Oposição rejeita reeleição de Kabila.

Os resultados oficiais deram Presidente Kabila 49% dos votos contra 32% para o veterano líder da oposição, Etienne Tshisekedi, de acordo com resultados divulgados pela comissão eleitoral na última sexta-feira. Os resultados ainda serão ratificados pela Suprema Corte.

Em Kinshasa, houve relatos de policiais disparando munição real e multidões saqueando lojas, um dia depois de as autoridades eleitorais declararem o Presidente Kabila reeleito. De acordo com a BBC, quatro pessoas foram mortas na República Democrática do Congo de capital Kinshasa. A organização Centro Carter disse que os resultados da eleição presidencial de 2011 do Congo não possuem total credibilidade. Integrantes da organização afirmaram que em algumas áreas de pró-Kabila ocorreram taxas impossivelmente de números de eleitores cujo os votos foram direcionados para Kabila.

"Essas e outras observações apontam para má gestão do processo de resultados e compromete a integridade da eleição presidencial", ex-presidente dos EUA Jimmy Carter afirmou em um comunicado.

O Centro Carter instou os atores políticos congoleses e instituições a examinar de perto os resultados e identificar soluções. Tshisekedi, o principal candidato da oposição, chamou os resultados "uma provocação" e disse que ele se declarou vencedor das urnas. Kabila está no poder desde 2001, quando ele assumiu a após o assassinado de seu pai Laurent-Désiré Kabila e foi eleito pela primeira vez em 2006.

Nota de opinião

O maior líder popular da história do Congo foi Patrice Lumumba. Nacionalista convicto lutou para emancipação completa da patria congolesa da rapinagem estrangeira. Sendo assim Lumumba despertou a ira dos neocolonialistas que logo tramaram sua remoção do poder e assassinado.

A escória de traidores sobre a chefatura de Joseph Kasa-Vubu e Mobutu Sese Seko investiu através de um golpe de Estado com apoio da CIA. Patrice Lumumba e capturado e executado. Em 1965 Mobutu assumi o poder após aplicar um novo golpe, iniciando em sequência uma das mais violentas ditaduras do continente africano. Mobutu Sese Seko seria forçado a deixar o poder em 1997 após enfrentar uma violenta guerra civil, as forças guerrilheiras sobre comando de Laurent-Désiré Kabila tomam a capital do país declarando o fim de seu regime.

Os anos prolongados de guerra civil arruinaram o país. Atualmente a República Democrática do Congo esta em uma condição econômica em frangalhos, sendo uma das nações com maior concentração de pessoas abaixo da linha da pobreza da África.

Mesmo após romper com o colonialismo Belga, o Congo não conquistou a efetiva liberdade. O Congo possui um solo riquíssimo em recursos minerais sendo alvo da sanha imperialista. Trustes da área de mineração estão avançando rapidamente para o controle das jazidas no território Congolês, tudo isso sendo possível em circunstância da subserviência a qual a classe dominante Congolesa esta engendrada por uma estrutura neocolonialista.

Centro Carter organização de ''observação'' de processos eleitorais fundada pelo ex-presidente norte-americano Jimmy Carter que tem como objetivo respaldar que os resultados das urnas saia conforme interesses do imperialismo. O mesmo Centro Carter que não detectou anormalidades no plebiscito fraudulento ocorrido para divisão do Sudão, atualmente regozija sobre o resultado da eleição no Congo. O motivo pelo qual a repulsa a reeleição de Kabila se deve ao fato do mesmo estar permitindo uma maior penetração do imperialismo chinês em contramão a imperialismo ''tradicional’’ europeu e estadunidense.

De qualquer forma tanto Kabila quando Etienne Tshisekedi não oferece nenhuma mudança para o povo Congolês. Essa pugna a qual se entrelaçam e para refestelar pelo controle da máquina do Estado.

Kassan 12/11/2011

Nenhum comentário: