Nascimento de Nina Simone 

Grande diva do Jazz, uma das mais belas vozes da música no século XX. Nascida em 21 de fevereiro de 1933, Nina Simone era nome artístico, seu nome de original era Eunice Kathleen Waymon.

A cantora não ficou indiferente a situação de opressão, violência, pobreza que era submetido o Povo Preto nos EUA. Com genialidade soube combinar perfeita união entre talento artístico com consciência política.  Em seu repertório, incluiu várias músicas de protesto, como Mississippi Goddamn, em que relembrava o assassinato do ativista pelos direitos civis Medgar Evers, e das quatro crianças negras que foram mortas em um ataque do Ku Klux Klan a uma igreja em Birmingham. Nina Simone também regravou de outra diva do Jazz, Billie Holiday, a canção Strange Fruit, que abordava o horror dos linchamentos sofrido por negros no Sul dos Estados Unidos.


Como contemporânea, Nina se aproximou muito das idéias radicais de Malcolm X. Ela acreditava em autodefesa armada, direito a autodeterminação. Nina Simone era explosão de vanguardista, visionária, uma mulher á frente de seu tempo, é que permanece em nosso tempo graça ao seu talento magnífico.



Kassan 21/02/2017

Nenhum comentário: