A importância dos Movimentos de Resistência

Como já define a frase : ‘‘Quem não Resiste, Rasteja’’ é e sobre esta mesma lógica que se fundamenta os atuais movimentos de resistência social. Deve se entender como movimento de resistência, toda mobilização coletiva destinada a combater um poder abusivo é opressor. Os movimentos de resistência são criados como medidas de proteção e luta de determinados grupos que sofrem um deliberado cerceamento da liberdade.

A formação dos movimentos de resistência está na necessidade de interpelar uma força maior. Estes movimentos se originam, nos mais diversos segmentos sejam eles : artísticos, culturais, filosóficos, nacionais, políticos, raciais, religiosos é sexuais. As características de cada movimento de resistência se diferencia principalmente em relação, aos métodos utilizados alguns tendem a utilizar estratégias pacifistas manifestadas, por intermédio de boicotes, desobediência civil e protesto não violentos. Mais outros movimento de resistência preferem se valer de uma postura mais agressiva de imposição, utilizando-se de meios como a luta armada e de ataques violentos. Sempre que existe um sistema baseado na hierarquia de classe, na exploração econômica continua, é na repressão política é inevitável se impedir o surgimento de um movimento de resistência.


Quando trabalhadores decidem formar um sindicato para melhor defender seus direitos é assim exigir mudanças em suas condições de trabalho, está sendo criado um movimento de resistência. O mesmo ocorre quando um grupo marginalizado, de uma sociedade se auto-organiza para buscar um reconhecimento de suas necessidades, agindo de maneira coordenada para modificar a situação desfavorável. A sociedade civil é uma grande geradora, de inúmeros grupos dedicados a promoção de um movimento de resistência. A globalização capitalista também favoreceu o aparecimento de uma grande leva de movimentos de resistência, todos baseados na propugnação ao modelo de integração econômica que está a ser desenvolvido. Exemplos não faltam é estão presentes é ativos em todas as áreas.

O movimento negro se enquadra bem nesta definição, desde o período da escravidão que os descendentes de africanos vem construindo por meio de seqüências de lutas a criação de uma oposição ao controle racista exercidos pelos brancos os objetivos do movimento negro são direcionados a resistir contra os malefícios provocados pelo racismo nas relações sociais é simultaneamente buscar a transformação do modelo de vivência social que altere as desigualdades existentes.

Outro movimento que possui uma conotação de resistência é o formulado pelas populações indígenas, que foram as mais historicamente prejudicadas, pelo processo de colonização perpetuado, pelas grandes metrópoles os movimentos nativos almejam a instaurações de medidas reparatórias que amenizem é eliminem os danos desenvolvidos por séculos de violência e pobreza imposta.

A questão sexual constitui também movimentos de resistência, as mulheres que lutam contra o assédio produzido pelo machismo, os homossexuais que se opõem a homofobia todos, demarcam seus interesses, resistindo fortemente. A religião tendem a fornecer situações a onde se faz necessário o ato de resistir principalmente, devido as perseguições que algumas religiões sofrem. Atualmente um dos movimentos de resistência que mais tem se desenvolvido é o ecológico, impulsionado na defesa é preservação do meio ambiente.

Existem também, movimentos de resistência que assumem proporções maiores principalmente, aqueles que se formam em países que sofre uma ocupação militar de seu território, feita por uma nação estrangeira. Os movimentos de resistência nacionais, procuram obter força suficiente para conseguir expulsar os invasores é assim libertar seus territórios do domínio externo. Em nações que foram submetidas a regimes coloniais, os processos de emancipação sempre ocorreram após uma sistemática atuação de grupos de resistência.

A história humana é basicamente formada pelo ato antagônico, essa realidade foi desenvolvida no passado, continua há existir no presente é certamente permanecerá no futuro. Os movimentos de resistências desempenham funções fundamentais, nessa época a onde a opressão chega a níveis intoleráveis, pois estes representam alternativas é abrem caminhos diferentes daqueles traçados pelos mandatários que controlam o poder é determinam o funcionamento do sistema.

Nenhum comentário: