SEGUE MOTIVOS PARA NUNCA SERMOS ''JE SUIS CHARLIE''

Repulsivas são as recentes charges publicadas pelo jornal francês Charlie Hebdo sobre os naufrágios de embarcações clandestinas que levavam africanos para Europa. Com o pretexto de liberdade de expressão esse jornaleco exerce um sádico ato em zombar da morte de centenas de pessoas entre elas mulheres e crianças em condições terríveis em alto-mar. Quando se trata dos 4 chargistas do jornal mortos por radicais islâmicos em janeiro desse ano, houve quase uma obrigatoriedade em nos comovermos e sermos todos ''Je suis Charlie''.

Mas quando 2 mil pessoas foram assassinadas por radicais islâmicos na Nigéria, não houve a mesma repercussão, não teve a mesma comoção. Em março quando houve a queda proposital do avião alemão nos Alpes franceses pelo copiloto onde estavam as charges do Hebdo para fazer escárnio dos mortos?

O que o Charlie Hebdo expõe em forma de desenhos e uma síntese do pensamento dos povos europeus, esses povos que desde que se lançaram em conquistas de colonização estabeleceram uma hierarquização de importâncias de vidas humanas. E o racismo ditando o significado de vidas. No caso as vidas africanas não significam nada para esses racistas sejam eles rudes explícitos ou aqueles que se vestem de democráticos ou progressistas.




KASSAN 25/04/2015

Nenhum comentário: