Lívia Zaruty a mesma modelo que sofreu “racismo” por negros volta novamente atacando!


Ainda não se encerrou a questão. A modelo Lívia Zaruty a mesma que afirma de pés juntos ter sido vítima de racismo por negros, deseja continuar a arrastar com essa história mal contada e muito mal feita. Agora sua nova investida se volta direcionada a mim e a este blog da qual sou eu um dos articulistas. A moça ainda deseja fazer a história render. Isso se torna claro por meio de um comentário postado em um artigo que justamente tem como tema sua mirabolante historinha. Em um tom intimidador e feito a exposição de artigos da legislação para sustentar acusações de ocorrência de delitos.

Bem caros irmãos inicialmente e preciso dizer quem alavancou essa história de forma a criar esse estardalhaço foi à própria modelo que colocou um vídeo no Youtube intitulado “boicote negro contra negro”. No vídeo ela vai narrando, um fato acontecido que segundo a própria seria um caso de racismo e discriminação. Porém o vídeo que ela se apresentada como uma vestal agredida que era de visualização pública foi alterado para visualização privada, mas por que será? Bem isso foi devido ao fato que muitas pessoas não engoliram essa história e começaram a criticar a postura da modelo. Vejam irmãos como as coisas já começaram a ficar estranhas, quem não teme não preciso esconder nada.Se a questão fosse ventilar essa história não haveria motivos para removê-lo. Após perceber a receptividade negativa provocada pelo desastroso vídeo que não conseguiu emplacar base de apoio a única coisa foi retirar o vídeo, para que o constrangimento não fosse maior. Ocorreu um resultado inverso do esperado. Pessoas tomaram ciente da escabrosidade do que estava sendo dito no vídeo. Mas voltando ao fato que levou a modelo a ficar incomodada com o blog consciência revolucionária em suma foi a publicação de um artigo na data 08/09/2011. Vejam irmãos e desse artigo que esta provocando a fúria da modelo. Modelo negra casada com branco diz afirma como vítima de preconceito de negros!?


Vejam o comentário:

''A Denuncia se foi encaminhada ao setor da policia federal e a pagina registrada como provas do crime de calunia e prejuízos causados sobre a utilização NAO AUTORIZADA de dados e marcação do meu nome...

As regras impostas pelo Código Penal Brasileiro e contra o ato de denegrir DIRETAMENTE e causar um dano MORAL sem nenhuma prova e direito a um cidadão !!

Art. 12. Aqueles que, através dos meios de informação e divulgação, praticarem abusos no exercício da liberdade de manifestação do pensamento e informação ficarão sujeitos às penas desta Lei e responderão pelos prejuízos que causarem”. (destacamos)

22. O art. 49 da Lei de Imprensa é clara no sentido da reparação civil nos casos de injúria, difamação e calúnia. E o § 2º deste mesmo artigo estabelece que responde pela reparação a empresa jurídica que explora o meio de informação.

Art. 49. Aquele que no exercício da liberdade de manifestação de pensamento e de informação, com dolo ou culpa, viola direito, ou causa prejuízo a outrem, fica obrigado a reparar:

I - os danos morais e materiais, nos casos previstos no art. 16, números II e IV, no art. 18 e de calúnia, difamação ou injúrias''


Considerações Iniciais:

''A Denuncia se foi encaminhada ao setor da policia federal e a pagina registrada como provas do crime de calunia e prejuízos causados sobre a utilização NAO AUTORIZADA de dados e marcação do meu nome...

Percebam que contraditório. Isso em vista de uma pessoa que se apresenta publicamente reclamar sobre utilização de sua imagem. Não faz sentido, mas pelo pensamento da modelo e algo errado. Usar o seu nome. Se assim for ela deveria entrar em contato com a justiça para censurar todas as páginas na internet que por ventura escreverem seu ''sagrado'' nome. Se não quisesse se mostrar por que colocar vídeo no youtube? Então sugiro a Lívia Zaruty seguir a profissão de modelo de mãos... No qual não existe a necessidade de expor o rosto. Um problema resolvido se o caso em questão e a exposição. E nauseante perceber algumas pessoas que se acham que são onipotentes. São tão iludidas ao fato de crer que dispõem de um um fator de megalomania sem limite.


Palavra denegrir significado: Tornar negro, escuro; enegrecer, escurecer.

Estou denegrindo a modelo que diz possuir tamanho orgulho étnico!? Então seria preferencial para a modelo que fosse realizado um ato de embranquecer. Sendo assim algo que não traria danos a sua ''SAGRADA MORAL'' de cidadã. Quando se refere a reparação, esta a se referir a dinheiro... Então a ''MORAL'' de uma pessoa pode ser devidamente comprada, vendida ou paga por dinheiro. Ei você ai me dá um dinheiro aí, para minha ''MORAL'' ficar restaurada. Eis um resumo do pensamento de como fazer "justiça" que circula pela sociedade.



''Diga-me o que tu pensas e Eu direi quem tu és''

Lívia Zaruty mantém uma relação amorosa com um homem branco até ai nada demais, pois o que realmente deve ser priorizado e o caráter. Diferente do que a modelo afirma não foi esse o fato de ela ter sofrido uma ojeriza por algumas pessoas via internet. O que realmente precipitou essa reação contrária a ela foi sua postura em determinadas situações. Para que isso se torner, mas claro utilizarei prints de algumas telas que não me deixam mentir a respeito disso. Desejo que vocês irmãos vejam e analisem e tirem suas conclusões a cerca da pessoa dessa pessoa em questão.

O jornalista Felipe Barcelos criou um blog no qual expôs uma infeliz situação de discriminação vivenciada por sua filha de 5 anos. Em ocasião da festa de aniversário de sua filha decidiram fazer uma festa para menina. E para isso escolheram um quiosque chamado Espaço OX localizado no Leme (RJ). Além de ter uma filha de 5 anos de nome Dora, Felipe também e pai de uma garota chamada Lia de 9 anos. Tudo corrida tranquilamente durante a festa, porém um amargo fato iria mudar tudo completamente. As filhas de Felipe foram até o banheiro posicionado na parte externa do quiosque e quando ao tentarem retornar para o interior do quiosque foram barradas por uma funcionária do próprio estabelecimento que as impediu de adentrarem o local. Há alegação da funcionária é que as duas meninas se pareciam com menina de ruas por apresentarem os cabelos crespos e terem a pela escura. Terrível! Imaginem o choque que causou as duas meninas receberem essa abordagem discriminatória durante uma festa que tinha o propósito de diversão e celebração. Isso não somente estragou a festa como abalou o próprio Felipe que teve que absorver a dor de ser suas pequenas filhas passarem por essa situação hedionda. Mas Felipe não ficou somente ressentido e decidiu agir contra o comportamento da funcionária do Espaço OX. E logo iniciou uma campanha de denúncia para não deixar o caso passar batido. Bem irmãos é nessa ocasião que entra de maneira nefasta Lívia Zaruty. Os comentários em print mostram que personalidade daquela que recebeu a nomenclatura de “Cinderela do Vigário Geral”, não hesita em tentar desmoralizar um pai de família e se gabar de possuir um apartamento no Leblon.


(Devido a circunstância dos padrões de formatação do blog, optei em colocar as imagens em um album virtual).


Print 1

Print 2

Print 3

Print 4

Print 5

Print 6

Print 7

Print 8

Print 9

Print 10

Print 11

Print 12

Print 13

Print 14


Print - Reunidos.


Alguns podem afirmar que os comentários que levam o nome de Lívia Zaruty podem ser trata de um perfil fake algo corriqueiro na net. Porém a própria modelo por meio de seu site etniabrasileira através de um Post tenta negar ser a autora dos comentários contra Felipe. Mas percebam se não era ela no caso a comentar como poderia ter conhecimento sobre o caso e ainda por cima manter a mesma postura contra Felipe exibida nos comentários, taxando o como sensacionalista. Até removeu uma postagem, trocou de perfil porém continuou a fazer a mesma coisa. Um "deslize" que faz a verdade cair. Para a ''Cinderela'' tudo não passa de um sensacionalismo. Como alguém que se diz defender tanto a cultura negra, pode ridicularizar um caso de discriminação contra duas crianças... Isso irmãos demonstra a personalidade perversa da modelo que somente e modelo de corpo, deixando outros requisitos fora de sua "modelagem".

Outra questão que pode ser observada sobre Lívia Zaruty e a maneira como a qual manipula a realidade conforme a sua exigência de ocasião. Para ela o que aconteceu com as meninas filha de Felipe não foi racismo! Porém o fato de algumas pessoas escreverem comentários no qual não foi de ofensas e sim avaliações de comportamento sobre ela através do site Portal Geledés ela identifica isso como sendo racismo no melhor estilo "boicote negro contra negro". Talvez ela se sinta mais especial que duas garotas de 5 é 9 anos e tudo que acontece com ela seja super excepcional. Na sua visão sensacionalismo e praticado por Felipe Barcelos ao honrar seu compromisso de pai em defender suas filhas menores de idade e incapazes de se proteger, já quando se trata da vida dela ocorre uma inversão e não seria sensacionalismo rasteiro o que ela esta a propor a fazer ao tentar emplacar essa historinha ultra-dramatizada. Felipe foi coerente na defesa de suas proles, já Lívia Zaruty essa sim age com conduta para lá de interpretativa tentando galvanizar apoio para sua mirabolante presepada. Ninguém suficientemente inteligente caiu nessa armadilha. Talvez o objetivo dela com essa história fosse que a imprensa desse destaque. Pensará que a imprensa desse um retorno igual ao caso como foi a exemplo do que aconteceu com a modelo Silvia Novais que foi eleita Miss Itália no Mundo, e que após receber o título, passou a sofrer insultos por racistas em sites especializados neonazistas. Para infelicidade de Lívia Zaruty ninguém se interessou em comprar essa história, tamanha a desfaçatez contida na própria história. Até o mais oportunista dos jornalistas tem um senso em escolher qual história abordar. Já sabem que isso não pegaria como não pegou.

Com a desenvoltura de tudo isso impossível não pensar que não se trata de um claro presumido golpe de marketing pessoal de uma pessoa que esta faminta por fama a qualquer custo, inclusive chegando a pisar em outros negros para alcançar isso.

Então irmãos tudo muito contraditório essas avaliações que a “Cinderela” de Vigário Geral que agora possui AP no Leblon faz não consideram?

Outro ponto a ser pensando em relação a seus comentários no blog de de Felipe, ao mesmo tempo em que a mesma se utiliza de um artigo contida na legislação para afirma seu direito a liberdade de expressão que no caso esta a ser feita para desmoralizar Felipe, a mesma agora vem tentar negar a mim e ao blog esse direito de usufruir da liberdade de expressão da qual considera estar sendo um delito de calúnia. Restringir a minha liberdade de me comunicar via blog com uma tentativa de coação. Novamente vem ao pensamento outro ditado popular clichê: Pimenta nos olhos dos outros e refresco. Liberdade plena para a modelo dizer o que pensa, mas censura total para as pessoas dizerem o que pensam dela. Isso e a lógica "Zarutysta".


Lívia Zaruty assumindo a autoria dos comentários - Print


Não satisfeita novamente investindo contra o Pai das meninas -Print

Para Lívia Zaruty o que ela escreve, pensa deve ser obrigatoriamente aceito como se fosse um édito divino, porém já aquilo que a contraria e taxado de racista, preconceituoso ou calunioso. Irmãos percebam que estamos diante de uma pessoa com uma personalidade volúvel. Aplica dois pesos e duas medidas conforme sua conveniência. Agora por não considerar sendo correto o artigo tenta me intimidar. Mas o negro que aqui escreve nesse espaço virtual, só tem a dizer a uma coisa:

NÃO ME CURVO A TOTALITARISMO PREPOTENTE DE NINGUÉM.

O meu compromisso e com a verdade e por ela que estarei a escrever e raciocinar. Vou lutar pelo bem e liberdade do Povo Negro. E sobre meus limites combaterei os racistas e seus lacaios de quaisquer cores que sejam sem medo. Empenhar-me-ei em honrar a todos ancestrais negros caídos nesse cativeiro Babilônico chamado Brasil. Entre o fácil e o difícil dentre a amenidade e a hostilidade sempre a estudar, lutar e trabalhar nunca irei abandonar o que muitos vem a construir durante anos. Tudo isso sem lamentos, sem dores, sem culpa, sem lágrimas! E para tanto me utilizo como referência, um inspirador juramento prestado pelos Panteras Negras:

Eu prometo lealdade ao meu povo.

Eu prometo desenvolver minha mente e corpo ao maior nível possível.

Eu aprenderei tudo que puder a fim dar meu melhor ao meu povo em seu esforço para a liberdade.

Eu me manterei ajustado fisicamente, construindo um corpo forte livre das drogas e das outras substâncias que me enfraquecem e me fazem menos capaz de me proteger, minha família e meus irmãos e irmãs negras.

Eu compartilharei de forma altruísta de meu conhecimento e da compreensão com eles a fim causar rapidamente a mudança.

Eu me disciplinarei para dirigir pensativamente e construtivamente minhas energias, melhor que as desperdiçando no ódio inativo.

Eu treinarei nunca para ferir ou para permitir que outro prejudique meus irmãos e irmãs negros, mas porque nós necessitamos que cada homem, mulher, e crianças negras sejam fisicamente, mentalmente e psicologicamente fortes.

Eu prometo diariamente praticar e ensinar aos outros a fim unir meu povo.



Não somos idiotas!

Agora vou expor algo que me causou um estarrecimento que chegou a me dar náuseas. Se isso tivesse partido de um Danilo Gentili da vida podemos pensar nossa que cara desgraçado... A associação forçada de negros como macacos e algo recorrente usados pelos racistas como forma de nos preterir.

Quem nunca ouviu alguém se referir a um negro como um macaco. Isso e odioso e gera muita raiva, porém para uma certa pessoa não vem a considerar um negro se chamado de macaco algo tão grosseiramente errado ou criminoso. Essa mesma pessoa inclusive diz com todas as palavras que muitos negros se parece mesmo com macacos e não deveria se sentir ofendidos com essa comparação. Adivinhem de quem estou a me referir? E Claro que é Lívia Zaruty. Nada contra os macacos que são apenas animais que acabam por se utilizados pela mentes racistas.

Vejam irmãos, as imagens falam por sim próprios:

Vejam as declarações -Print

Parecer com um Macaco e racismo?

Tabu dos negros com macacos

Tem muito negro que parece com macaco...

Qual o problema em ser chamado de macaco

Bem tirem suas conclusões como Lívia Zaruty destila preconceito e estereotipação racial. Se formos considerar pela esfera de analise penal o que foi dito por Lívia Zaruty pode muito bem ser enquadrado como sendo um crime de calúnia racial. Ela não só ofendeu uma pessoa específica, mas sim milhões de negros! E ainda esta tentando se colocar como uma pessoa consciente de sua origem étnica. Para quem consegue proferir observações tão odiosas de se achar normal a comparação de negros a macacos não pode realmente levantar a voz para se dizer discriminada. Hipocrisia com excedência. Em nenhum dos comentários que ocasionaram a sua fúria, ninguém a chamou de ''macaca" ou algo do tipo. Se alguém tivesse escrito que ela era parecida com uma macaca será que ela gostaria?


Os Prints utilizados formam todos cedidos gentilmente pela camarada Luh. Que não deixou de registrar a verdadeira face da “cinderela”. A Luh manifesto pleno agradecimento por esse ato de solidariedade.


Perfeito Par!

Lívia Zaruty deu uma entrevista à revista Raça. Essa publicação por sua vez e bastante indiferente com situações de racismo gritantes, porém não e indiferente quando se trata de lucros induzindo ao público negro a comprar produtos de empresas “racialmente” conscientes. Abre espaço para os mais levianos "afrodescendentes" cujo na prática não contribuem em nada para a luta contra o racismo, a Revista Raça adora colocar aqueles orgulhosos atores/atrizes que só fazem papéis subalternos na televisão ou cinema, ou que cantam músicas terríveis aos ouvidos ou ainda por cima colocam modelos bonecos. Páginas e mais páginas com todo tipo de gente alienada ao capitalismo mas, que disfarça a condição servil com discursinho de negritude de conveniência.

O editor-chefe da revista André Rezende foi o mesmo que confessou que não percebeu nada demais na apresentação da mulher feijoada personagem que deu um show de humor de degradação em rede nacional através do programa de Silvio Santos. Então vejam irmãos que o negócio da Revista Raça é somar dinheiro, cota com patrocinadores e não com o compromisso em ser uma fonte de informação e conhecimento para o Povo Negro assim o como o foi o lendário jornal “A Voz da Raça” no passado.

O que se pode esperar da maior publicação dedicada ao público afrodescendente abre espaço para uma entrevista com José Sarney chegando ao ponto de colocá-lo como um ilustre político que quando presidente contribuiu positivamente para a população negra. Revista Raça e Lívia Zaruty combinam perfeitamente. Mas continuemos...


Atitude assim no passado, atitude assim no presente.

Nos período colonial e imperial durante a escravidão havia alguns negros que deletavam outros negros aos capitães do mato seja pelo fato de ganharem recompensas seja para obterem a confiança dos ''senhores'' da casa grande. Esses negros entregavam seus iguais para serem submetidos os mais brutais castigos. Muitas fugas e revoltas foram frustradas por causada desses delatores. Assim como ocorre em toda a causa de luta pela liberdade os traidores sabotaram os esforços daqueles que pugnaram por uma vida livre.


''A Denuncia se foi encaminhada ao setor da policia federal...''


Século XXI a situação se repete. Ao invés dos capitães do mato a delação premiada agora e feita para a versão modernizada dos carrascos do Povo Negro isto é a polícia. Vejam irmãos essa conduta retaliativa de Lívia Zaruty não e compatível com alguém que se dizer ter orgulho de ser negra, muito pelo contrário apenas quem se envergonha desse fato e capaz disso. Afinal de contas para quem considera denegrir algo ruim, somente pode almejar a branquiatura.

O racismo e suas nefastas consequências fez com que a comunidade negra perdesse em muito a noção de lealdade, unidade é solidariedade isso abriu um espaço para promoção para o auto-ódio, inveja, ganância. Hoje nas favelas, periferias e bairros pobres jovens negros matam outros jovens negros. Isso é um fratricídio. O racismo tem técnicas ardilosas fazendo com que os próprios negros se matem degladiando entre si, ao invés de lutarem juntos contra o verdadeiro inimigo. E algo que se prolonga, pois ainda não se foi possível criar um movimento negro de massas organizado. Enquanto isso não e feito infelizmente teremos que ser obrigados a vermos a comunidade negra padecer pela carência ideológica.

Sobre Lívia Zaruty logo alguns podem ser questionar. Qual tipo de moral uma pessoa negra possui para entregar um negro às garras de algozes? Certamente e a mesma daqueles negros que denunciavam outros negros que lutavam por liberdade. Então isso sim e ser compatível com os ditames da estrutura de poder racista, e não conseguir ver nada a um palmo de distância.

Então por que reclama a jovem modelo nascida em uma comunidade pobre e hoje habitante de um dos bairros redutos da burguesia reacionária carioca. Negros trabalhadores moradores da favela não tem representantes morando em bairro de elite!

Tudo isso estraçalha e destrói todo o discurso sobre valorização de orgulho étnico exaustivamente propagado pela modelo aqui no Brasil e também na Europa. Um velho ditado clichê nos aparece: mentira tem perna curta. Se os comentários que deixaram a modelo consternada houvessem sido escritos em páginas de apoio a causa da supremacia branca ou feito por neonazistas a modelo poderia lograr êxito em buscar apoio para sua defesa, porém o que ela esta a fazer e justamente o que agrada os racistas. Ela deseja esmagar um negro. E o que ela vai ganhar com isso, o reconhecimento por parte dos descendentes dos senhores da casa grande.

Para os racistas ver negros destruindo outros negros e mais satisfatório, pois serve oportunamente para afirmar a falsa crença da inferioridade racial e incapacidade racional das pessoas de ascendência africana de conviverem. Isso me faz lembra a história do país de Angola. A UNITA lidera pelo facínora Jonas Savimbi recorreu a ajuda do regime do apartheid para conduzir a guerra civil em solo angolano. Os dirigentes racistas Sul-africanos não hesitaram em fornecer armas para os soldados da UNITA. O resultado disso? A morte de milhares de africano, tudo feito ao olhares de gozo de brancos racistas.

Lívia Zaruty e certamente, mas conhecida por seu trabalho de modelagem, e consequentemente consegue ganhar mais ajuda para sua causa para atacar negros ''anônimos'' cujo crime foi expor suas opiniões. Perfis em redes sociais pode ser um instrumento bem válido. Certamente muitos brancos burgueses e pequeno-burgueses seus vizinhos no Leblon já devem estar de mãos dadas com Lívia Zaruty prontos para estourarem o negrinho pobre é proletário que não se enquadra para ser escravo em 2011. Satisfeita talvez fique Lívia Zaruty ao lado de seu querido homem branco ao ver que poderá infligir sobre um negro uma penalização. Mas nada temorizo. A postura dissimulada de Lívia Zaruty faz com que ela não tenha legitimidade para condenar ninguém ou nada por racismo. E como já disse Felipe Barcelos ela deveria rever os conceitos de vida.

Por covardia o Portal Geledés prontificou em apagar os comentários que foram escritos que serviram para municiar essa história. Será que as intelectuais que compõem o Instituto da Mulher Negra preferem se omitir do que correr eventuais “riscos” por não acatarem as ordens de uma pessoa mal intencionada.

Em relação ao fato de ser um dos articulistas do Blog Consciência Revolucionária afirmo categoricamente que o artigo publicado na data 08/09/2011 não será removido não por vontade voluntária, talvez o seja feito pela administração do Blogger. O artigo permanecerá como uma prova irrefutável da determinação não somente minha mas de todos que não se sujeitam a serem constrangidos com base em provas falsas e sem sustentação.

Art. 12. Aqueles que, através dos meios de informação e divulgação, praticarem abusos no exercício da liberdade de manifestação do pensamento e informação ficarão sujeitos às penas desta Lei e responderão pelos prejuízos que causarem”.

O livre fato que conhecer artigos penais ou constitucionais não significa nada. Basta ir acessar o Google e fazer o download da uma cópia da Constituição Federal ou Código Penal, para depois sair “pagando” de advogado tentando intimidar outras pessoas.


''22. O art. 49 da Lei de Imprensa é clara no sentido da reparação civil nos casos de injúria, difamação e calúnia. E o § 2º deste mesmo artigo estabelece que responde pela reparação a empresa jurídica que explora o meio de informação.''

Digo que o texto servirá como um firme compromisso com a verdade é liberdade de expressão e opinião.


Irmãos vamos nos unir! Para rechaçar essa investida não de Lívia Zaruty que somente e uma pessoa com uma postura equivocada, mas sim do sistema racista que manipula a mente de homens, mulheres e crianças negras fazendo os se odiarem propositalmente. Possuo contatos mas não tenho uma gigantesca penetração dentro do Movimento Negro até por que dizer Movimento Negro no singular é algo errado, o certo e dizer que no Brasil existem movimentos negros no plural, sendo que isso se deve a imensa fragmentação que existe que separa ativistas e militantes sejam por questões de preferência partidária, filosófica ou por função de práxis. Mesmo assim vou fazer correr essa história a pessoas quem realmente luta pelo Povo Negro e contra o racismo/racialismo e quando informo pessoas que realmente lutam pelo Povo Negro e contra o racismo/racialismo estou a me referir a aqueles que lutam de verdade dia a dia com tenacidade, pessoas essas que não são atores/atrizes de papéis subalternos, modelos de corpo e opacos de mente ou participantes de programas de ''reality Show'' escolhidos para receberem o prêmio "Rio sem Preconceito" ou Troféu Raça Negra.

Agora irmãos basta esperar o transcorrer do tempo para ver no que essa investida dará. Um forte abraço a todos os irmãos que se solidarizam. Saudações!



Kassan 27/09/2011



Jovem africano e espancado até a morte.

Uma notícia de brutalidade escabrosa. Um jovem estudante africano e espancado até a morte após uma discussão em uma pizzaria na cidade de Cuiabá. O nome da vitima Tony Bernardo da Silva nascido em Guiné-Bissau e estudante do curso de Economia pela Universidade Federal de Mato Grosso foi barbaramente espancado sem direito a defesa por três homens. Testemunhas oculares afirmam que o motivo para tal barbárie ocorreu após Tony ter esbarrado acidentalmente em uma mulher que estava em companhia dos três homens, isso foi o suficiente para que Tony recebesse uma abordagem violenta por parte de um dos homens que em seguida já começou a agredi-lo. Se não bastasse estar sendo agredido por um motivo torpe, os outros dois homens também passaram a agredir o jovem africano. Submetidos a sévicias Tony Bernardo da Silva não resistiu aos ferimentos e veio a óbito ainda na própria pizzaria.

Os agressores assassinos do jovem africano são dois policiais militares Igor Marcel Mendes Montenegro, de 24 anos, e Wesley Fagundes Pereira, também de 24 anos é o empresário Sérgio Marcelo da Costa, de 27 anos foram detidos em flagrante pelo crime. Os militares foram conduzidos para o primeiro batalhão da PM em Mato Grosso. Já o empresário foi levado para um presídio da região em custodia.

Nota de Opinião.

Esse lamentável caso foi uma violência racista. Não se pode negar esse fato sobre circunstância alguma, apesar de alguns hipócritas o tentarem fazer. Um jovem negro e africano morto pelo ódio de três homens e, diga-se de passagem, dois deles policiais instruídos e treinados pelo Estado com a missão de “proteger” a sociedade. Mas que tipo de proteção esses dois assassinos cometeram a noite desse crime? O empresário provavelmente deve fazer o estilo “Pitt boy” arrogante e convencido por seu sucesso econômico, contente por suas posses materiais é seu status de “mauricinho” com certeza contará com um suporte de defesa de um advogado bem remunerado e influente. Esse advogado por sua vez solicitará um Habeas Corpus para o seu cliente que será acatado pela justiça, pois em situações como essas sempre existe uma brecha na interpretação da legislação que permite a soltura do indivíduo. Já os policiais militares praticadores do assassinato receberam o “carinho” corporativista de seus amigos de farda. Certamente sua prisão em um batalhão será como resort. Se por ocorrência uma pessoa branca de classe média e eventualmente morto, já e o suficiente para se levantar uma comoção histérica, mídia cobrindo a situação, programas policialesco na TV dando destaque ao caso, a família do morto cria campanhas pela “paz” enfim e feito todo um estardalhaço, mas quando se trata de morte de um negro isso apenas e visto como algo corriqueiro que não e o necessário para convulsionar nada além de uma minúscula notinha de roda pé em algum jornal. Isso faz lembrar um trecho de “Negro Drama”: ver pobre, preso ou morto já é cultural [...]. A saudosa intelectual Neusa Santos Souza já advertia a respeito da violência de caráter racial:


"A violência racista subtrai do sujeito a possibilidade de explorar e extrair do pensamento todo o infinito potencial de criatividade, beleza e prazer que ele é capaz de produzir. O pensamento do sujeito negro é um pensamento que se auto-restringe. Que delimita fronteiras mesquinhas à sua área de expansão e abrangência, em virtude do bloqueio imposto pela dor de refletir sobre a própria identidade"

Qual será o papel do Movimento Negro diante desse crime hediondo? Certamente se verá algumas manifestações via redes sociais clamando pela punição dos homicidas tudo nos marcos legisladores impostos Estado. Dessa forma vem a caduca alimentação na esperança que esses carrascos sejam energicamente sentenciados por esse velho Estado carcomido que só garante a hegemonia dos ricos sobre os pobres isso nem nos sonhos acontecerá. Apesar de possuir o maior contingente diaspórico africano no hemisfério ocidental, o movimento Pan-africanista não consegui se ramificar na mentalidade do Povo Negro aqui Brasil.

O Pan-africanismo continua a ser algo distante senão esquecido dos discursos da maioria das organizações negras. Isso muito se deve a relação de consequência do controle ideológico promovido pelos racistas sejam de direita sejam de esquerda em fazer o direcionamento do movimento negro no Brasil aos seus interesses. Isso resultou que houve um encaminhamento do movimento negro a aceitação de legitimidade do “Poder Branco” e sua irrestrita estrutura política sustentada através de um sistema de exploração do homem pelo homem. Ao invés da procura pela libertação completa e radical, opta-se pela integração subordinada a um projeto de nação que apenas promove os interesses das classes dominantes. Muito se diz admirar sobre o movimento Black Power feito pelos negros nos Estados Unidos, porém no Brasil o Black Power foi adaptado como um conceito de marca cultural de dança e vestimenta e não foi complementado pelo conteúdo revolucionário Anti-establishment que o Black Power originalmente nasceu possuindo. Essa submissão do movimento negro e tamanha que para não sair de sua linha cidadã-cívica, sequer e capaz de brandir pela AUTODEFESA! Impera um silêncio sepulcral a respeito de se efetivar uma mobilização de autodefesa, pois alguns elementos do M.N acreditam fielmente na doutrina de cidadania pregada pela constituição de 1988 no qual todos somos iguais perante a “lei”. Esses mesmos ingênuos ativistas crêem que as decisões dos Tribunais são por assim dizer éditos de Deus, que a polícia existem para velar pela lei a todos indivíduos da sociedade sem distinção de cor ou classe. Nenhuma org. do movimento negro fez da autodefesa uma bandeira a ser hasteada. Isso pode ser por covardia política mesmo, pelo temor que se isso for realizado o Estado logo ilegalizaria essa ação. Negros armados e conscientes fazendo frente e exigindo o cumprimento de direitos seria algo incompatível com a “democracia” brasileira.


Se defender a integridade física e psicológica da comunidade negra vier a infringir a legalidade estabelecida pelo regime de racismo institucional brasileiro assim que seja que haja militantes cientes e dispostos a isso. O que não se pode permitir mais é sucessíveis casos a onde negros covardemente são mortos e seus algozes em seguida desfrutem de sombra e água fresca como se nada tivessem feito.

Então deve ser valer a frase: NINGUÉM MATA UM DOS NOSSOS, E PERMANECE DE PÉ...



Kassan 25/09/2011