Dia da Libertação Africana

Em 15 de abril de 1958, na cidade de Acra, Gana, sobre tutela do primeiro ministro daquele país, Kwame Nkrumah foi organizado a Primeira Conferência dos Estados Independentes da África, reunindo a participação de oito Estados africanos independentes. Além de Gana, estiveram presentes representantes dos governos da Etiópia, Libéria, Líbia, Marrocos, Sudão, Tunísia, República Árabe Unida (que era a federação do Egito e Síria)  também participaram do encontro delegados representando a Frente Nacional da Argélia e a União de Libertação dos Povos camaroneses. Esta conferência foi importante na medida em que representou a primeira Conferência Pan-Africana realizada em solo africano.  A conferência também foi significativa na medida em que representou a necessidade de luta contra o sistema colonialista, que trouxe tanto sofrimento aos povos africanos no decorrer de vários séculos.

A conferência apelou para a fundação do Dia da Liberdade Africana, um dia para marcar a cada ano o progresso para a frente do movimento de libertação, e para simbolizar a determinação dos Povos de África para libertar-se da dominação estrangeira e da exploração. 

Cinco anos mais tarde, após a Primeira Conferência dos Estados independentes, foi organizada uma nova conferência dessa vez realizada em Addis Abeba, capital da Etiópia. Em 25 de maio de 1963, líderes de trinta e dois Estados africanos independentes reuniram-se para formar a Organização da Unidade Africana (OUA).  Até então mais de dois terços do continente tinham alcançado a independência do domínio colonial.  Nesta reunião histórica a data de Dia da Liberdade da África foi alterada de 15 abril  para 25 maio e renomeado para Dia da Libertação Africana. Desde então 25 de maio tornou-se a referência simbólica e pragmática dos objetivos estratégicos e políticos do movimento Pan-africano.

25 de Maio - Dia da Libertação Africana contribuiu para elevar o nível de consciência política e de organização não apenas nas comunidades africanas continentais como também na diáspora africana em todo o mundo. Inspirando inúmeros movimentos revolucionários em África para progredir no combate contra as forças imperialistas.

Apesar da conquista da independência formal, muitos países africanos não romperam totalmente suas relações com as ex-metrópoles e essa continuidade de submissão originou o surgimento do neocolonialismo, que se trata de um modelo de continuidade da dominação estrangeira na política é economia das nações africanas. O neocolonialismo e uma face apurada do imperialismo. Após muitas crises e ineficiência motivada por sabotagens e problemas interno de seus países-membros a Organização da Unidade África foi dissolvida em 2002 em seu lugar foi criado a UA - União Africana um organismo burocrático que não representa as metas do pan-africanismo.







Kassan 25/05/2014

Nenhum comentário: