GLORIOSA VITÓRIA ETÍOPE DA BATALHA DE ADWA!


Batalha de Adwa (também nomeada de Adowa ou Adua) foi travada durante os dias 1 e 2 de março de 1896 entre o exército etíope sob o comando do imperador Menelik II e forças invasoras italianas. Os italianos tinha o objetivo em transformar a Etiópia em uma colônia. A vitória dos etiópes na batalha garantiu a legitimidade da Etiópia como Estado-nação soberano independente. Adwa é uma região montanhosa localizada ao norte do território etíope, as forças italianas lideradas pelo General Oreste Baratieri, apesar de estarem em menor número, dispunha de armamento sofisticado para época, algo que incluía artilharia pesada, o exército etíope não possuía os mesmos recursos bélicos, seus soldados usavam rifles velhos e com pouca eficiência e ainda faltava munição para todos e o comando hierárquico era precário.



Os europeus já tinham através da força bruta submetido o continente africano a dominação colonialista, por tendência já era esperado que a Etiópia fosse vencida e conquistada.  Se apoiando no fato de possuir mais homens, as tropas etíopes lançaram uma ofensiva fulminante sobre os flancos italianos, impondo em pouco tempo uma severa derrota. Na época a vitória de um povo africano sobre europeus, teve uma enorme repercussão não apenas na África e na Europa mas também na diáspora africana, muitos identificaram a Etiópia como um poderoso referencial, o jamaicano Marcus Garvey, usaria a independência etíope para impulsionar o movimento Pan-africanista, o movimento Rastafari também foi diretamente influenciado pelo êxito da Etiópia. 

A ideologia imperialista tinha um componente racista que preconizava que africano-negros eram inferiores e incapazes de vencerem branco-europeus. O triunfo militar etíope demonstrou para os povos africanos a real possibilidade em se derrotar uma horda europeia é consequentemente aplastar o colonialismo do continente. Outros povos não-brancos, também se inspiraram na brava façanha etíope, como o Japão. E entre os dois impérios se formou uma amistosa relação que perduraria por anos. Os italianos nunca esqueceriam o humilhante revés, em 1935 Benito Mussolini ordenou uma nova ofensiva sobre a Etiópia, nessa segunda guerra Ítalo-Etiópe, o exército fascista cometeu vários crimes contra humanidade, usando até armas químicas sobre população civil. A batalha de Adwa é considerada como o primeiro grande marco do processo de lutas emancipatórias que eclodiram na África após a 2° Guerra Mundial.


Kassan 02/03/2014

Nenhum comentário: