Dead Prez Rap revolucionário!






Na cena do Rap Underground Norte-americano, um Duo, tem um destaque especial devido a sua originalidade musical somada a um discurso político bem definido. O Duo em questão é o Dead Prez um legítimo representante de uma vertente politizada do rap estadunidense. Formado por dois integrantes StickMan é M.1 o Dead Prez surgiu na década de 1990 quando Mutulu Olugabala conhecido pela alcunha de M-1 conheceu Clayton Gavin que usava o apelido de StickMan, os jovens se uniram devido que ambos compartilhavam as mesmas opiniões políticas e gostos musicais.

O nome do foi escolhido tendo como referência ao assassinato do presidente dos Eua John F. Kennedy. O Dead Prez defende, a necessidade de uma revolução cultural-política para a transformação das condições de vida dos oprimidos nos Eua, além disso o grupo mantém uma percepção internacionalista em suas muitas de suas canções se manifesta apoio a luta de outros povos do mundo como os zapatistas mexicanos.


(poster contra a repressão policial conduzida pelo governo)


(M- 1 é o nome de um modelo de carabina usada pelo exército dos Eua na 2 ° guerra, mais o que levou Mulutu a usar o nome dessa arma foi o fato que Malcolm-X seu ídolo inspirador possou para uma foto usando uma carabina M-1 enquanto olhava pela janela. Já o apelido de Clayton Gavin StickMan foi dado no tempo em que ele estudava na escola. )




(StickMan é M-1)

As letras do Dead Prez se concentram em temas como : ativismo social, direito a liberdade de expressão, defesa do Pan-africanismo é do afrocentrismo, repúdio a repressão policial, oposição ao capitalismo, é ao racismo institucionalizado acrescenta-se também a inspiração que eles nutrem pelo Partido Pantera Negra. As músicas do Dead Prez estão carregadas de críticas ao controle que as grandes gravadoras exercem sobre o Hip Hop manipulando o movimento, retirando seu conteúdo contestatório e introduzindo uma perspectiva comercial é pro-capitalista. O Dead Prez segue as mesmas pegadas deixadas pelo Public Enemy grupo que os próprios StickMan é M-1 assume terem uma admiração profunda. Diferentemente de alguns rappers é grupos que limitam suas atuações apenas ao campo da música, os integrantes do Dead Prez são militantes práticos é ativos, M-1 antes de formar o grupo era um membro do movimento Uhuru atualmente M-1 participa de comícios, eventos, é palestra sempre defendendo questões como o fim da pena de morte, das disputas de gangues de jovens negros, pelo término do tráfico de drogas é advoga pela, união da comunidade negra em torno de um projeto de mudança social. StickMan por sua vez já publicou dois, livros um deles a onde ele aborda o nome de vários guerreiros Africanos, é o segundo é sobre o movimento Hip Hop.



(M-1 participando de um ato em favor de presos no corredor da morte em Troy Davis,New York, 2009)





Devido as crenças o Dead Prez é o ressurgimento da consciência política no Rap que foi abandonada com a ascensão do estilo P.I.M.P, isso faz com que exista um constraste radical se comparado com a postura adotada, pelo Rap mainstream que está completamente assimilado por valores capitalistas.

O símbolo que é usado pelo Dead Prez é um hexograma extraído da obra literária- filosofica Chinesa, conhecida pelo nome de ''I-Ching'' (livro das mutações) o hexograma adotado pelo grupo não poderia ter sido mais oporturno seu significado é ''Exército'' ou seja Dead Prez é um exército constituído por dois soldados armados com idéias revolucionárias.






Discografia :


Let's Get Free : Primeiro álbum do grupo, lançado no ano de 2000 neste álbum estão algumas das melhores músicas incluindo o manifesto Pan-africanista "I'm a African", a onde e afirmado veentemente : "Eu sou um Africano / Nunca fui um Afro-Americano".






Turn off the Radio The Mixtape vol. 1 : Traduzido para português ''desliga o rádio'' foi lançado em 2002, neste álbum contém áspera críticas aos monopólios capitalistas dos meios de comunicação de massa.




Turn off the Radio: The Mixtape vol. 2 Get Free or Die Tryin : Veio no de 2003 é foi uma continuação do primeiro volume de 2002.



Revolutionary But Gangsta : De 2004 este álbum tem como principal característica o uso das cores preto, verde é vermelho que representam o movimento Pan-africanista essas mesmas cores foram utilizadas pela organização política criada por Marcus Garvey a UNIA(Universal Negro Improvement Association and African ), fazem parte desse álbum a música como : "Hell Yeah", a onde se aborda a relação da pobreza com a depressão.


Dead Prez Live in San Francisco : Um registro de uma apresentação na cidade de São Franciso feita no ano de 2008.







Pulse of the People : lançado nesse mesmo ano com a participação do Dj Green Lantern, esse álbum foi criado pelo impacto da eleição de Barack Obama, mais diferentemente da maioria da população negra que votou em Obama, o Dead Prez mantém cautela em relação ao primeiro presidente negro dos Eua.




Information Age : Último lançamento do grupo a onde se mantém as ótimas composições é o mesmo discurso afiado com a revolução.






(Autoria do texto Kassan)

Nenhum comentário: