Malcolm X Vive!

Há 47 anos os inimigos da libertação negra desferiam um golpe mortal sobre a vida física desse imensurável homem que em tanto se esforçou em defesa incondicional de nosso povo. Aniquilaram a sua existência neste mundo, mais não exterminaram sua imensa força que transcende os limites de fronteira é tempo. Permanecendo ativo sobre o coração e mente daqueles que desejam como objetivo maior a conquista da independência, pela destruição do sistema racista de opressão. Equivoca-se aqueles que crêem que a morte de Malcolm X enterrou o movimento radical de emancipação.

Possamos inumerar suas virtudes imprescindíveis. O irmão-líder Malcolm X nos preencheu em todos os aspectos coragem, determinação, força, inteligência, orgulho, ousadia, superação, tenacidade etc... Sendo um homem que nos fornece uma imensa fonte de inspiração.

Nossa sincera admiração pelo grande Malcolm X, não se iguala ou possui semelhança ao débil culto a personalidade feito por nazifascistas a seus ‘’Duce’’ ou ‘’Fuher’’. Nosso respeito por ele advém da compreensão inteligente de suas palavras é ações não de um sentimento de obediência cega. Acima de tudo reconhecemos no valoroso Malcolm X um líder que soube construir uma dialética compatível a atender as necessidades da luta de libertação em seu tempo. É isso e fundamental.

Malcolm X impôs sua personalidade na forma de pregador que expôs pensamentos de maneira nítida. Enquanto outros líderes contemporâneos como Martin Luther King que apostaram no caminho no integracionismo é na expectativa de confiança em uma “austeridade” da comunidade branca, Malcolm X com sabedoria enfatizou a unidade de nossa comunidade como algo necessário para empreenderemos as batalhas pela erradicação dos problemas a qual enfrentamos.

Seu movimento não quisera dar um tom reformista cívico, mais sim revolucionário de caráter insurgente contra o poder dos brancos racistas. Já em sua infância provará o amargo sentido do racismo, teve a família despedaçada pai morto, mãe internada sob alegação de problemas psiquiátricos, assim cresceu alienado sem fazer questão de compreender os motivos do sofrimento de seu povo, inclusive agindo como um agente inconsciente para manutenção da situação de deterioração de povo negro, envolvendo-se com proxenetismo, jogatina de azar entre outras atividades que prejudicam a vida de centenas de negros.

Capturado pelas armadilhas colocadas pelo sistema, desnorteado sem perspectiva encontrava-se no lodaçal a qual um homem negro poderia ser lançado. Essa realidade presenciada por Malcolm não e diferente da vivida por milhares de outros negros, porém com Malcolm ocorreu a guinada.

Na prisão, local de confinamento e que conseguiu encontrar o caminho da redenção. Elevou-se em consciência, forjando-se em um novo homem, que não mais se permitiria ser pego pelos mecanismos destrutivos impostos pelo racismo. Dali em diante seria até o fim de sua vida um lutador incansável.

Reconheceu que a luta não se delimitada a fronteira dos Estados Unidos. Que havia algo maior, de nível planetário uma implacável luta entre dois campos de um lado os oprimidos de outro os opressores. Não hesitando em se conectar através de uma solidariedade revolucionária a movimentos de libertação da áfrica, América latina, Ásia.

Em muito se avançou em algumas determinadas conquistas, mais ainda não ocorreu à vitória conclusiva. Nós negros ainda estamos a viver sobre condições inferiores, sofrendo com o poder dos racistas. Não dispondo dos meios é recursos precisos para suprir a demanda para uma vida livre, prospera é segura.

Em tempos a onde “Negros de casa” é “ Uncle Tom” do quilate de Barack Obama permeiam com falsas esperança os corações de milhões de negros, Malcolm X permanece seguindo como sendo um dos grandes líderes íntegros da história do povo negro.

Malcom X Eternamente!

Kassan 21/02/2012


Nenhum comentário: