.


Feliz Aniversário Malcolm X




19 de maio data de nascimento de um dos homens negros mais importantes do hemisfério ocidental. Em decorrência de sua grandeza imprescindível seu nome jaz em um manto de glória colossal nunca esquecida por seus admiradores. Sua postura de determinação transmitiu e ainda transpassa a capacidade de superação do homem negro diante a opressão racista. Em tempos de farsantes do calibre de Barack Obama se faz necessário, mais do que nunca, homenagear aquele que foi o maior líder revolucionário negro da historia contemporânea dos Estados Unidos, um homem que atrelou, sua existência em defesa da liberdade de nosso povo. Uma vida marcada pela intensa luta pela libertação. Malcolm X aquele que desenvolveu uma liderança abnegada e ao mesmo ousada, assumindo o compromisso de combater a estrutura racista intransigente, que colocava seus irmãos(a) em uma condição de sub-humanidade. Consciente e de espírito de solidário se tornou um exemplo para toda a diáspora africana.







Partidário do Nacionalismo negro preconizou : “Na verdade eu sou um nacionalista negro um lutador da liberdade. O Islã é a minha religião, mas acredito que minha religião é o meu negócio pessoal.... A filosofia econômica do nacionalismo negro significa que devemos possuir e operar e controlar a economia da nossa comunidade.”



Foi um porta-voz da fraternidade Pan-africana afirmou de forma categórica : “Fisicamente os afro-descendentes podem permanecer no Ocidente, lutando por seus direitos constitucionais, mas filosófica e culturalmente precisam desesperadamente votar para África e desenvolver uma unidade ativa na estrutura do pan-africanismo”

Como um ideólogo da Afrocentricidade defendeu a necessidade do auto-conhecimento : “Meus irmãos e irmãs negros, ninguém jamais saberá quem nós somos...até nós sabermos quem somos! Nunca seremos capazes de ir a qualquer lugar, se não soubermos onde estamos.”

Consciente da luta dos outros povos oprimidos pelo racismo condenou o Sionismo responsável, pelo massacre dos Palestino : “O argumento sionista para justificar a ocupação atual de Israel da Palestina árabe não tem qualquer base legal ou inteligente da história.”

Com uma inteligência excepcional contra-atacou seus inimigos e detratores que desejam lançar seu nome em, uma teia de calúnias e mentiras sem fundamento: “Eu não sou racista. Sou contra qualquer forma de racismo e segregação, toda forma de discriminação. Eu acredito em seres humanos, e que todos os seres humanos devem ser respeitados como tal, independentemente da sua cor”.

Através de argumentos lógicos demonstrou, a origem de seus pensamentos : “Eu não acredito em qualquer forma de extremismo injustificado, mas eu acredito que quando um homem é levado a assumir posições extremas, quando um ser humano se torna extremista em defesa da liberdade dos demais seres humanos, não há problema ou mal algum nisto.Por outro lado, quando alguém se diz moderado nas busca pela justiça, aí sim eu diria que esta pessoa está cometendo um pecado.(...) Eu, sem dúvida alguma, me aliarei a todo e qualquer um (independente da cor dessa pessoa) contanto que ela deseje mudar as miseráveis condições que existem hoje sobre a face da terra.”

Se distinguindo das outras lideranças negras de sua época, Malcolm X, se postou como artífice da doutrina de auto-defesa : “Isso não significa que defendo a violência, mas ao mesmo tempo, eu não sou contra o uso da violência em defesa própria. Eu não chamo de violência quando é auto-defesa, eu chamo de inteligência.”

Identificado com os esforços revolucionários dos povos colonizados declarou : “Eu acho que uma análise objetiva dos eventos que estão ocorrendo na Terra hoje, mostram algum tipo de confronto final. Você pode chamá-lo de confronto político, ou mesmo um confronto entre os sistemas econômicos que existem sobre esta terra. Eu acredito que haverá um confronto entre o Oriente e o Ocidente. Creio que há acabará por ser um confronto entre os oprimidos e aqueles que o oprimem. Acredito que haverá um confronto entre aqueles que querem a liberdade, justiça e igualdade para todos e aqueles que querem os sistemas de exploração”.


Liberto da mentalidade machista, propagou o principio de união entre o homem e a mulher negra: “"Linda mulher negra! O homem negro sai por aí dizendo que quer respeito. Pois bem: o homem negro jamais conseguirá respeito de ninguém antes de aprender primeiro a respeitar suas próprias mulheres! O homem negro precisa hoje se levantar e se livrar das fraquezas que lhe foram impostas pelo senhor de escravo branco! O homem negro precisa hoje começar a defender, proteger e respeitar as suas!”

Priorizou a importância dos próprios negros em conduzirem o processo de emancipação: “Como membros de organizações negras geralmente a própria presença dos brancos sutilmente torna as organizações negras automaticamente menos eficazes. Mesmos a presença dos "melhores" homens brancos dificulta a descoberta pelos negros do que precisam e particularmente do que podem fazer... por si mesmos, trabalhando em sua própria espécie, em suas próprias comunidades.”

Refletiu sobre o funcionamento do Establishment Norte-americano em prover o povo negro em liberdade : “A eleição é como uma bala. Você não joga suas cédulas até ver um alvo, e se esse alvo não está no alcance, mantenha seu voto em seu bolso.

Para luta contra o racismo, adotou uma resolução radicalmente contraria ao sistema de exploração do homem pelo homem : “Por que somos nós que devemos fazer os trabalhos mais sujos e ganhar os piores salários? Por que somos nós que devemos fazer os trabalhos mais pesados em troca dos piores salários? Eu lhes digo: nós fazemos isso porque nós temos um sistema podre.Um sistema de capitalista de exploração; um sistema de exploração econômica e política; de humilhação ilimitada, de degradação e discriminação. Eu posso apontar aqui que o colonialismo ou o imperialismo, é o sistema escravista do Ocidente, não é algo que se limita a Inglaterra ou a França ou aos Estados Unidos. O interesse desses países estão em conluio. É um enorme complexo que se combina, e cria o que não é conhecido como apenas como a estrutura de poder americano ou a estrutura do poder francês, mas uma estrutura de poder internacional. Essa estrutura de poder internacional é utilizado para suprimir as massas de pele escura pessoas em todo o mundo e explorá-los de seus recursos naturais


Foi solidário, mais criticou a conduta de Martin Luther King : “Ele ganhou o prêmio Nobel da paz, temos um problema .... Se eu estou seguindo um modo geral, e ele está me levando a uma batalha, o inimigo tende a dar-lhe recompensas ou prêmios, fico desconfiado dele. Especialmente se ele recebe um prêmio de paz antes que a guerra acabasse”.

Não se iludiu com as falsas promessas de justiça oferecidas pelos exploradores e opressores : “Uma xícara de café integrada não é suficiente para pagar quatro séculos de trabalho escravo.”

Não se intimidou com a possibilidade da morte : “Liberdade se você não está pronto para morrer por ela, pode tira-la de seu vocabulário.O preço da liberdade é a morte”.


Para finalizar, não e possível deixar de fora sua principal, frase que norteou sua trajetória : “Nós declaramos nosso direito nesta terra ... para ser um ser humano, para ser respeitado como ser humano, para ser dado o direito de um ser humano nesta sociedade, nesta terra, neste dia, o que pretendemos trazer à existência por todos os meios necessários”.





Malcolm X Eternamente!



Nenhum comentário: