadeira revolução que o Partido Pantera Negra planejou não seria simplesmente armada, seria cultural. O partido mostrou para povo negro a importância da auto-estima social, consciência política, do sentimento de comunidade.

____________________________________________________________________



















________________________________________________________________________

All THE PEOPLE POWER!



Outro fato de admirável consideração sobre os Panteras Negras foi a relação que desenvolveram com a comunidade negra. O partido se colocou na posição de prestador de serviço do povo negro ao invés de tentar marcar sua presença por meio da força os Panteras Negras sempre atuaram de maneira a obter o apoio consciente das massas, devido ao abando que as comunidades negras sofriam por parte do poder estatal que se negava em estender serviços sociais básicos, o partido desenvolveu atividades comunitárias que incluiam a distribuição de almoços gratuitos para crianças, criação de centro de assistência médica, promoções de eventos culturais é de lazer é também não se pode esqueçer o trabalho que eles tinham protegendo os bairros da ação truculenta da polícia. O principal instrumento usado pelo partido para ganhar respaldo dentro das comunidades a onde operava foi por meio de um programa dividido em 10 pontos, esse programa era um conjunto de reivindicações sociais para população negra. O programa foi fundamental para dilatação da populariedade do partido. Essa é uma valiosa lição que os Panteras Negras deixaram para o movimento negro atual, a importância em se fazer um trabalho de base junto ao próprio povo não agindo de maneira arrogante é prepotente, sempre dando enfasê a pequenas tarefas cotidianas. Existe uma concepção muito estereotipada do que vem a ser um revolucionário, alguns identificam um revolucionário apenas como um indivíduo armado e uniformizado que trava uma luta armada, contra um sistema opressor. Mas os Panteras Negras nós mostraram que, uma revolução verdadeira só é possível apenas com a participação do povo, não importar o quanto seja politizado um líder, ou radical seja um vanguarda política uma revolução nasce, cresce é vence somente por intermédio de um povo consciente.



Existem perguntas recorrentes a respeito dos motivos que levaram Partido Pantera Negra a ser desmantelado. Por que os Panteras Negras que contavam com apoio popular caíram diante a repressão? Bem há varias explicações as principais são : desentendimentos internos, dissidências, Cointelpro.




Os desentendimentos internos se deram por meio de disputas entre alguns líderes, quanto mais crescia a força do partido também crescia o sentimento de ego de alguns líderes que se viam mais importantes do que outros integrantes do partido. A ambição pelo comando levou a discórdia que resultou na ausência de uma direção clara em busca de objetivos. Na falta de uma coordernação a tendência foi a queda da capacidade revolucionário do partido. Mais isso não é um caso excluviso dos Panteras, durante uma processo de luta revolucionária é comum acontecerem divergências políticas a guerrilha no Brasil é um exemplo, a onde brigas e mais brigas impossibilitaram o prosseguimento de um movimento vitorioso contra a ditadura.





Dissidências: As evasões do partido foram motivadas principalmente, pela falta de uma de uma pespectiva política revolucionária, de alguns membros que se desmotivaram a lutar de forma radical é que preferiram outras vias para lutar pela comunidade negra. Como já foi dito os desentendimentos provocaram rachas internos a capacidade de atuação do partido foi fragmentada. Um exemplo é de Wesley Cook um ativo membro do partido na Philadelphia jornalista brilhante responsável por editar é distribuir o jornal do partido nas comunidades sua intelectualidade era impressionante, por ser extremamente dedicado a estar a serviço dos oprimidos recebeu a alcunha de ‘‘A voz dos sem voz’’ . Apesar de realizar com eficiência sua tarefa Wesley Cook depois de diversas disputas internas ele abandona o partido deixando uma laguna enorme, casos como de Wesley Cook se repetiram diversas vezes até o fim definitivo da organização. Wesley Cook é o nome original do atual prisioneiro político Mumia Abu Jamal, que se encontra no corredor da morte condenado, devido a suas crenças revolucionárias.


_________________________________________________________




























Cointelpro : O nome do programa de contra-inteligência criado pelo FBI, para analisar, investigar, é neutralizar atividades consideradas radicais é subversivas pelo governo, sua é origem e anterior ao surgimento dos Panteras o Cointelpro foi criado sobre o clima paranóico da guerra fria na luta contra o comunismo. Devido a sua populariedade é objetivos revolucionários os Panteras Negras foram alvos privilegiados da repressão institucionalizada pelo Cointelpro, o diretor do FBI na época John Edgar Hoover considera pessoalmente o Partido Pantera Negra a principal ameaça interna a segurança dos Estados Unidos. Os militantes do partido eram vistos como elementos a serviço do comunismo internacional, aliado dos inimigos externos dos EUA como a China Maoísta , União Soviética é o Vietnã comunista. O Cointelpro agiu criando informações distorcidas a respeito dos Panteras Negras, forjando falsas provas para incriminar líderes, introduzindo informantes, porém a arma mais terrível que o Cointelpro usou contra os Panteras, foi a guerra ‘‘química’’ isto é o próprio Cointelpro foi responsável pela introdução maciça de drogas como cocaína, heroínas nas localidades a onde o partido estava estabelecido, a distruição e o consumo em grandes quantidades de drogas provocou uma degeneração do tecido social das comunidades negras milhares de jovens tiveram as vidas destruídas pelo vício, muitos Panteras Negras se tornaram usuários e acabaram ficando inutilizados para a luta. Os efeitos dessa prática se mantém até os dias atuais a onde as comunidades negras continuam a serem arrassada pela presença do trafíco de drogas.




Algo que deve ser analisado é que apesar de contar com a simpatia da população negra, o partido nunca consegui tornar-se efetivamente uma organização de massa, os números de membros do Partido Pantera Negra nunca foram superior a mais de 8 mil integrantes. Isso é uma quantidade expressiva, mais muito pequena se comparado ao fato que na época em que o partido atuava os Eua tinha uma população negra estimada em cerca de 22 milhões de pessoas.



Passado quase 5 décadas desde o surgimento é desaparecimento dos Panteras Negras, as condições de vida da população negra dos Eua evoluiram positivamente em algumas áreas, mais a desigualdade social em relação aos brancos ainda permanece ativa e continua a ser uma marca profunda de divisão, o movimento negro Norte-americano, continua a ser operante apesar de não mais agir sobre a mesma retórica revolucionária do passado. A verdade é que a eleição do Democrata Barack Obama teve mais um efeito moral do que político para os negros tendo em vista que desde a subida ao poder de Obama a situação real da comunidade negra não se alterou em nada especialmente no fator econômico. O Partido Pantera Negra continua a gerar sentimentos de nostalgia naqueles que tem se postam contra o racismo e o capitalismo. Uma organização que obteve essa importância histórica ainda continua a ser uma reserva de inspiração.

Nenhum comentário: