Bom é breve vídeo para compreensão:








Comentário Complementar:

Esta questão sobre a composição racial da população do antigo Egito é um assunto muito recorrente é bem explorado na obra do Professor Cheikh Anta Diop.


Nascido no território do atual Senegal que foi até o ano de 1954 um extensão do império colonial Francês. Cheikh Anta Diop enquanto jovem parte de sua terra natal para estudar Física pela Universidade de Paris da onde consegue se formar. Mais Cheikh Anta Diop possuía um conhecimento polímata que se estendeu a diversas áreas tais como: Antropologia, economia, história, lingüística é sociologia.

As pesquisas feitas por Cheikh Anta Diop sobre o antigo Egito e posteriomente as exposições de seu resultados, causaram muitas controversias no meio acadêmico. Isso se deve ao fato que Cheikh rompeu com os limites conversadores de analise/investigação que regiam a ação dos estudiosos Europeus que por motivo claros formulavam suas teses a partir dos princípios que lhe eram mais convientes ou apropriados isto é tudo realizado por meio do Eurocentrismo.


Cheikh Anta Diop afirmou e reafirmou em seus escritos, a verdadeira identidade racial do antigo povo egipcio. Como é de se esperar não existe no Brasil uma ampla divulgação das obras desse excelente intelectual salve os pouquissimos textos traduzidos para o português. Certamente as anti-teses que tenta desmanchar o trabalho de Cheikh Anta Diop são levantadas sobre uma rigida oposição ideólogica que variavelmente conduz a um racismo que tenta por todos intermédios aniquilar, ocultar a história egipcia e africana em geral é quanto não consegue lograr exito nessas duas tentativas prefere produzir distorções, chegando assim como produto final a apresentação de uma versão histórica deformada.


Basta constatar atraves das esculturas é pinturas a onde se retrata as caracteristicas de indivíduos negros. Mesmo sobre a coersão feita pelo racismo fica sendo inegável a apagar a presença negra nesta que foi uma das mais explendorosa civilização já existente na história da humanidade.



Esta questão sobre a composição racial da população do antigo Egito é um assunto muito recorrente é bem explorado na obra do Professor Cheikh Anta Diop.


Nascido no território do atual Senegal que foi até o ano de 1960 uma extensão do império colonial Francês. Cheikh Anta Diop enquanto jovem parte de sua terra natal para estudar Física pela Universidade de Paris da onde consegue se formar. Cheikh Anta Diop possuía um conhecimento polímata que se estendeu a diversas áreas tais como: Antropologia, economia, história, lingüística é sociologia.


As pesquisas feitas por Cheikh Anta Diop sobre o antigo Egito e posteriomente as exposições de seu resultados, causaram muitas controvérsias no meio acadêmico. Isso se deve ao fato que Cheikh rompeu com os limites conservadores de analise/investigação que regiam a ação dos estudiosos europeus que por motivo claros formulavam suas teses a partir dos princípios que lhe eram mais convenientes ou apropriados isto é tudo realizado por meio do Eurocentrismo.


Cheikh Anta Diop afirmou e reafirmou em seus escritos, a verdadeira identidade racial do antigo povo egípcio. Como é de se esperar não existe no Brasil uma ampla divulgação das obras desse excelente intelectual salve os pouquissimos textos traduzidos para o português. Certamente as anti-teses que tenta desmanchar o trabalho de Cheikh Anta Diop são levantadas sobre uma rígida oposição ideólogica que variavelmente conduz a um racismo que tenta por todos intermédios aniquilar, ocultar a história egípcia e africana em geral é quanto não consegue lograr êxito nessas duas tentativas prefere produzir distorções, chegando assim como produto final a apresentação de uma versão histórica deformada.


Basta constatar atraves das esculturas é pinturas a onde se retrata as características física de indivíduos negros. Mesmo sobre a coerção feita pelo racismo fica sendo impossível apagar a presença negra nesta que foi uma das mais esplendorosas civilizações já existente na história da humanidade.



Cheikh Anta Diop



P.Kassan 20/12/2010

Nenhum comentário: