REVISTA TIÇÃO

Revista Tição foi criada em 1976 em na cidade de Porto Alegre. Desde o início foi uma publicação de vanguarda, que avançou no debate é reflexão sobre o racismo. Reunindo um brilhante staff de colaboradores que incluíam jornalistas, escritores e militantes de um vindouro Movimento político Negro que se reestruturava corajosamente mesmo sobre a repressão do autoritarismo do regime militar. 

Revista Tição foi um marco no renascimento da imprensa negra, isso em pleno período da ditadura militar a onde a questão do racismo era tabu a ser abordado, tempo em que a censura era exercida contra tudo que contrariava os interesses do regime. Nada de discutir relações raciais, questionar discriminação étnica, disparidades socioeconômicas entre brancos e negros, tudo era proibido. Deveria prevalecer o imposto pensamento hegemônico, baseado no modelo de ''democracia racial'', a propaganda oficial apresentava o Brasil, como sendo um país abstenho de qualquer modalidade de racismo, éramos o paraíso da harmonia racial em terra. Cogitar a politização da população afro-descendente era algo fora da ordem. 


Mesmo diante a todo clima hostil é contrário a abrangência da análise étnico-racial, a revista foi levada a cabo, sendo um importante órgão de comunicação. Em circunstâncias de muitas dificuldades em prosseguir a revista deixou de ser publicada em 1979.


Posteriormente houve tentativas em reativar a publicação, lançaram-se algumas edições, contudo sem êxito esperado. Estamos em véspera de 20 de novembro, data da celebração de nossa consciência política, humana, resgate é valorização de nossa memória história. Que fique registrado a importância da Revista Tição e a necessidade em construir uma mídia associada diretamente a defesa de nossos interesses, um canal de expressão e representatividade que desfaça a influência nefasta da mídia venal que com seu poderio, nos nega representação é ainda por cima nos criminalizar de todas as formas possíveis. 






Kassan 18/10/2013

Nenhum comentário: