Yasuke o verdadeiro ''Afro-Samurai''.

Não há registros que aponte corretamente seu local de nascimento, o certo que se sabe e que chegou ao Japão em 1581 como escravo de um jesuíta italiano de nome Alessandro Valignano, religioso responsável por inspecionar missões da Companhia de Jesus na Índia é extremo oriente asiático.

Estando no Japão sua presença causou na população nativa um misto de sensações de dúvida é atração que nunca havia visto um home com suas características. Ele recebe um nome em idioma local Yasuke. Logo a notícia de sua existência chega até o senhor feudal Oda Nobunaga¹ que manifesta desejo de vê-lo pessoalmente para constatar a existência de um homem que tinha a pele totalmente negra.

Em contato com Yasuke, Oda Nobunaga ficou interessado pela força física do africano, solicitando que Valignano o liberasse para servi-lo como homem de armas o religioso aceita o pedido, então o chamado Yasuke passa a ser um vassalo de Oda Nobunaga.


Em 1582  na batalha de Honno-ji Oda Nobunaga foi morto pelas tropas comandadas por Akechi Mitsuhide que era seu general. Yasuke estava presente na batalha mais consegue escapar permanecendo vivo ficando sobre a tutela de Oda Nobutada² filho herdeiro de Oda Nobunaga. Mas Oda Nobutada também morre. 

Sem ter mais a nenhum Daimiô³ a servir Yasuke se dirige a Índia a onde volta a viver com os Jesuítas. Após isso não se verifica mais registros sobre sua vida. Durante a fase em que esteve no Japão não há indícios que tenha tido algum tipo de relacionamento resultando em filhos.



( Obs: Não se trata de Yasuke, no entanto essa foto de origem incerta comprova a existência de pessoas de descendência negra a viverem no Japão. )



Nota:


1 Oda  Nobunaga foi responsável por implementar uma série de inovações militares no Japão. Sendo um dos primeiros comandantes militares a fazer uso de armas de fogo, também foi um excelente estrategista algo que o permitiu se tornar uns dos mais poderosos Daimiô do período Sengoku. É possível ler uma rápida passagem de seu encontro com Yasuke em uma compilação de registros chamada ''Crônicas de Oda Nobunaga'' escrita por antigo subordinado.

2 Oda Nobutada filho mais velho de Nobunaga responsável pela vitória contra o Clã  Takeda. Após Akechi Mitsuhide trair é matar seu pai, Oda Nobutada é cercado no Castelo de Nijo a onde acaba cometendo suicídio.


3 Daimiô é o termo usado para se referir aos senhores feudais que formavam a classe dominante no Japão entre século X a meados do século XIX. Os guerreiros samurais mantinham um pacto de lealdade incondicional com o Daimiô.




Kassan 13/12/2012 

Nenhum comentário: