O inescrupuloso Idi Amin Dada

Se não fosse a existência de outros nomes a exemplo de: Charles Taylor, Jean-Bédel Bokassa, Jonas Savimbi, Mobutu Sese Seko entre outros... Idi Amin Dada poderia facilmente, estar com o nome no topo da lista de maior facínora africano do século XX. Mesmo assim Idi Amin Dada tem seu nome bem colocado no quesito de ''ditadores'' que disseminaram terror é tirania sobre a África.

Idi Amin Dada e o regime político por ele implementado em Uganda são a perfeita concretização do fascismo em estilo africano. Isso fica ainda mais notável quando o mesmo Amin Dada recorreu ao hitlerismo como fonte para afirmar sua forma de governo. Por astuta conveniência alguns grupos racialistas/revisionistas brancos, ficam usando a imagem de Idi Amin Dada para insuflar a idéia que o sionismo e um inimigo comum a raça branca e negra. Pinóia pura, NUNCA que negros precisaram recorrer às idéias racialistas para identificar a natureza racista do sionismo. Negros devem combater e repudiar todas as correntes de pensamento hostil. Fascismo, Nazismo, racismo, racialismo, sionismo.

Fascista Africano!

Idi Amin Dada reuniu características de atributo fascista. Foi lançado o filme ''O Último Rei da Escócia''que rendeu o Oscar de melhor ator para Forest Whitaker interprete de Idi Amin. Na vida real Idi Amin Dada conseguirá compenetrar uma das mais sanguinárias ditaduras africanas. Em contraste o movimento de libertação que se agigantava no continente africano, Idi Amin Dada foi um irredutível reacionário, não apenas limitou-se a lançar a população de Uganda sobre o efeito de uma brutal opressão, mais como também investiu em agressões beligerantes a países vizinhos, exibindo uma pretensa militarista.

Os povos africanos em consciência é vontade demonstraram um esplêndido espírito de combatividade revolucionária. O sangue africano foi derramado com bravura em batalhas, pela destruição do domínio colonialista. Desse genuíno espírito germinado por severas lutas ergueram-se grandes líderes. Falanges de legítimos filhos nascidos na terra africana pugnaram com os próprias vidas até o último suspiro a defesa da grandiosa revolução libertadora africana. Em rejeito a todo esse movimento Pan-africano se contrapunha figuras lastimáveis serviçais do poder neocolonial tão bem representadas por Idi Amin Dada.

Eis um homem de ação genocida!

Duas mentiras, pelo preço de uma!

Anti-sionista?

Esse estigma que Idi Amin Dada foi um ardoso anti-sionista em si não passa de afirmação enganosa. Durante os primeiros anos de seu governo Uganda manteve estreitas relações com Israel nas aréas comerciais, diplomáticas e militares. Relações essas de tamanha proximidade que faziam de Israel um importante fornecedor de armas para o exército Ugandês. Armamento esse que por sua vez Amin Dada utiliza para pulverizar as forças de oposição, e reprimir a população civil.

As relações entre ambos os países declinou quando em um impulso de ira Idi Amin resolveu expulsar a pequena comunidade judaica do território de Uganda, isso provocou a aversão de Israel. Outro marco que ocorreu entre os dois países foi que em 1976 durante a chamada operação ''Entebbe'' no qual integrantes de forças de elite de Israel adentraram o território de Uganda sem aviso ou permissão e efetuaram a libertação de reféns de um avião seqüestrados por militantes da causa Palestina. Isso desmoralizou Idi Amin Dada que passou a alimentar um discurso anti-sionista por conveniência.

Anti-comunista?

Ao mesmo tempo em que se desmoronou as relações com Israel, Idi Amin Dada necessitava de um novo fornecedor de armamento para seu exército. Sendo assim não pestejenou em procurar uma aliança com a URSS, que passará então a lhe fornecer armas. Idi Amin Dada também criou uma aproximação com a Líbia então governada por Muammar al-Gaddafi. Idi Amin Dada sempre apenas planejou, governou conforme suas necessidades.

Justo fim!

A pressões exercidas pelo terrorismo de Estado acresceram de tal forma que seu o próprio povo, levantou-se em armas e definiu o imediato término do ciclo de carnificinas da qual Idi Amin arquitetou no auge de sua megalomania.

Kassan 30/12/2011

Nenhum comentário: