Os Leões Indomáveis

Conhecidos como ''Leões Indomáveis'' a seleção camaronesa deixou muito á desejar na participação da Copa no Brasil. Porém a história camaronesa no futebol nem sempre foi pífia. No início da década de 90, Camarões despontava como uma referência no continente africano. Na Copa sediada na Itália em 1990, os Leões Indomáveis liderados pelo carismático atacante Roger Milla avançaram até as quartas de final, melhor resultado para uma seleção africana desde o começo da realização do torneio.  

Na Copa seguinte nos Estados Unidos, os camaroneses não conseguiram repetir  a mesma façanha, sendo eliminados na primeira fase como último em sua chave que tinham Brasil, Suécia, Rússia. Dois fatos marcaram a participação camaronesa foi derrota por 6 a 1 contra a  Rússia e também por que Roger Milla nesta mesma partida ter se tornou com 42 anos  o jogador mais velho a marca na história das Copas. Em 1998 na Copa na França um novo revés, terminaram novamente como último no grupo que tinha Áustria, Chile, Itália.


No começo dos anos 2000 uma nova esperança para o futebol em Camarões, surge a revelação  Samuel Eto'o, atacante habilidoso com faro de gol. Em 2000 vencem a Copa Africana de Nações em seguida conquistam derrotando o Brasil a medalha de ouro nas Olimpíadas da Sidney.  Em 2002 veio o bicampeonato na Copa Africana das Nações. Para a Copa  no Japão e Coréia do Sul a expectativa era que os Leões Indomáveis repetissem a campanha surpreendente de 1990, mas novamente ficaram pelo caminho, caíram ainda na primeira fase em um grupo que tinha Arábia Saudita, Irlanda, Alemanha.

Em 2003 durante a Copa das Confederações ocorre uma tragédia, Marc-Vivien Foé sofre uma parada cardíaca em partida contra Colômbia e morre ainda em campo.


Nas eliminatórias para Copa na Alemanha, Camarões recebe uma punição da FIFA que resulta em sua não classificação para a Copa da Alemanha. Motivo para penalização foi que seleção de Camarões usou um uniforme em peça única criado pela PUMA, a FIFA considerou desleal e puniu a seleção com a perda da 6 pontos. O alento ficou para se fortalecer se preparar para fazer uma boa disputa na Copa de 2010 na África do Sul. Classificada para África do Sul, Camarões ficou em um grupo que tinha como adversários Holanda, Japão, Dinamarca. Estreou com derrota diante dos japoneses e acabou eliminado após sucumbir para os dinamarqueses e ainda perderiam para a Holanda.

O fracasso na Copa atual estava anunciado antes mesmo dos jogadores pisarem em solo brasileiro. Houve um acirrado conflito entre os atletas e cartolas da federação nacional do país por causa da premiação, jogadores ameaçaram fazer um boicote e não virem até o Brasil disputar o mundial. Após muita discussão, houve um consenso, outro fator que desestabilizou a equipe foi a divisão interna. Rumores apontam que Samuel Eto'o, 33 anos, foi convocado por imposição política e que não possui bom relacionamento com o técnico Volker Finke e também com outros companheiros de seleção, com dores no joelho Eto'o jogou apenas um jogo e não deve poder decisivo. Outro detalhe na seleção camaronesa e o lateral Benoît Assou-Ekotto que assume que não gosta de futebol e joga única e exclusivamente por dinheiro.

Uma lástima que os Leões Indomáveis se despeçam de forma péssima!



Kassan 23/06/2014

Nenhum comentário: