Omali Yeshitela importante líder Pan-africanista






Dinâmico e poderoso orador, brilhante teórico, presidente do Partido Socialista do Povo Africano, fundador do The Burning Spear jornal que publica continuamente desde os anos 60. Autor do livro: Uma Africa! Uma Nação!.

40 anos de liderança ousada e compromisso inabalável pela auto-determinação da comunidade negra. Nasceu em 1941 na Florida com o nome de Joseph Waller foi um jovem implacável líder da junta de militantes organizados na década de 60 sendo um ativo participante do movimento pelos direitos civis, após desenvolver concepções Pan-africanas muda seu nome para Omali Yeshitela atualmente é um veterano na luta pela liberdade Africana, dando continuidade e experiência para o movimento Pan-africanista no século XXI.

Omali se destaca por sua incrível capacidade de percepção teórica que o faz ser extremamente respeitado nos círculos intelectuais sua importância dentro do Pan-africanismo contemporâneo e tamanho que Omali foi aclamado por diversos líderes do Congo, Ruanda, Costa do Marfim, Africa do Sul, Nigéria Angola,Moçambique,Quênia, Gana entre outros países Africanos um marco em sua trajetória revolucionária foi em 1997 quando organizou a conferência da Internacional Socialista Africana oficializando um compromisso revolucionário internacionalista com outros líderes socialista para formação de um ideário para unificação sócio-política e econômica do continente Africano.
Nos EUA construiu o Partido Socialista do Povo Africano que o próprio definiu como sendo um instrumento para realização da revolução Negra. Desde esse tempo o Partido estabeleceu a casa cultural Uhuru com o objetivo de expandir o conhecimento sobre a história Africana e que possui centros em todos Estados Unidos isso acabou levando a criação do Movimento democrático nacional Uhuru que tem como metas defender os direitos civis da comunidade negra e construir instituições econômicas controladas pela própria comunidade é que promova o desenvolvimento da classe trabalhadora negra.

Omali Yeshitela é com certeza um dos maiores, líderes do movimento Pan-africano atual apesar de suas cabal importância infelizmente a mídia dominada por capitalistas reacionários contrário a qualquer tipo de modificação do sistema dominante boicotam, caluniam e difamam a figura de Omali Yeshitela apresentando este homem apenas com um indivíduo lunático movido por idéias ''racistas'' o cerceamento feito pelos meios de comunicação de massa em relação a Omali serve para explicar o fato que no Brasil pouco se conheça a respeito da história, luta e ideologia desse fantástico líder revolucionário dessa maneira este blog tem o compromisso de difundir a mensagem de Omali Yeshitela para que este seja reconhecido em nosso país que tanto carece de líderes negros combativos.

Nenhum comentário: