Consciência Negra é um Novo Movimento Negro

Data de 20 de Novembro. Zumbi dos Palmares esta a ganhar um significado mais abstrato, tendo sua imagem histórica instrumentalizada a serventia de mesquinhos interesses de oportunistas e bravateiros de plantão especialista em “negritude” de conveniência. Jaz o necessário tempo de manter-lo como um símbolo - vivo parte de uma realidade verdadeira. Uma marcha clara se promove de um lado os defensores da liberdade, é de outro lado os subservientes daqueles que em tanto aplicaram o pior para os negros ao longo dos séculos.

Existe uma árdua tarefa a ser realizada. Existem inúmeras questões a serem debatidas, compreendidas, para melhor se entender o funcionamento desse apodrecido sistema que condena milhões de negros ao extrato da penúria. Muitos ditos militantes da causa “afro-descendente” são acometidos por propostas demasiadamente reformistas, não possuindo a capacidade de agirem de forma a concreta a criarem uma luta de transformação. Ignoram que o chamado problema da raça também e um problema de classe. Cidadania e a luta por sua promoção é apenas um revés para desvencilhar as massas da ação revolucionária, para que seja possível colocá-las desestimuladas é resignadas as conformidades de um sistema de exploração.

Em circunstâncias de tamanhas adversidades e complexibilidades, e preciso a formação de um Novo Movimento Negro. Mais como deve ser este Novo Movimento? Em primeiro lugar deve ser aquele movido pela consciência de vanguarda, demonstrado por uma férrea dedicação ao rompimento com o sistema. Em segundo o Novo Movimento deve ter a capacidade de se ligar, de se aproximar das pessoas de forma a ganhar compreensão, mostrando de forma objetiva e sem abstratismo as tarefas a ser cumprida, isso não deve em hipótese alguma representar um relativismo ou sustentação de pontos de vista vagos. Complementando a segunda necessidade de um Novo Movimento Negro e preciso que em terceiro lugar, seja obrigatória a existência de uma direção política, provedora de uma justeza estratégia e tática demarcada pela justeza. E impossível considerar que tal avançada luta, possa ser feita no marcos institucional com um caráter “legalista”. O mesmo Estado reacionário sustentado para manter a hegemonia de uma elite Branca racista, não, será o mesmo que proverá reparações. Estatutos de igualdade racial é simulacro, cotas em universidades são engodos, uma medida minúscula que vai beneficiar um numero pífio de pessoas, enquanto grande parte da juventude será arrastada a uma vida de precariedades advindas do capitalismo burocrático. Não haverá demarcação justas das terras habitadas por remanescentes de Quilombos. O poderio do ruralismo e o aparato que o cerca imprensa, polícia, poder judiciário, partidos políticos nada disso permitirá que seja concluído um reconhecimento da posse da terra para os descendentes Quilombolas. Os militantes desse Novo Movimento deve ser pautar pela disciplina. Não o disciplinamento de tipo fascista e sim de conteúdo revolucionário. Disciplina esta seguida pela abnegação, e a vontade de servir o povo de todo coração, sem esmorecer diante as adversidades e não esperar recompensas em forma de ganhos particulares.

Digamos não a imagem idealista de Zumbi dos Palmares. Chega das tergiversações sobre Consciência Negra. Que não prevaleça a negritude de conveniência. Mantemos Zumbi dos Palmares como a salvaguarda de um pujante movimento.



P.Kassan 20/11/2010.

Nenhum comentário: