Eldridge Cleaver da revolução para a  reação!


O assassinato de Malcom X, o exílio de Robert F. Williams, que foi forçado a fugir para Cuba em face do terror combinado entre o FBI e os agentes da justiça sulista, e o exílio do falecido W. E. B. Dubois, que no ocaso de uma vida heróica fez três gestos simbólicos como uma legação final ao seu povo (renunciando à cidadania americana, “regressando à África para tornar-se cidadão de Gana e amaldiçoando o capitalismo enquanto exaltava o comunismo como esperança do futuro) – estes eventos de um lado, e, do outro, a concessão do Prêmio Nobel a Martin Luther King e disseminação de sua imagem como herói internacional, atestando o fato histórico de que os únicos negros americanos a quem permitiu alcançar fama nacional ou internacional foram os fantoches e os lacaios da estrutura do poder branco – e os artistas e atletas.

(ALMA NO EXÍLIO – Eldridge Cleaver, pág. 83)













Sobre a história dos Panteras Negra um fato a qual se pode apontar foi  que a cisão entre Eldridge Cleaver (Ministro da Informação e chefe da secção internacional do movimento) e Huey Newton ( Ministro da Defesa) foi o principal marco de desestabilização do núcleo dirigente do Partido Panteras Negras, como derivação isso ocasionou o processo que levaria a liquidação da organização alguns anos posteriores.



As fricções entre os dois líderes foi resultado de uma etapa da aplicação da tática do COINTELPRO (Programa de Contra-Inteligência) conduzido pelas autoridades de forma a reprimir as atividades revolucionárias dentro da comunidade negra. No campo das idéias, Eldridge Cleaver acabou se chocando frontalmente com Huey Newton, referente ao âmbito estratégico de forma a gerir as ações dentro da comunidade negra. Diante do aumento do cerco repressivo estatal, Cleaver preconizava a transformação dos Panteras Negras em um exército de formação guerrilheira que aplicaria o estratégia de "Guerra Popular Prolongada " conforme proposto por Mao Tsé-Tung. Já Huey Newton e sua facção, acreditavam no seguimento da adoção do programa de 10 pontos de maneira a conquistar o apoio consciente na comunidade negra, fortalecendo dessa forma o movimento contra investidas da junta polícia – FBI, abrindo espaço para a revolução.


Esse antagonismo entre a perspectiva radicalizada de luta armada de Eldridge Cleaver é o reformismo social proposto por Huey Newton, se enraizou na estrutura do partido, minando a coesão militante e contribuindo para o recebimento de golpes cada vez mais fortes por parte dos agentes da repressão. Em face da perseguição que estava colocando sua vida em risco, Eldridge Cleaver ao lado de sua esposa é parte em exílio, primeiramente se instala em Cuba em seguida para Argélia, durante o período de exílio, Eldridge Cleaver  estabelece o agrupamento internacional do Partido dos Panteras Negras, conseguindo render maior visibilidade ao partido, o  aproximando de movimentos revolucionários africanos é  asiáticos que combatiam o imperialismo. Os desentendimentos entre o facção apoiadora de Eldridge Cleaver  é o séquito  de Huey Newton acentua de forma irascível, algo que levaria ao rompimento definitivo.



Ao retornar do exílio Eldridge Cleaver volta politicamente transformado é aderi ao lado do campo da reação, rejeitando a luta revolucionária em todos os sentidos.  Converte-se ao cristianismo, renega a plataforma de idéias radicais, finaliza essa inversão ideológica filiando-se ao Partido Republicano, passando a apoiar o governo de Ronald Reagan.  Eldridge Cleaver, faleceu em posição mais acintosamente lacaia daqueles homens a qual pulverizava em sua critica, resignou-se a figura de um mero fantoche servil da estrutura de poder branco, contrariando totalmente seu passado combativo quando era um dos mais indomáveis revolucionários do Povo Negro, Eldridge Cleaver morreu como encarnado a personificação do  "Tio Tom – Uncle Tom ".  




Kassan 03/09/2012 



Nenhum comentário: