O monumento dedicado ao nosso grandioso eterno líder Zumbi dos Palmares, amanheceu pichado na manhã desse domingo (05), na Avenida Presidente Vargas. Os autores dessa ofensa lançaram tinta branca sobre a estátua é escreveram frases de conteúdo racistas é desenharam uma suástica nazista.

Conforme a Secretaria de Conservação e Serviços Públicos, órgão responsável pela manutenção do patrimônio publico já foi providenciado uma limpeza do monumento. Carlos Roberto Osório diretor da secretaria declarou lamentar o fato ocorrido é vai oficializar uma queixa junto a Polícia Civil, a fim encontrar e punir os autores desse vandalismo. Não é a primeira vez que vândalos racistas fazem esse tipo de ação, na véspera da data de comemoração da consciência negra e 2010, a estátua foi alvo de pichações.

Nota

Esse caso reforça aquilo que já havia escrito no artigo “Vamos resistir ao velho fascismo em rosto novo”. Existe sim há articulação de uma extrema direita de vertente racista. Ainda não se comparada com a existente em países como os Estados Unidos, a onde os supremacistas brancos, compõem milícias paramilitares, havidas para iniciar um genocídio contra a população não-branca. Por mais minúsculo que seja enquanto representatividade os sequazes de Hitler no Brasil, são especialistas em lançar achincalhamentos como uma estratégia de perturbação psicológica. Mesmo assim não a porque manter a “guarda baixa”. E preciso responder com envergadura e rigor a cada agressão, provocações ou qualquer tipo de ofensa que ataque a nossa cultura, gente é história.










P.Kassan 05/06/2011

Nenhum comentário: