KWANZAA é uma celebração Pan-africana ocorrida entre as datas de 26 de dezembro até 1 janeiro de cada ano. Durante esse período de 7 dias todos devem reconhecer a importância da coletividade, comunidade, cultura, família, história como valores da grandiosidade africana. Kwanzaa traz consigo o resgate essencial da cosmovisão de origem africana para ser praticada na contemporaneidade. A palavra Kwanzaa é extraída da expressão em idioma swahili "matunda ya kwanza", que significa "primeiros frutos", se refere ao agradecimento pela colheita provedora da vida.  São 7 os princípios que regem o Kwanzaa:

UMOJA (Unidade): Para esforçamo-nos em manter a unida a família, comunidade, nação e raça.

KUJICHAGULIA (Autodeterminação): Para definir para nós mesmos o controle de nosso destino, garantir o direito inalienável de independência de nossas vidas, instituições e cultura.

UJIMA (Trabalho Coletivo e Responsabilidade): Para manter toda responsabilidade pelo bem da comunidade, fazendo com que os problemas de cada irmão é irmã sejam entendidos por todos e que todos busquemos resolvê-los juntos pelo trabalho.

UJAMAA (Cooperação Econômica): Para construir e manter nossos próprios empreendimentos, recursos econômicos, criarmos nossos negócios e lucrarmos pelo empoderamento financeiro em comum.

NIA (finalidade): Para consolidar nossa inabalável vocação coletiva á construção e desenvolvimento da nossa comunidade, pelo fiel compromisso em restauramos a grandeza africana, unindo continente-mãe África é toda sua diáspora pelo mesmo objetivo final de liberdade.

KUUMBA (Criatividade): Para fazer o melhor possível na maneira em que nós podemos, superarmos limites, enfrentarmos e vencermos desafios apoiados por nossa inteligência, tudo a fim deixar nossa comunidade mais bonita e benéfica daquela que nós herdamos.


IMANI (fé): Para acreditar com todo nosso coração em nossos ancestrais, nossos povos, nossos pais, nossos professores, nossos verdadeiros líderes e a retidão de nossa vitória neste mundo.




Kassan 26/12/2016