Machado de Assis, 106 anos de falecimento do mestre maior da literatura Brasileira!

Se caso for o objetivo ser sucinto em palavras, economizando em um recurso que este homem se fez mestre, podemos simplesmente dizer Joaquim Maria Machado de Assis é o mais importante escritor brasileiro de todos os tempos. Mas isso seria bastante pouco, para toda magnitude de Machado de Assis, mas que seja reinterado algo de  incontestável verdade, o maior gênio da literatura brasileira e com certeza um dos maiores da língua portuguesa, tinha sangue africano nas veias.

Não deixaram de haver inúmeras tentativas ao longo dos anos em ''arianizar'' a imagem de Machado, que além das contribuições escritas, também foi fundador e primeiro presidente da ABL - Academia Brasileira de Letras, imortal da cadeira N°23.

Como cronista, contista, dramaturgo, jornalista, poeta, novelista, romancista e ensaísta é também na posição de testemunha ocular dos fatos da época Machado de Assis conseguiu colocar em sua obra uma perspicaz analise de seu tempo. Esmerou através de seus personagens, os tipos de seres sociais que povoavam da opressora sociedade brasileira a partir da metade do século 19. Através de um viés revolucionário, Machado de Assis criou uma obra em caráter de denúncia cultural é crítica social que iniciou um movimento autêntico, inovador que iniciou uma ruptura com os padrões criativos, construtivos, narrativos ainda colonizados da literatura.

O estilo machadiano transportou para os livros uma inteligente ironia, em especial sobre a abolição da escravidão. Machado de Assis faleceu em 21 de setembro de 1908 aos 69 anos na cidade do Rio de Janeiro, mesma cidade em que nascerá e que lhe servirá de inspiração. E 106 de sua morte, não apagam sua importância e influência que atravessa os séculos e se encontra em fulguroso leito eterno para nunca se perder.




(Imagem poeticamente altera de Machado*)

Romances
Ressurreição - 1872 
A mão e a luva - 1874
Helena - 1876
Iaiá Garcia - 1878
Memórias Póstumas de Brás Cubas - 1881
Quincas Borba - 1891
Dom Casmurro - 1899
Esaú e Jacó - 1904
Memorial de Aires - 1908

Poesia
Crisálidas
Falenas
Americanas
Ocidentais
Poesias completas

Contos
A Carteira
Miss Dollar
O Alienista
Noite de Almirante
O Homem Célebre
Conto da Escola
Uns Braços
A Cartomante
O Enfermeiro
Trio em Lá Menor
Missa do Galo

Teatro
Hoje avental, amanhã luva - 1860
Desencantos - 1861
O caminho da porta, 1863
Quase ministro - 1864
Os deuses de casaca - 1866
Tu, só tu, puro amor - 1880
Lição de botânica – 1906


Kassan 29/09/2014

Nenhum comentário: